Capítulo 131: Irmãos separados há muito tempo
A negociação transcorreu sem problemas. Steed lançou apenas um olhar rápido sobre o esboço e as instruções técnicas e, imediatamente, com o rosto radiante, apresentou duas opções:
— Um milhão de francos pelos direitos industriais, ou uma parceria na qual lhe darei 50% dos lucros!
Djorka ficou atônito com condições tão generosas. Ele não imaginava que aquele objeto, aparentemente insignificante, valesse um milhão de francos. Afinal, os direitos industriais do tanque haviam sido vendidos por apenas 990 mil. Aquele pequeno item era, portanto, mais valioso que a própria máquina de guerra!
Ao ver a hesitação de Djorka, Steed acrescentou:
— Esta é a oferta inicial, Sr. Djorka. Se não estiver satisfeito, podemos discutir mais!
Djorka sentiu um leve tontura. Aquilo era apenas a oferta inicial?
Bonnet, que estava ao lado, também parecia confuso. Negócios não costumavam ser conduzidos daquela maneira. Steed era um veterano no ramo; por que, então, teria agido de forma tão atípica, revelando suas cartas logo de início por causa de uma bugiganga daquelas?
O que Bonnet não sabia era que Steed não via apenas o valor da "granada", mas desejava, acima de tudo, estabelecer uma conexão com Charles através daquele vínculo.
Ele repetia para si mesmo, mentalmente: "Aceitem a parceria, por favor. A riqueza que isso pode gerar será muito maior do que a simples venda dos direitos!"
Se dependesse apenas de sua própria vontade, Djorka teria vendido os direitos industriais sem hesitar. No entanto, ele sabia que o objetivo de Charles era formar uma aliança com Steed, por isso assentiu e respondeu:
— Não, Sr. Steed. Não precisamos discutir o preço, pois escolherei a parceria de produção!
— Magnífico! — Steed soltou uma gargalhada e, tomado pela emoção, chegou a abraçar Djorka. — Uma escolha sábia, Sr. Djorka! Se houver oportunidade, ficarei feliz em convidá-lo, junto com Charles, para visitar minha fábrica de armas. Vocês poderão até participar da gestão. Somos parceiros, não somos? Somos parceiros!
Dizendo isso, Steed deu tapinhas afetuosos no ombro de Djorka, como se ele fosse um irmão há muito perdido que acabara de reencontrar.
...
O resultado era exatamente o que Charles esperava.
Charles já havia considerado a aliança há tempos. Sua influência individual era frágil demais e, devido às rígidas normas militares, ele era incapaz de construir uma base própria dentro do exército; a aliança era, portanto, a única saída.
Ele repassou em sua mente os capitalistas que conhecia:
A direita política estava fora de questão; eles se opunham à industrialização, o que entrava em conflito com sua mente voltada a invenções e, inevitavelmente, levaria a confrontos.
O monopólio do aço e a família Wintall? Pareciam estar em um nível diferente do seu.
Os estaleiros de Brest? Com a Grã-Bretanha como aliada nos mares, a frota naval francesa não tinha grandes necessidades, e praticamente não havia crises a enfrentar.
Restavam apenas Schneider, que fabricava artilharia, e Saint-Étienne, que produzia armas leves.
Schneider tinha mais força e um futuro promissor; Charles poderia explorar o campo dos canhões para tanques e, futuramente, até ajudar Schneider a desenvolver projéteis perfurantes. Contudo, antes mesmo que Charles pudesse agir, Schneider tornara-se, subitamente, seu concorrente.
Sobrou apenas Steed, da Saint-Étienne.
Então, Charles percebeu que aquilo era como abrir um baú de tesouros; muitas armas leves estavam apenas esperando por ele para serem inventadas. A barreira técnica para tais armas não era alta, e o próprio Charles poderia produzi-las. Porém, por envolverem pólvora, criar tudo do zero seria muito trabalhoso. Delegar a produção à fábrica de Saint-Étienne era, claramente, uma escolha excelente.
E, como a fábrica de Steed estava em sérias dificuldades, seria ela mesma!
Bastaria um pequeno estímulo, uma pequena invenção, para que ele viesse voando como uma mosca... ou melhor, como uma abelha. Definitivamente, uma abelha, zumbindo ao redor!
Portanto, quando Djorka enviou o recado de que optara pela parceria com Saint-Étienne, Charles não ficou nem um pouco surpreso. Tudo seguia o curso que ele planejara.
...
O céu escurecia e as luzes da cidade começavam a brilhar.
Normalmente, a essa hora, o pessoal do comando estaria ocupado sob a luz das lâmpadas, organizando documentos e relatórios, ou até trabalhando a noite toda, já que o campo de batalha não espera. Contudo, como o front estava estagnado, apenas alguns oficiais de plantão permaneceram; os demais foram dispensados para descansar.
Charles estava prestes a voltar ao seu alojamento quando foi interceptado pelo Tenente-Coronel Fernand.
— Ei, Tenente, não vai descansar um pouco? — perguntou o Tenente-Coronel.
Charles olhou para a porta de seu quarto, confuso; ele não estava justamente indo descansar?
Fernand sorriu e o convidou:
— Vamos, é hora de relaxar um pouco!
Ao chegar ao destino, Charles descobriu que o "relaxar" de Fernand significava o clube dos oficiais. Ele sentiu um certo desapontamento. Aquilo era o que chamavam de "relaxar"?
O clube estava na penumbra, envolto em fumaça. No palco, um piano tocava, de forma intermitente, um jazz recém-surgido. O Tenente-Coronel Fernand pediu duas doses de absinto verde e, com um gesto generoso, disse:
— Beba o quanto quiser, hoje é por minha conta!
Charles sabia que aquilo exigia coragem. O absinto era caro e difícil de encontrar; muitos países já haviam proibido sua venda devido às lendas de que causava alucinações. Embora a França ainda não tivesse proibido, as restrições aos fabricantes tornaram a bebida escassa e o preço disparou. Diziam que apenas os muito ricos podiam ter uma garrafa inteira guardada.
(Nota: A França proibiu a venda de absinto em 1915).
Charles pensou que Fernand certamente sabia que ele não aguentaria beber muito, por isso tamanha generosidade.
Era a primeira vez que Charles tentava beber. Ele olhou para o líquido verde no copo e, naturalmente, imaginou que fosse uma bebida levemente adocicada. Sem preparo, tomou um gole e, subitamente, engasgou-se, começando a tossir violentamente.
Risadas soaram de alguns oficiais próximos, como se estivessem zombando do novato.
Atrás do balcão, uma garçonete de aparência doce, manuseando a coqueteleira com destreza, olhou para Charles com interesse e depois virou-se para Fernand:
— Tenente-Coronel, seu novo ordenança?
— Quem? Ele? — Fernand percebeu que a garçonete se referia a Charles e balançou a cabeça rapidamente, explicando: — Não, não, você entendeu errado, Lúcia. Eu é que sou o ordenança dele!
A garçonete, chamada Lúcia, sorriu de forma cúmplice, achando que o Tenente-Coronel estava apenas brincando.
Fernand aproximou-se do ouvido de Charles e disse:
— Você vai se acostumar, Tenente. Relaxar aqui depois de um dia cansativo é uma ótima escolha. Isso vai lhe garantir uma boa noite de sono!
Dizendo isso, ele ergueu o copo para Charles:
— Não precisa agradecer, é o que eu deveria fazer!
Charles, recuperando o fôlego, pensou que o Tenente-Coronel talvez tivesse esquecido de dois detalhes:
Primeiro, Charles ainda não era maior de idade, portanto, não era muito apropriado que bebesse.
Segundo, Charles tinha um dia de folga a cada dois dias; o "dia cansativo" mencionado por Fernand simplesmente não existia para ele.
Se fosse necessário, Charles poderia dormir o dia inteiro em casa!