Capítulo Cinquenta: Performance Improvisada

Na Primeira Guerra Mundial, tornei-me um magnata: No início, salvei a França Asas de Aço, Cavalaria de Ferro 2547 palavras 2026-01-30 14:31:40

Charles não sabia, mas Dejouca teve uma intensa "batalha" com Gallieni ao registrar a patente industrial em Paris.

Gallieni agiu com extrema rapidez, exatamente como dissera ao seu estado-maior: “Os alemães estão em retirada, senhores! Precisamos urgentemente das motocicletas com carro lateral para alcançá-los, não de tanques à prova de balas. O assunto é urgente, pois se dermos ao inimigo alguns dias, eles erguerão uma linha de defesa que nossas motocicletas não conseguirão transpor!”

Por isso, logo na manhã seguinte, Gallieni apresentou ao governo o pedido de aquisição das motocicletas com carro lateral e acompanhou o processo de perto.

Tudo correu sem obstáculos, graças ao fato de que as motocicletas com carro lateral eram únicas, e mesmo as fábricas de motocicletas existiam apenas a de Charles. Assim, o pedido de Gallieni foi aprovado rapidamente, dando-lhe autoridade para comprar diretamente em nome do exército.

Logo depois, ao saber que Dejouca havia solicitado a patente na prefeitura, Gallieni correu para negociar a compra.

“Podemos precisar de duas mil, ou até mais. Você deveria fazer um desconto, senhor Dejouca!”

“De modo algum, general!” Dejouca recusou prontamente. “O preço é oitocentos francos por unidade, nem um centime a menos, já é muito barato!”

“Barato? Pensa que sou tolo?” Gallieni rangeu os dentes de raiva, tamborilando na mesa com os dedos. “Um automóvel custa apenas novecentos francos, e você quer vender uma motocicleta com carro lateral quase pelo mesmo preço!”

“Sinta-se à vontade para comprar automóveis, general!” Dejouca não cedeu um milímetro. “O preço é esse porque vale cada centavo. Nada pode substituí-la, nem mesmo um automóvel!”

Dizia a verdade. Um automóvel não tinha a mesma capacidade de atravessar terrenos difíceis; além disso, seu motor dianteiro era um alvo fácil, podendo ser destruído com um único tiro.

“Eu sei que uma motocicleta custa apenas duzentos e vinte francos. Vocês só acrescentaram o carro lateral, no máximo trezentos francos…”

“O ponto é que só nós temos, general!” Dejouca respondeu com satisfação. “Se não está satisfeito com o preço, sugiro que procure em outro lugar!”

Gallieni ficou furioso, quase tendo um ataque: “Sabe que atitude é essa, senhor? Você ignora a segurança dos soldados, o perigo do exército no campo de batalha e a situação crítica da França…”

“Sou um filho da França, general!” retrucou Dejouca, começando a enumerar suas boas ações: “Doamos de nosso próprio bolso alimento ao exército, inventamos o tanque que garantiu a vitória, ajudamos os feridos dos hospitais de campanha, e ainda ofertamos cem motocicletas para repelir a contraofensiva alemã… E me acusa de ignorar o exército, os soldados e a França?”

Gallieni rebateu: “Justamente por isso não deveria elevar o preço para oitocentos francos neste momento crítico. Isso vai jogar toda sua boa reputação no lixo. Você não é diferente dos especuladores!”

“Pois bem!” Dejouca decidiu ceder. “Setecentos francos, não posso baixar mais!”

“Continua caro. E não precisamos de apenas algumas unidades!”

Após um longo duelo de palavras, o general Gallieni finalmente conseguiu reduzir o preço para quinhentos e cinquenta francos.

Tudo não passava de uma encenação, pois esse já era o valor combinado entre Charles e Gallieni na noite anterior.

O custo de produção girava em torno de duzentos e setenta francos. Talvez por querer compensar Charles, Gallieni inicialmente sugerira oitocentos francos como preço de compra.

“Assim é aceitável para o exército!” disse Gallieni. “Muito melhor do que os especuladores que triplicam os preços!”

Os olhos de Dejouca brilharam. O lucro era considerável: quinhentos e trinta francos por unidade, mais de cinquenta mil francos em mil veículos, e o exército certamente compraria muito mais. Era muito mais vantajoso que vender a patente industrial.

No entanto, após pensar um pouco, Charles disse: “Quinhentos e cinquenta francos por unidade!”

“O quê?” Gallieni achou aquilo estranho.

“Charles…” Dejouca pensou ter ouvido mal.

Charles voltou-se para Dejouca: “Um lucro tão elevado nos traria muitos problemas, pai!”

Dejouca ficou confuso. Normalmente, um negociante reclama de lucros baixos, nunca do contrário.

Charles explicou: “Se cada unidade der um lucro de quinhentos e trinta francos, logo outros capitalistas vão querer entrar no negócio. Poderiam importar motocicletas de fora, adaptá-las com carro lateral e competir conosco. Mesmo com custos de frete e taxas de importação, ainda assim lucrariam.”

Dejouca compreendeu: “Se baixarmos para quinhentos e cinquenta francos, o lucro cai para duzentos e oitenta. Eles não poderiam importar motocicletas para competir, pois não haveria margem suficiente!”

“Exato!” A voz de Charles, embora jovem, soava experiente e ponderada. “Além disso, para copiar nosso produto, os capitalistas precisariam construir uma fábrica na França, montar uma linha de produção e ainda contornar nossas patentes. Com lucros tão baixos, provavelmente desistiriam em vez de nos enfrentar!”

“Uma estratégia brilhante, Charles!” elogiou Gallieni. “Agora vejo de onde vêm seu talento estratégico e tático. O mundo dos negócios é mesmo outro campo de batalha!”

Assim ficou definido o preço de quinhentos e cinquenta francos.

Na manhã seguinte, o ocorrido na prefeitura de Paris foi pura improvisação; Dejouca e Gallieni encenaram diante dos funcionários.

As notícias corriam rápido em Paris. Logo os grandes capitalistas saberiam e pensariam:

“Gallieni sempre assim, esse tolo vive brigando com os capitalistas pelo dinheiro do exército.”

“Só quinhentos e cinquenta francos por uma motocicleta com carro lateral? Esse Dejouca está acabando com qualquer chance de lucro!”

…

No centro de Paris, no hotel Ritz da Praça Vendôme.

Numa sala de reuniões luxuosa, Francis saboreava tranquilamente o seu café preferido da Argélia, sorrindo para o representante militar à sua frente, enquanto acendia um charuto.

Francis era o encarregado de negociar o preço dos tanques com o exército, posto ali por Grévy para dar a impressão de que a patente dos tanques ainda pertencia a Charles.

Grévy prometera a Francis uma comissão de um por cento.

Francis já fizera as contas: cada tanque vendido a seis mil francos, mil e quinhentos tanques somariam nove milhões, o que significava uma comissão de noventa mil francos. Noventa mil!

O representante militar demonstrava ansiedade e suspirava: “Senhor Francis, é difícil aceitarmos seis mil francos por unidade. Se pudesse…”

Francis nem se deu ao trabalho de responder, apenas ergueu o charuto fumegante, indicando que não havia possibilidade de desconto.

Quem estava desesperado era o exército, não ele. Francis sabia disso. A cada minuto, soldados morriam por falta de tanques, e isso era sua moeda de barganha.

Nesse momento, entrou um mensageiro, lançou um olhar a Francis e, dirigindo-se ao representante militar, cochichou-lhe algo ao ouvido.

Os olhos do representante brilharam. Levantou-se rapidamente, dizendo: “Desculpe, senhor, preciso atender a uma ligação!”

Francis percebeu imediatamente que algo mudara — e não a seu favor.

O que poderia ser?

Enquanto se perguntava, um assistente entrou apressado, aproximou-se e sussurrou: “Ordem do senhor Grévy: cinco mil francos, assine o contrato imediatamente! Agora!”

O semblante de Francis mudou. As coisas estavam ainda piores do que ele imaginara!