Capítulo Cento e Quarenta e Oito: O Comando

Na Primeira Guerra Mundial, tornei-me um magnata: No início, salvei a França Asas de Aço, Cavalaria de Ferro 2089 palavras 2026-04-01 16:37:13

Permitir que Charles utilizasse o “Saint-Chamond” em combate era uma manobra astuta de duplo propósito:

Se Charles vencesse, provaria que o problema não estava no tanque “Saint-Chamond”, mas sim em quem o operava.

Se Charles perdesse, o mito da invencibilidade de Charles desmoronaria de vez.

Galliéni, naturalmente, conhecia as intenções de James. Ele respondeu com calma, sem uma pitada de ironia, até com seriedade e respeito: “Senhor, por favor, acredite: se o ‘Saint-Chamond’ pudesse avançar até as trincheiras inimigas e fornecer a cobertura necessária aos nossos soldados, eu certamente recomendaria que Charles o fizesse!”

A sala de reuniões explodiu em risadas, e James, vermelho de vergonha, voltou a sentar-se.

O recado de Galliéni era claro: não conseguir levar o tanque até as trincheiras, diante do equipamento inimigo, equivalia a não ter tanque algum. A vitória de Charles não dependia do “Saint-Chamond”!

Outros deputados se sucederam em perguntas a Galliéni, que manteve sua compostura e respondeu com palavras afiadas.

Galliéni estava confiante; a realidade era que o CA-1 e o “Saint-Chamond” haviam sido derrotados em batalha, assim como o Char B1, que, até então, já haviam tentado quatro ataques sem sucesso, perdendo mais de duzentos tanques e mais de cinco mil soldados.

Era algo incomum, já que o tanque CA-1 fora desenvolvido com o apoio deles, e a participação de Charles no campo de batalha estava diretamente ligada aos interesses da ala direita.

No entanto, eles se mantinham estranhamente passivos, como se nada daquilo lhes dissesse respeito.

Grévy, do início ao fim, mantinha um sorriso no rosto, sequer olhando para Galliéni no palco, apenas lançando olhares ocasionais aos deputados na sala.

Aqueles tolos não percebiam que não poderiam impedir Charles de lutar essa batalha, pois era o desejo de todos.

Se conseguissem usar seu poder para impedir Charles e seus tanques, no dia seguinte a Câmara dos Deputados seria cercada por multidões enfurecidas, talvez até por uma onda massiva de greves, com as pessoas gritando:

“Sabemos que Charles pode vencer, por que não deixá-lo comandar?”

“Nossos tanques falharam, mas os tanques de Charles estão prontos, por que não testá-los no campo de batalha?”

“Precisamos de Charles; vocês, capitalistas, estão impedindo a França de vencer por interesse próprio! Vocês são criminosos, vampiros!”

...

Era senso comum: se alguém fracassou repetidas vezes e não conseguiu dar a volta por cima, era hora de trocar o comandante, especialmente se esse comandante fosse Charles.

Se não trocassem, mesmo os tolos entenderiam o motivo, e nenhuma lavagem cerebral da mídia adiantaria.

Grévy não faria essa tolice; ele apenas pensava:

“Se Charles comandasse seus tanques e também fosse derrotado, incapaz de romper a linha de defesa alemã, então o CA-1 não teria mais problemas, certo?”

Seu olhar se voltou para James, preocupado e cochichando com um colega, murmurando: “Você deveria me agradecer, idiota!”

...

Os eventos se desenrolaram exatamente como Grévy previa: a Câmara dos Deputados não conseguiu impedir Galliéni, que assumiu com sucesso o comando do campo de batalha de La Fère.

Quando a notícia se espalhou, toda a França entrou em ebulição; as pessoas foram às ruas em alta voz, comemorando como se La Fère já tivesse sido reconquistada.

Diante do comando da defesa da cidade, uma multidão se reuniu, gritando:

“Viva a França!”

“Apoiamos você, Charles!”

Logo, organizaram-se espontaneamente grupos de voluntários para transportar munições, socorrer os feridos, e muitos iniciaram campanhas para arrecadar fundos, fornecer suprimentos extras e bônus para as tropas de Charles.

“Charles é nosso orgulho; fico feliz por ele!”

“Ele certamente terá sucesso, nós acreditamos!”

...

Camille ficou apavorada, correndo para fora da casa enquanto preparava o jantar, perguntando: “Eles... eles mandaram Charles para o campo de batalha de novo?”

“Fique tranquila, Charles ainda está comandando em Paris, assim como na Batalha de Ypres.”

“Eles não vão realmente mandar Charles para a frente, afinal, o garoto talvez nem saiba usar um revólver!”

Os vizinhos riram, mas logo alguém acrescentou: “Mas isso não o impede de derrotar milhares de alemães!”

Todos concordaram com a cabeça.

Camille ficou um pouco mais tranquila ao ouvir isso, embora ainda desejasse que Charles voltasse logo para casa; só assim poderia ficar realmente em paz.

“Se fosse possível, eles deveriam deixar Charles comandar de casa!” murmurou Camille para si mesma. “De qualquer forma, não faria diferença!”

...

No comando da defesa da cidade, após uma ligação telefônica, Galliéni e Char B1 receberam oficialmente o comando de La Fère.

Ele se aproximou da mesa, olhando para Charles, que pensava diante do mapa, e disse: “Está pronto? A área é apenas um décimo da de Ypres, com um efetivo de apenas sete ou oito mil soldados; não deve ser difícil para você, certo?”

Era a primeira vez que Charles ouvia uma avaliação da dificuldade da campanha daquela maneira; respondeu: “General, você deveria perguntar ao comandante supremo da França e ver como ele responderia!”

Galliéni riu: “Ele já está bastante descontente comigo, nem preciso perguntar para saber!”

Isto era inquestionável: repetidamente provado medíocre e incompetente, ainda ostentava os títulos de “herói” e “comandante supremo”; ninguém suportava tamanha humilhação.

“Ah, sim!” Charles apressou-se até sua mesa, pegou um documento e voltou, entregando-o a Galliéni: “Isso precisa da sua assinatura, general!”

“O que é isso?” Galliéni pegou o papel, colocou os óculos.

“Granada de mão!” respondeu Charles. “Como disse antes, eu a produzi!”

“Tão rápido assim?” Galliéni inclinou a cabeça, surpreso.

Ele entendeu rapidamente e percebeu por que Stied havia se posicionado a seu favor durante o interrogatório na Câmara dos Deputados.

Tudo era uma questão de interesses!

(Fim do capítulo)