Capítulo 133: Preferiria não saber a verdade
— Então, o que o senhor sugere que eu faça, General? — retrucou Charles. — Eu também não desejo ver meus tanques fracassarem, mas a realidade é que não há qualquer esperança de vitória para eles!
Gallieni hesitou, percebendo imediatamente que aquilo não era culpa de Charles, nem algo que estivesse sob seu controle. Ainda assim, o general sentia que não podia permanecer de braços cruzados:
— Você deve tentar impedi-los!
— Como? — perguntou Charles em voz baixa, acrescentando logo em seguida: — Se eles confiassem em mim, os outros dois modelos de tanques sequer teriam surgido. Produziram esses modelos justamente para me derrotar, e o senhor espera que eu os convença a confiar em mim e a abandonar tais projetos?
Gallieni ficou sem resposta. Charles dizia a verdade; tentar fazer com que adversários desistissem de suas pesquisas e da competição apenas com palavras era impossível. Tal atitude seria vista apenas como um "interesse oculto" e motivo de escárnio.
Franzindo a testa, o general caminhou de um lado para o outro pelo aposento até parar subitamente e dizer:
— Conte-me quais são os problemas dos tanques deles. Eu mesmo farei pressão sobre eles!
Charles balançou a cabeça:
— É inútil, General! Eles já o consideram do meu lado. Qualquer palavra sua será vista, aos olhos deles, como tendo um "interesse oculto" também!
— Precisamos tentar! — insistiu Gallieni. — Isso envolve o resultado de uma campanha e um número incalculável de baixas entre os soldados.
Charles só pôde responder:
— Não conheço os dados técnicos dos tanques deles, não tenho como saber quais são as falhas específicas...
Não era verdade. Charles não precisava de dados para saber as fraquezas dos tanques rivais, mas tratava-se de informações do futuro, algo que, naturalmente, ele não podia revelar.
— Diga o que você sabe! — interrompeu Gallieni.
— A artilharia, General! — respondeu Charles. — Colocar peças de artilharia em tanques não é tão simples quanto parece. Peso, precisão, exaustão de gases... todos esses problemas não foram resolvidos, o que resultará em uma série de falhas fatais.
Décadas mais tarde, na Segunda Guerra Mundial, o tanque alemão "Panzer I" ainda possuía apenas duas metralhadoras. Com um motor de 100 cavalos, os engenheiros mal ousavam colocar dois homens e duas metralhadoras em uma estrutura de 5,4 toneladas. Em contrapartida, o Saint-Chamond, com um motor de apenas 90 cavalos, tinha a audácia de carregar um canhão de 75 mm e quatro metralhadoras, exigindo uma tripulação de nove homens e atingindo o peso surpreendente de 27 toneladas.
Gallieni pensou sobre o assunto e concluiu que fazia sentido. Se fosse tão fácil montar artilharia em um tanque, por que Charles não o teria feito? Seria Charles um tolo? Ele pareceu compreender o cerne da questão: os outros estavam dando passos largos demais, buscando dados superficiais e um armamento poderoso, mas negligenciando o desempenho geral. Embora o tanque de Charles não possuísse artilharia, era justamente por isso que ele era racional, correto e capaz de ser empregado em combate real.
Isso era inquestionável; Charles sabia disso, e o fato de ter obtido tantas vitórias gloriosas no campo de batalha era a prova cabal.
Gallieni suspirou e sentou-se novamente. Ele compreendia a dificuldade de Charles. Era a ganância dos capitalistas.
***
CA-1: 61 cavalos, um canhão de 75 mm de cano curto, duas metralhadoras, tripulação de 6 homens, peso total de 14 toneladas e velocidade de 5 km/h.
Se não fosse pelo alerta de Charles, Gallieni, como qualquer outro, desejaria que esses tanques tivessem o máximo de armamento possível. Agora, porém, ele sabia que havia algo fundamentalmente errado.
No entanto, todos pareciam ter enlouquecido. Até mesmo os soldados que participavam dos testes acreditavam que precisavam daqueles tanques, convencidos de que tais máquinas os protegeriam e trariam a vitória. Na Câmara dos Deputados, os parlamentares discutiam furiosamente, divididos em facções que se atacavam, esgrimindo dados e análises comparativas.
Gallieni apenas exclamava internamente: "Deus, são mais de treze milhões de francos! Gastar tanto dinheiro em uma pilha de máquinas que fracassarão e levarão soldados à morte é pura loucura!" Mas ele só podia assistir a tudo aquilo acontecer, impotente. Naquele momento, ele quase desejou que Charles nunca lhe tivesse contado a verdade.
***
Em contraste absoluto com a frustração de Gallieni, o Solar de Bradley estava em festa. Taças de champanhe dourado tilintavam em celebrações alegres. Armand ergueu seu copo, entusiasmado:
— Um brinde ao Coronel Estienne! E aos seus tanques!
Os outros o acompanharam:
— Ao Coronel Estienne!
Para a ala conservadora, não havia arrependimentos. Conseguir uma encomenda sob o nariz da Schneider já era uma vitória sem precedentes; habitualmente, esses contratos nunca os alcançavam, e eles apenas assistiam aos pedidos voarem para os bolsos da esquerda.
Não se tratava apenas de dinheiro, mas da ascensão da direita, de seu poder de controle e influência sobre as forças armadas.
O Coronel Estienne, contudo, não estava satisfeito. Ele reclamou:
— O "Saint-Chamond" não é um tanque. No máximo, é uma bateria de artilharia, e ainda assim é vendido mais caro que o nosso!
Os outros apenas concordaram com falsos elogios ou sorrisos complacentes.
— Como um tanque, ele deveria ser capaz de romper as linhas inimigas! — continuou Estienne. — Ele deveria, no mínimo, ser capaz de cortar arame farpado, cruzar trincheiras com o apoio da infantaria e liderar o avanço para romper a defesa e flanquear o inimigo. O "Saint-Chamond" não consegue fazer nada disso!
Todos acenaram positivamente, mas ninguém se atreveu a opinar; eles sequer compreendiam do que Estienne falava.
O Coronel Estienne, sem saída, voltou-se para Francis:
— Senhor, qual é a sua opinião?
— Estamos falando da Schneider, Coronel! — respondeu Francis. — O senhor deveria sentir orgulho disso!
Grevy acrescentou:
— O Saint-Chamond possui um sistema de propulsão elétrica capaz de mover aquele monstro de vinte toneladas a 8,5 quilômetros por hora, enquanto o nosso, embora mais leve, chega a apenas 5 quilômetros por hora. É uma superioridade inegável!
— Não desanime, Coronel! — Grevy ergueu seu copo em direção a Estienne. — Um dia, nós o superaremos!
Todos concordaram com entusiasmo. O Coronel Estienne ergueu o copo em resposta, mas não conseguiu esconder sua decepção. Ele desejava discutir como os tanques deveriam combater no campo de batalha e qual papel desempenhariam no exército. Mas aquelas pessoas só falavam de dinheiro e interesses, demonstrando admiração e inveja por um design obviamente falho como o do "Saint-Chamond".
Eles não entendiam o que era um tanque. Não eram o seu tipo de gente, e jamais haveria uma linguagem comum entre eles.