Capítulo cento e vinte e seis: Eu apenas comandei aquela batalha

Na Primeira Guerra Mundial, tornei-me um magnata: No início, salvei a França Asas de Aço, Cavalaria de Ferro 2133 palavras 2026-04-01 16:36:46

A chuva em Ypres continuava a cair incessante, mas os combates haviam cessado por ora. As perdas alemãs foram consideráveis: mais de dez mil baixas em apenas dois dias de ofensiva, enquanto as perdas belgas foram insignificantes. Mais importante ainda, formou-se um consenso entre os alemães, incluindo o General Kros, de que eles não conseguiriam derrotar o inimigo à sua frente, apesar de ainda manterem uma força superior.

Por isso, o General Kros resistia à pressão do Chefe do Estado-Maior, Falkenhayn, recusando-se repetidamente a organizar novos ataques. Em um telegrama enviado a Falkenhayn, ele afirmou: "Se o inimigo mantiver a superioridade aérea, nossa chamada ofensiva nada mais será do que enviar soldados para a linha de frente como alvos. Eu me recuso a fazer isso!"

Pouco depois, os reforços franceses chegaram, o que apenas fortaleceu a determinação de Kros em abandonar a ofensiva. O General Foch assumiu o comando em Ypres. Todos esperavam que, com a chegada de Foch, ele lançasse um ataque imediato, dado que militares e civis já estavam acostumados ao seu estilo de combate. No entanto, para surpresa de todos, ele não o fez.

Foch enviou as tropas francesas em turnos para substituir os soldados belgas e estabeleceu um sistema de rodízio na linha de frente. Depois disso, nada mais mudou; todas as posições estratégicas permaneceram como antes, e a artilharia continuou posicionada a cinco quilômetros atrás da linha de defesa, sem ter movido um único centímetro. Muitos, incluindo o Rei Alberto I, especulavam que o planejamento de Charles era tão perfeito que qualquer alteração feita por Foch seria um erro.

"Portanto, ele prefere deixar que os outros especulem, mesmo que essa especulação também não seja vantajosa para ele!"

Charles não pensava tanto nisso; ele aproveitava seus dois dias de folga. Às vezes, ele se perguntava o que aconteceria se sua licença chegasse no meio de uma batalha. Teria de abandonar o campo de batalha e o Primeiro Grupo Aéreo para ir para casa?

Charles tomou café da manhã em casa. Comparado à comida do refeitório dos oficiais, ele preferia a torta de maçã de Camille. Na verdade, o mais importante era que, se comesse no refeitório, ao chegar em casa, Camille o obrigaria a comer ainda mais. Enquanto Charles mordia a torta crocante, perfumada e ainda quente, acompanhada de leite, o jornal "Le Petit Journal" foi gentilmente entregue pelos vizinhos.

"Desta vez é Ypres, Sra. Bernard!", exclamou a vizinha. "Charles venceu mais uma bela batalha!"

Camille lançou um olhar severo a Charles, correu para a porta para pegar o jornal e, após dar uma olhada, balançou-o na direção de Charles com um olhar de incredulidade e raiva: "Eles te mandaram para a linha de frente de novo?"

"Não, mamãe!", explicou Charles. "Eu estive em Paris o tempo todo. Apenas comandei a batalha por telefone e telégrafo!"

Ao ouvir isso, Camille suspirou aliviada. Ela só se importava se Charles tinha ido para a linha de frente; não entendia nem precisava entender o restante.

"Comandou?", Dejorka pegou o jornal da mão de Camille, surpreso, e enquanto comia, começou a ler. Logo, parou o que estava fazendo e olhou para Charles, parecendo não acreditar: "Você quer dizer que a Batalha de Ypres foi comandada por você?"

"Em parte!", corrigiu Charles.

As decisões sobre o posicionamento da artilharia foram tomadas por ele. Por exemplo, onde a artilharia deveria ser posicionada e quando deveria disparar. Outros aspectos, como logística e suprimentos, foram organizados pelo General Gallieni.

Dejorka engoliu em seco com dificuldade. Nos últimos dias, ele tinha ouvido rumores de que o exército francês havia instalado metralhadoras em aviões e obtido uma grande vitória em Ypres, e que os alemães, apesar de concentrarem forças várias vezes maiores, não ousavam atacar. Na época, Dejorka suspeitava que isso tivesse algo a ver com Charles, mas não imaginava que fosse verdade.

"Espero que você não tenha feito isso apenas para vender tratores!", Dejorka riu.

Charles assentiu: "Tem, sim, um pouco a ver com a venda de tratores!"

Ambos trocaram sorrisos. A atenção das outras pessoas estava voltada para os aviões, para as posições ou para o poder destrutivo da artilharia que causou mais de dez mil baixas no inimigo. Quase ninguém percebeu que quatro regimentos de artilharia, totalizando 152 peças, foram rebocados para o lamaçal de Ypres por tratores. Além disso, mais de trezentos tratores circulavam entre o campo de batalha e a estação ferroviária, transportando munições e suprimentos, e trazendo os feridos da frente de batalha.

Gallieni comprou inicialmente 500 unidades do "Holt 60" de Charles e, pouco depois, adquiriu mais 500, ao preço unitário de 2.500 francos. Somente com esses dois lotes, Charles recuperou 2,5 milhões de francos.

Vale lembrar que Charles comprou esse lote de "Holt 60" de Francis pelo preço baixo de 900 francos, revendendo-o com um lucro de 1.600 francos por unidade — um lucro exorbitante. E isso não era tudo; Charles ainda tinha 800 unidades do "Holt 60" em mãos e, com a chegada da estação chuvosa, era quase certo que o exército aumentaria as compras, o que lhes permitiria lucrar ainda mais. Sem contar outros ganhos, Charles duplicou sua fortuna apenas com esse negócio.

Camille não sabia sobre os tratores e perguntou confusa: "Que tratores?"

"Nada não!", respondeu Dejorka. "Estávamos falando sobre os negócios da fábrica de tratores!"

Dejorka lançou um olhar a Charles; ele queria que Camille entendesse mal, pois acreditava que tudo o que estivesse relacionado a Francis não precisava chegar aos ouvidos de Camille.

Francis, em sua mansão, estava sentado sozinho no sofá, fumando seu cachimbo. Seu semblante estava mais escuro do que o tabaco queimando no cachimbo. Ele percebeu que provavelmente tinha sido enganado. Ouviu dizer que o exército havia comprado um grande número de "Holt 60" para usar no campo de batalha, mas não recebeu nenhum pedido do exército.

A única explicação lógica: aquele lote de "Holt 60" que o exército obteve era o mesmo que ele havia vendido a Vartan pouco tempo antes, ou seja, seu próprio estoque!

Aristocrata argelino? Enviado para a Argélia para plantio? Tudo mentira. Ele claramente revendeu para o exército e lucrou uma fortuna! E Grévy e Armand, que estavam no Parlamento, por que não lhe deram nenhum aviso ou pista? Será que... foram eles que armaram tudo isso?