Capítulo Cento e Quarenta e Nove: A Armadilha do Preço

Na Primeira Guerra Mundial, tornei-me um magnata: No início, salvei a França Asas de Aço, Cavalaria de Ferro 2397 palavras 2026-04-01 16:37:14

Página (1/3)

Galliéni lançou um olhar para a lista de preços: uma granada de mão custava 2 francos, e dez mil unidades custavam apenas vinte mil francos. Sem pensar muito, ele assinou o documento.

Ele não percebeu que havia caído na armadilha de preços armada por Charles:

O custo de produção das granadas de madeira era muito baixo, e Saint-Étienne já possuía pólvora, carpintaria e linhas de moldagem prontas, de modo que montar uma fábrica de granadas era rápido e fácil.

Assim, o custo final de cada granada era de apenas 35 centavos, que normalmente seriam vendidos pelo dobro, 75 centavos, garantindo ainda um lucro de 100%.

Mas Charles sabia que Galliéni não tinha noção do valor das granadas, caso contrário ele não teria mencionado “dez mil unidades” tão casualmente.

O problema não era “dez mil unidades”, mas o consumo mensal, que chegava a milhões, até dezenas de milhões.

Se Galliéni soubesse disso, ele teria se sentado para avaliar cada centavo, tentando reduzir os custos aos poucos.

Porque, com números tão enormes, até mesmo um centavo a mais viraria uma soma colossal.

Por desconhecer isso, Galliéni pensou que dez mil granadas durariam um bom tempo para as tropas, com preço unitário de 2 francos, totalizando apenas vinte mil francos — um preço justo para um capitalista de princípios, sem necessidade de pechinchar, assinou de olhos fechados.

Charles sentia-se radiante: um lucro de 165 centavos, dividido com a fábrica de Saint-Étienne, resultava em 82,5 centavos para cada lado. Supondo um consumo de um milhão de unidades por mês na linha de frente... isso significava 825 mil francos de lucro mensal!

Isso quase equivalia à venda mensal de cem tanques “Mark I”.

Além disso, o consumo em combate poderia ser dez, quinze ou até dezenas de vezes maior!

Charles quase se assustou com os números, pensando se isso não era um pouco imoral.

Mas logo racionalizou: se o exército não lucrasse, o dinheiro acabaria nos bolsos daqueles capitalistas parasitas; ele estava fazendo um negócio honesto, vendendo itens que realmente serviam no campo de batalha! Diferente daqueles capitalistas que só acumulam riqueza e causam mortes!

Com esse pensamento, Charles ficou tranquilo e sem culpa.

Galliéni, por sua vez, nunca deu muita atenção às granadas. Ele devolveu o contrato assinado a Charles e perguntou: “Então, você é aliado de Saint-Étienne?”

“Pode-se dizer isso!” Charles levantou o contrato: “Eles têm muita experiência na produção de armas leves, com fábricas, trabalhadores e máquinas prontas. Eu não tenho nada disso! A cooperação é benéfica para ambos os lados e para o exército também!”

Galliéni acenou com a cabeça. Isso significava que o exército poderia obter rapidamente o que precisava, e, caso os combates se intensificassem, não haveria escassez de suprimentos.

Em seu íntimo, Galliéni elogiou Steed, um velho com visão aguçada: enquanto agarrasse essa tábua de salvação que era Charles, a fábrica de Saint-Étienne não só não enfraqueceria, como também poderia alcançar glórias maiores do que antes!

“Agora!” Galliéni apontou para o mapa ao lado: “Lafaux está sob sua responsabilidade. Faça o que for preciso, coloque seus planos em ação!”

Página (2/3)

“Sim, general!” Charles respondeu, fez uma saudação militar e dirigiu-se à sua mesa. Antes mesmo de chegar, já havia dado ordens ao tenente-coronel Fernand: “Envie as esquadrilhas de reconhecimento e caça, tenente-coronel!”

“Sim, senhor!” Fernand respondeu e imediatamente passou as ordens por telefone.

...

Clube de Aviação Carter.

O céu permanecia coberto por uma chuva fina e constante. Ao redor do clube, tudo estava deserto — sem moradias, sem suprimentos — mas nada disso impedia o entusiasmo dos jornalistas. Eles enfrentavam o frio, a chuva e a fome, esperando do lado de fora do clube, ocasionalmente mirando o céu com binóculos.

Para passar o tempo, conversavam entre si:

“Vocês acham que Charles vai enviar os aviões foguete?”

“Talvez, mas acho que não será muito eficaz.”

“Por quê?”

Os jornalistas com algum conhecimento militar ou informações privilegiadas explicavam:

“Porque é temporada de chuvas, os foguetes presos às asas ficam facilmente molhados, mesmo com proteção à prova d’água.”

“O problema maior é a baixa visibilidade. Os aviões foguete precisam de mergulhos precisos para bombardear o alvo, mas, com chuva forte, o piloto não consegue ver o alvo direito, nem o solo.”

“O resultado do mergulho pode ser um acidente fatal, caindo com o avião!”

Os jornalistas exclamavam surpresos: “Ah, agora entendi.”

Os repórteres militares sorriam satisfeitos, pois esses novatos jamais seriam tão precisos em suas reportagens, e mesmo que soubessem o básico, não importava.

Nesse momento, ouviu-se o ronco dos motores no aeroporto, e os jornalistas ficaram tensos, levantando binóculos e câmeras, prontos.

Logo, aviões decolaram um após o outro, como um enxame, formando esquadrilhas no céu.

Os jornalistas vibraram, mas logo começaram a gritar aflitos:

“Que modelo é esse? Avro? Quantos são?”

“Tem foguete? Alguém viu foguete?”

Página (3/3)

“Não, são caças, vi as metralhadoras na frente!”

“Também há aviões de reconhecimento, os ‘Godron’ e os ‘Pigeon’.”

...

O primeiro grupo a decolar era uma esquadrilha de seis caças Avro, acompanhada por dois esquadrões de reconhecimento, os “Godron” e os “Pigeon”.

Normalmente, Charles não enviaria juntos esquadrões de caça e reconhecimento, especialmente os “Pigeon”.

Isso porque os alemães também usavam muitos aviões “Pigeon”, e em dias de chuva os caças tinham dificuldade em distinguir se os “Pigeon” avistados eram aliados ou inimigos.

Essa era uma forma de identificar amigos e inimigos, além de aumentar a eficiência dos caças.

Mas, até agora, parecia não haver muita necessidade para isso.

Carter havia informado Charles sobre a situação: “Tenente, enquanto houver um Avro no céu, os alemães não se atrevem a decolar! Já faz um bom tempo que estamos sem ação!”

Portanto, a decolagem dos caças era apenas uma formalidade; durante esse período, o céu pertencia à França, até que os alemães descobrissem o segredo do “coordenador de disparo das metralhadoras”.

...

Os defensores alemães em Lafaux ficaram imediatamente apreensivos.

“Inimigos no céu!” o sentinela no alto gritou, apontando para o céu com um binóculo.

Halil saiu da central de comando e, ao olhar, realmente avistou as silhuetas vagas de alguns Avro no ar.

“Ordem para a artilharia se camuflar!” Halil gritou para o pessoal na central: “Nada de fogo sem ordem!”

“Sim, senhor!” o radiotelegrafista transmitiu a ordem imediatamente.

Halil voltou a olhar para o céu, com um ar confiante: Charles ainda pretende bombardear a artilharia com aviões? Então, desta vez, com certeza vai se decepcionar!

(Fim do capítulo)

Página (3/3)