Capítulo 146: Os tanques de Charleroi são os verdadeiros tanques

Na Primeira Guerra Mundial, tornei-me um magnata: No início, salvei a França Asas de Aço, Cavalaria de Ferro 2074 palavras 2026-04-01 16:37:12

La Fère, a linha defensiva alemã testemunhava o início de mais uma tarde sombria.

O vento de outono, carregado de chuva gélida, açoitava o tenente-coronel Jürgen Halille, que apertava o casaco contra o corpo e continuava a avançar com dificuldade pela lama e pelas poças d'água.

Um grupo de soldados alemães esforçava-se por retirar a água acumulada com os seus capacetes de aço. Ao avistarem o coronel Halille, interromperam apressadamente o trabalho para prestar continência.

— Não parem, rapazes! — disse o coronel Halille com um semblante impassível. — Retirar a água é mais importante do que prestar-me continência. Isso pode custar-vos a vida, a mim não!

Os soldados riram.

Alguns roedores do tamanho de gatos passaram a correr por perto; com o passar do tempo, já haviam perdido totalmente o medo dos seres humanos. Às vezes, quando não havia tempo para recolher os cadáveres, encontravam-nos na manhã seguinte comidos e irreconhecíveis.

Contudo, o coronel Halille nada podia fazer contra eles.

— Prefiro enfrentar a ofensiva francesa a ter de lidar com estas criaturas! — murmurou ele.

— Ei! — gritou o coronel Halille para dois soldados que descansavam preguiçosamente sob a posição de uma metralhadora. — Se não quiserem levar com uma bala, tratem de reforçar esse parapeito! A chuva já quase o desmoronou!

Os soldados, exaustos, responderam prontamente e, atrapalhados, pegaram nas pás de engenharia para subir até à trincheira enlameada.

Depois de lhes dirigir mais alguns avisos, o coronel Halille entrou pela galeria de comunicação e, após caminhar um pouco para o interior, chegou ao quartel-general do segundo regimento de infantaria.

Completamente encharcado, o coronel abaixou-se para entrar. Não tinha a menor intenção de se sentar, pois recebia-o o receio de molhar o pouco que ainda restava seco, embora isso fosse apenas uma questão de tempo.

— Coronel! — Um oficial de estado-maior entregou-lhe cuidadosamente um documento, enquanto o coronel Halille se sacudia nervosamente junto à entrada.

Ao pegar no papel, o coronel percebeu que se tratava de um jornal.

— O que é isto? — perguntou ele, olhando para o subordinado com perplexidade.

O oficial respondeu:

— É um jornal trazido da França por um agente de informações. Ele achou que isto lhe podia ser útil, meu coronel!

Halille colocou o jornal de lado, despiu a capa de chuva e o capacete, enxugou as mãos e só então voltou a pegar na publicação, aproximando-se da luz ténue.

Basta-lhe uma rápida vista de olhos para erguer a cabeça, surpreendido, e encarar o oficial:

— Os tanques de Charles?

— Sim, coronel! — respondeu o oficial. — O nosso agente relata que, logo após proferir tais palavras, Charles percebeu que se descuidara. Abandonou o local visivelmente alarmado e, mais tarde, acabou por ser repreendido por Galliéni!

O coronel Halille assentiu com a cabeça, desviando novamente o olhar para o jornal. Após ler durante alguns instantes, soltou um riso abafado:

— Ele tem razão. Os tanques que nos têm atacado nestes dias sofrem exatamente desse problema. Andam às voltas à nossa frente como cegos, disparam sem ver os alvos, enquanto nós podemos destruí-los facilmente!

— O problema não é esse, meu coronel! — lembrou o oficial.

O coronel Halille deteve-se por um momento e, depois, assentiu pensativo:

— Tens razão, Wolf. Se Charles tem consciência disso, não cometerá o mesmo erro, logo...

O oficial continuou o raciocínio:

— Logo, o seu tanque terá forçosamente de possuir maior velocidade, tornando difícil que a nossa artilharia o atinja. É provável também que disponha de uma blindagem mais espessa, incapaz de ser perfurada sequer pelas nossas munições especiais K!

Halille emitiu um murmúrio:

— Isto significa que o tanque dele trará os franceses até junto de nós, disparando furiosamente as metralhadoras contra as nossas posições!

O oficial e os restantes oficiais presentes no quartel-general irromperam em gargalhadas ao ouvir estas palavras.

— Agora! — O coronel Halille ergueu o jornal na direção dos oficiais. — O que temos de ponderar é como combater este tipo de blindado: o tanque de Charles, um tanque a sério!

Após um breve silêncio, Wolf foi o primeiro a avançar com uma ideia:

— Embora devamos aumentar o nosso stock de munições K, parece-me que não devemos depositar demasiadas esperanças nelas!

— De acordo! — O coronel Halille fez um gesto no ar com o dedo para concordar. — Charles reforçará a espessura da blindagem frontal, e as nossas balas K poderão revelar-se incapazes de a penetrar. Os flancos talvez ofereçam uma oportunidade, mas quando conseguirmos avistar os flancos, a infantaria inimiga já estará bem diante de nós!

O coronel olhou para o escrivão:

— Regista isso, Knieger. Não podemos descurar nenhum pormenor!

O escrivão assentiu de imediato, anotando velozmente o ponto essencial no relatório.

— Resta-nos a artilharia! — continuou o oficial na sua análise. — Mas, se o tanque de Charles conjugar isso com maior velocidade...

O quartel-general mergulhou num silêncio profundo.

Desconheciam a velocidade exata daquelas máquinas e, como os alvos oscilavam em ritmo e dificilmente se deslocavam em linha reta, seria extremamente difícil destruí-los com recurso a tiros de artilharia tradicionais contra um movimento tão irregular.

Após refletir por momentos, o coronel Halille propôs:

— Talvez possamos aplicar um bombardeamento numa área mais vasta, ou recorrer a tiro por sectores fixos!

O tiro por sectores fixos era uma tática de artilharia equivalente ao que hoje se conhece como alvos pré-registados.

Consistia em fazer com que uma bateria ajustasse previamente os seus parâmetros através de disparos de ensaio antes do combate, garantindo que os projéteis caíssem numa zona bem conhecida à frente das linhas defensivas, mantendo tudo pronto a postos.

Quando a batalha começava e o inimigo entrava ou estava prestes a entrar nessa zona, bastava um grito ao telefone para que as peças disparassem de imediato, transformando a área num mar de fogo.

Evidentemente, este método eliminava todos os passos intermédios, encurtando drasticamente o tempo de resposta e elevando consideravelmente a precisão.

O inconveniente era que a bateria ficava permanentemente atrelada àquelas coordenadas, sem poder disparar para outros pontos, caso contrário o propósito perdia-se.

Consequentemente, exigir-se-ia um elevado número de baterias a aplicar esta regulação estática para conseguir cobrir toda a extensão da frente de batalha.

O coronel Halille murmurou para consigo:

— Vamos precisar de mais canhões e de uma imensidão de munições!

Alguém comentou, preocupado:

— Onde quer que seja, faltam peças de artilharia e faltam projéteis, meu coronel! Eles não nos vão dar o que pedimos!

O coronel Halille compreendeu perfeitamente o alcance das palavras do seu subordinado; contudo, se o general Waldeck se apercebesse de que os tanques de Charles iriam encabeçar a ofensiva na linha de La Fère, decerto faria questão de deslocar a artilharia necessária para o setor!