Capítulo 122: Quem resistirá até o fim
Após uma noite silenciosa, Ypres despertou para mais uma manhã gélida. O sol mal surgira e já fora engolido por densas nuvens cinzentas, que pareciam decididas a sufocar a luz e mergulhar o mundo novamente nas trevas. Do céu caíam fios prateados, algo entre chuva e névoa, que faziam os soldados belgas, postados nas trincheiras e abrigos, tremerem incontrolavelmente. Seus uniformes estavam encharcados, mas, por medo de revelar suas posições e atrair o fogo inimigo, não ousavam acender fogueiras para se secarem, restando-lhes apenas suportar o frio. Alguns estavam com o rosto pálido, outros tossiam sem parar, e não faltavam os que padeciam de febre.
Os soldados não puderam evitar as queixas:
— Quando chegarão os reforços? Eles não deveriam ter chegado ontem à noite?
— Muitos de nós mal conseguem segurar o fuzil!
— Esperem um pouco mais. Não vai demorar. Dizem que é Charles quem está comandando o reforço!
Naquelas trincheiras geladas e sem vida, Charles era sempre uma promessa de esperança e um fiapo de calor; afinal, para os belgas, ele era quase um símbolo da vitória. No entanto, no comando, o rei Alberto I exibia um semblante pálido, e nem mesmo a reserva aristocrática conseguia ocultar a decepção em seu olhar.
— Enchentes? Os reforços foram bloqueados por inundações? — perguntou Alberto I, incrédulo.
— Sim — respondeu o general Charles, resignado. — Como sabe, as fortes chuvas dos últimos dois dias destruíram pontes e fizeram os rios transbordar, obrigando os reforços a tomarem um caminho muito mais longo.
— Quanto tempo levará?
— Sete a oito horas — o general Charles entregou um telegrama. — O general Gallieni diz não ter certeza, mas, felizmente, os quatro regimentos de artilharia já chegaram e estão posicionados a cerca de cinco quilômetros atrás de nossa linha de defesa.
— Cinco quilômetros atrás? — Alberto I franziu a testa, confuso.
Embora não fosse um especialista militar, ele sabia que os franceses costumavam posicionar sua artilharia a apenas um quilômetro da linha de frente. Acreditavam que apenas assim poderiam oferecer cobertura eficaz à infantaria e aproveitar a cadência de tiro dos canhões de 75 mm para romper as defesas inimigas. (Nota: Como o exército francês priorizava a ofensiva, o apoio da artilharia seguia o conceito de ataque, bombardeando as defesas inimigas enquanto a infantaria avançava).
Contudo, Alberto I não depositava esperanças naqueles canhões. Não apenas devido à precariedade do abastecimento em Ypres, mas porque sabia que a artilharia inimiga tinha um alcance muito superior à dos canhões de campanha franceses. Os obuses alemães de 105 mm alcançavam doze quilômetros, enquanto os canhões franceses de 75 mm chegavam a apenas oito. Aquela diferença de quatro quilômetros era suficiente para que os alemães, tal como fizeram em Antuérpia, destruíssem os regimentos de artilharia franceses um a um, de fora do alcance de tiro.
O general Charles, percebendo a preocupação de Alberto I, acrescentou:
— Majestade, este é o plano de Charles. O general Gallieni pede que confie nele e no exército francês. Além disso, se for inevitável abrir as comportas, por favor, entre em contato com ele.
Ao ouvir isso, Alberto I relaxou um pouco:
— Então, continuemos a aguardar os reforços.
— E os soldados? — indagou o general Charles. — Devemos dizer a verdade?
— Não — Alberto I balançou a cabeça. — Diga-lhes que os reforços já chegaram e estão com a artilharia, preparando-se e adaptando-se ao terreno.
— Sim, Majestade — respondeu o general Charles, embora soubesse que aquela mentira seria facilmente desmascarada, a menos que a artilharia francesa mantivesse uma versão única.
Pouco depois, o general alemão Kross recebeu informações sobre o exército belga — informações verídicas.
— O inimigo só recebeu uma divisão de infantaria britânica e quatro regimentos de artilharia franceses? — Kross estava surpreso.
— Sim, General — respondeu o oficial de estado-maior. — Os reforços franceses foram retidos pelas inundações; apenas os quatro regimentos de artilharia chegaram a tempo. Dizem que trouxeram pouca munição, por isso posicionaram a artilharia a cinco quilômetros da linha de frente.
O general Kross exultou. Ele temia ter perdido a esperança de conquistar Ypres, mas agora o destino lhe oferecia uma oportunidade perfeita: os reforços inimigos não haviam chegado, enquanto uma força bávara de 36 mil homens havia se juntado às tropas alemãs. (Nota: entre esses 36 mil estava um aspirante a artista reprovado, servindo no 1º Batalhão do 16º Regimento de Infantaria da Baviera). Embora fossem, em sua maioria, estudantes e jovens inexperientes, possuíam um moral inabalável, ideais para o avanço frontal, servindo para esgotar a munição escassa do inimigo.
— Preparem-se para o combate! — Kross ordenou, sem conter a euforia. — Digam aos soldados que não recuem sob hipótese alguma. Avancem! Avancem! Entendido? A vitória é garantida pelo avanço!
O general Kross temia que sua ofensiva fosse novamente repelida, como da última vez, pelo medo das aeronaves inimigas. Se tomasse Ypres, estaria a um passo de controlar Dunquerque, porto vital para o fluxo entre a Grã-Bretanha e a França, o que comprometeria gravemente a velocidade e o volume dos reforços britânicos.
O que Kross não sabia era que tudo o que ele sabia fora planejado por Charles, filtrado através do exército belga.
— Não podemos deixar que ninguém saiba a verdade! — sussurrou Charles a Gallieni em sua conversa privada. — Se os alemães suspeitarem de uma armadilha, mudarão sua tática de ataque e não avançarão em massa; assim, nosso fogo de artilharia não alcançará o efeito desejado.
Gallieni concordou:
— Portanto, nem mesmo o rei Alberto I pode saber.
— Certamente — confirmou Charles.
— Mas e se isso afetar o moral das tropas belgas e levá-las ao colapso? — Gallieni hesitou, preocupado. — Eles estão no limite, a única esperança são os reforços, e estamos dizendo que eles foram bloqueados.
— Então veremos quem resiste até o fim — respondeu Charles calmamente. — Não existe batalha ganha por antecipação; até o último momento, ninguém sabe o resultado.
Gallieni sorriu. Aquilo não parecia algo que um jovem de dezessete anos diria, mas era a mais pura verdade — e, certamente, mais confiável do que as promessas de vitória constante de Joffre. Após um momento de reflexão, Gallieni advertiu:
— O último ataque revelou que nossos aviões estão equipados com metralhadoras. Os alemães podem estar preparados; nossas aeronaves não são invencíveis.
— Eu sei — disse Charles com confiança. — Por isso, também estou preparado.