Capítulo Vinte e Quatro: A Pressionadora de Cama

Respiração Fantasmagórica A Lâmina dos Espíritos Malignos 3350 palavras 2026-03-31 22:00:10

Doufu suspirou, olhou para a menina desmaiada e, em seguida, para o navio em chamas que continuava a arder intensamente, dizendo:
— E agora, o que fazemos? Acaso vamos ter de seguir viagem com uma menina a bordo? Ela é tão pequena, passou por uma provação destas e, quando acordar, com certeza... Ai, só de pensar já me dor de cabeça.

Olhei para o professor Lin, afinal ele era o líder desta expedição. Dadas as circunstâncias e tendo navegado apenas há um dia, a melhor opção seria levá-la de volta e depois reiniciar a viagem. Afinal, a mente desta criança provavelmente sofreu um trauma severo, não podíamos simplesmente arrastá-la connosco por quinze dias em alto-mar antes de voltar a terra firme.

O professor Lin suspirou e disse:
— Vamos dar meia-volta. Primeiro levamos a pessoa de volta.

Tínhamos regressado a correr do navio em chamas e mexido em cadáveres, por isso nem vale a pena falar do quão sujos estávamos. A água doce a bordo era reservada apenas para beber, e os banhos eram tomados com água do mar. Sendo nós homens feitos, não precisávamos de cerimónias: trouxemos baldes de água do mar para a popa para nos lavarmos, enquanto Carpa redefinia a rota para o regresso, um processo que demoraria cerca de uma hora.

Enquanto tomávamos banho, era inevitável falar sobre o que se tinha passado no navio. Ao conversarmos, percebemos que a impressão que Doufu e eu tínhamos dos quatro carecas estava completamente errada. Aqueles quatro pareciam frios e rígidos, mas, na verdade, viviam numa espécie de desalinho com os tempos modernos.

Este fenómeno é relativamente comum nos militares, pois a vida castrense é comparativamente fechada. Durante o treino ou no cumprimento de missões, não há muitas oportunidades para contactar com as novidades do mundo exterior. Por isso, muitos veteranos, após a baixa, precisam de muito tempo para ajustar o seu psicológico e adaptar-se a um mundo ao redor que lhes parece estranho.

Os quatro carecas claramente dedicavam-se ao contrabando oficial há muito tempo e não conseguiam acompanhar o ritmo das nossas conversas. Quando Doufu soltava uma ou outra gíria da internet, eles não entendiam absolutamente nada. Se não entendiam, não conseguiam participar, pelo que se mantinham sempre em silêncio, agindo como robôs, cada um concentrado na sua tarefa. De facto, não eram pessoas más; pelo contrário, eram soldados competentes, apenas pouco habituados a comunicar com o tipo de pessoas que éramos nós.

Doufu compreendeu e resolveu dar-lhes novas alcunhas: Robô Número Um a Robô Número Quatro, respetivamente.

Enquanto conversávamos descontraidamente, os quatro robôs, até então silenciosos, começaram subitamente a dialogar.

O Robô Número Um disse:
— Aquelas duas coisas escaparam.

O Robô Número Dois disse:
— Parece que não foram queimadas até à morte.

O Robô Número Três disse:
— Por precaução.

O Número Quatro começou imediatamente a secar a água do corpo e disse:
— Procedam a uma busca em todo o navio. Suspeito que possam estar escondidas a bordo.

O diálogo entre os quatro transbordava de entrosamento. Doufu e eu não conseguíamos meter uma palavra, até que, depois de o Número Quatro terminar, Doufu caiu em si e exclamou:
— Estão a dizer que aquelas duas coisas podem ter vido parar ao nosso barco? Não pode ser, a esta hora já devem ter voltado para as profundezas do oceano para sarar as feridas.

O Robô Número Um disse:
— Sangue fresco é o melhor remédio para curar feridas.

O Número Dois disse:
— Especialmente sangue humano.

O Número Três disse:
— Entre os invertebrados, elas possuem uma capacidade cerebral relativamente grande.

O Número Quatro disse:
— Por isso, guardam rancor.

Enquanto falavam, os quatro já se tinham vestido. Doufu e eu ainda estávamos nus, e, num piscar de olhos, eles já tinham deixado a popa.

Doufu disse:
— Percebeste o que eles disseram?

Acenei com a cabeça e disse:
— O que eles querem dizer é que os polvos-fantasmas vêm atrás de nós para se vingar.

Doufu soltou um arquejo e disse:
— Caramba.

Vestimo-nos imediatamente, com os nervos à flor da pele, e apressámo-nos a abandonar a popa para nos juntarmos aos outros. Os quatro carecas já lhes tinham explicado a situação, e todos se encontravam reunidos na proa, que era relativamente mais segura.

Se aquelas duas criaturas se tivessem realmente esgueirado silenciosamente para o nosso navio, como as iríamos eliminar? Usar fogo outra vez? Nesse caso, não acabaríamos nós próprios por sofrer as consequências?

A pequena menina já tinha acordado, mas parecia mentalmente traumatizada: o seu olhar estava vago, não dizia uma única palavra e estava a ser temporariamente cuidada por Ah Ying. Desde o incidente no navio pirata, os quatro robôs nunca mais largaram as armas. Depois de explicarem a situação, dirigiram-se imediatamente para a ponte de comando com o armamento pronto, agindo sempre na vanguarda para proteger todos nós.

Doufu comentou com emoção:
— Sem discursos vazios, a agir com seriedade e empenho — esta é a verdadeira postura militar. Será que devemos ir ajudar?

Abanei a cabeça e pensei cá para com os meus botões: na verdade, os quatro não tinham entrado em contacto direto com o polvo-fantasma, tendo-se escondido no porão do peixe apenas por causa da menina. Se houvesse realmente algo a bordo, com a preparação que tinham agora e aquelas quatro metralhadoras nas mãos, eles decerto conseguiriam resolver a situação. Assim, segurei o impetuoso Doufu e pedi-lhe que mantivesse a calma.

Todos se reuniram no convés da proa, atentos aos mínimos movimentos ao redor. O professor Lin disse:
— Nas profundezas deste oceano existem inumeráveis criaturas bizarras, quem diria que nos íamos cruzar com uma. A biologia moderna define o polvo-fantasma de uma forma diferente daquela que vimos desta vez; talvez seja uma espécie de maior porte dentro da família dos polvos-fantasmas, e não sei por que razão veio parar às águas superficiais.

Não desmentia a classe de professor, incapaz de discutir um problema sem recorrer a deduções teóricas. No entanto, nenhum de nós estava com cabeça para isso naquele momento, pelo que intervi:
— Tio Lin, há demasiado desconhecido para a humanidade, escusa de se preocupar com isso. O que me preocupa é o estado da miúda, será que não há nenhuma medida de urgência que possamos tomar?

O professor Lin virou-se para olhar para a menina, que Ah Ying trazia ao colo. Ah Ying tinha-lhe dado banho e vestido com roupas de adulto; o corpinho estava envolvido num vestido preto, com o olhar vago como o de uma boneca de porcelana e o rosto esmaecido, o que a tornava deveras comovente. O professor Lin suspirou e disse:
— Se fossem ferimentos físicos, todos nós saberíamos aplicar alguns primeiros socorros, mas isto é um trauma psicológico e somos impotentes. Temos de regressar o mais rapidamente possível; quanto mais demorarmos, pior será para ela.

Nesse exato momento, a menina abriu subitamente a boca para falar e chamou-me logo de "pai".

Doufu sobressaltou-se e disse:
— Velho Chen, pronto, agora tens uma filha de graça.

Respondi:
— Anda lá, eu não tenho nada a ver com a mãe dela!

Apesar de pensar assim, não recusei. Pensei que, dado o estado de perturbação da miúda, era melhor alinhar com ela por enquanto. Quando ela chamou, respondi:
— Boa filha, vem cá que o papá te abraça.

Isto fez com que Gu Wenmin e os outros rissem a bom rir, com os ombros a tremer.

Doufu achou ainda mais graça e instou Ah Ying a trazer a minha filha imediatamente. Ah Ying entregou-me a criança. Assim que a peguei ao colo, senti que algo estava errado: ela continuava a chamar "pai", mas estava a olhar fixamente para trás de mim, com as pupilas focadas muito perto, como se estivesse alguém em pé nas minhas costas.

Senti um arrepio no couro cabeludo e virei-me para trás, descobrindo que era apenas o Doufu. Achei graça e disse:
— Ela estava a chamar por ti, pega lá na tua filha.

Como homem feito, eu não tinha de todo o hábito de segurar crianças. Ignorando a atrapalhação de Doufu, enfiei-l