Capítulo Trinta: Evidência

Respiração Fantasmagórica A Lâmina dos Espíritos Malignos 3536 palavras 2026-03-31 22:00:14

Doufu não acreditou e, com bastante ceticismo, disse:
— E se não estiver lá?
— Se não estiver, você não precisará dançar a dança do ventre que nos deve.
Ouvindo isso, Doufu não pensou duas vezes e mergulhou de cabeça no tanque estreito. Devido à área limitada da embarcação, o design aproveitava o espaço ao máximo. O tanque parecia um quadrado pequeno, mas, na verdade, era alargado na parte inferior para acomodar mais peixes e camarões. Era preciso afundar a cabeça para enxergar aquelas áreas expandidas.
Não levou nem um minuto para Doufu submergir. Quando voltou à tona, já trazia duas coisas nas mãos: justamente as pérolas espirituais desaparecidas.
O robô número um disse:
— Parece que você ainda vai ter que dançar a dança do ventre.
O robô número dois disse:
— O mérito anula a culpa, acho que podemos dispensá-lo.
O robô número três disse:
— Um homem dançando a dança do ventre não tem a menor graça.
O robô número quatro perguntou:
— Tem mais algum peixe graúdo escapulindo lá embaixo?
Doufu cuspiu um pouco d’água, meteu a mão no bolso da calça, tirou uma lula ainda viva e a jogou para o número quatro, dizendo:
— Eu já sabia, por isso trouxe a única lula escapulida para você. Pode assar mais tarde. Não precisa me agradecer tanto, não tenho muitos defeitos, o meu único dom é agradar os outros.
A tática de Doufu funcionou muito bem, e a simpatia dos quatro robôs por ele aumentou consideravelmente. Pedi que Doufu guardasse as coisas e, os seis, refazendo o caminho de volta após muitos percalços, finalmente retornamos à sala de comando.
Toda a sala de comando estava, por assim dizer, em frangalhos. Um dos vidros havia sido estourado, as ondas tinham invadido o ambiente e tudo estava encharcado. O vidro quebrado ficava bem perto da mesa de comando, e, pegos de surpresa, todos foram banidos pela água do mar, que agora gotejava incessantemente. A tela que antes exibia o mapa marítimo havia se tornado uma tela totalmente azul.
Não apenas Doufu, mas eu também fiquei estupefato. Encarei a mesa de comando e disse:
— Não me digam que estragou.
Lífi puxou os próprios cabelos e disse:
— Não estragou tudo, só o sistema de navegação.
Senti uma vontade quase irresistível de vomitar sangue. Pensei comigo mesmo: em pleno mar revolto por uma tempestade, o sistema de navegação quebrado não basta? Será que todos os sistemas, inclusive o de propulsão, precisam parar de funcionar para ser o bastante? A essa altura, o grupo já havia encontrado uma tábua de madeira para tapar a janela quebrada, impedindo temporariamente a entrada de mais água.
Desgraça pouca é bobagem; o sistema de navegação não servia apenas para navegar, ele também incorporava funções de transmissão de sinal e conexão de rede. Com a pane no sistema, nosso navio ficaria completamente isolado, e morreríamos no oceano sem que ninguém soubesse. Gu Wenmin balançou levemente a cabeça, suspirou e disse:
— Chegados a este ponto, não adianta mais dizer nada. E vocês? Conseguiram alguma coisa?
Doufu imediatamente tirou os dois objetos para exibi-los como um tesouro, afirmando tê-los encontrado no fundo do tanque. A situação estava cristalina: a garotinha pegara os itens, talvez por brincadeira ou por algum outro motivo, e depois os jogara na água.
Mas será que o desastre que estávamos vivendo agora tinha realmente relação com as pérolas em nossas mãos?
Virei-me para olhar as pérolas espirituais nas mãos do professor Lin e de repente achei que algo estava errado.
— Estas pérolas parecem ter mudado — disse eu.
A expressão de Gu Wenmin era péssima. Sua voz, antes sempre clara e cativante, agora soava soturna:
— Aquele brilho precioso de antes sumiu. Elas se parecerem com duas pérolas comuns.
De fato, as duas esferas que antes reluziam intensamente nas mãos agora haviam perdido todo o brilho. À primeira vista, pareciam idênticas a pérolas comuns, apenas um pouco maiores.
Será que a mudança nas pérolas espirituais estaria relacionada a esta tempestade?
Assim que esse pensamento surgiu, notei que o rosto de Lífi estava lívido. Ele caiu de joelhos abruptamente, balbuciando palavras sem parar. Até Aying estava pálida de terror e ajoelhou-se junto com ele. Os dois murmuravam coisas que não conseguíamos entender, com expressões de temor e profunda devoção, o que deixou o resto de nós muito intrigado.
Wu Sidong perguntou ao professor Lin:
— Professor, o que eles estão fazendo?
O professor Lin franziu a testa, balançou a cabeça e respondeu:
— Não sei.
Doufu comentou:
— Precisa perguntar? Isso claramente é superstição feudal.
Dito isso, deu um tapinha no ombro de Lífi e disse:
— Chega de resmungar, levante-se logo e vá pilotar o barco. Até o peixe se debate um pouco antes de morrer. Embora estejamos à beira da vida e da morte e com grandes chances de ver o inferno, você não pode desistir assim.
Lífi abriu os olhos imediatamente e disse:
— Rápido, ajoelhem-se todos e peçam perdão ao deus do mar!
Doufu retrucou:
— E daí que seja o deus do mar agindo? Droga, nós matamos dois lacaios dele que faziam o mal, isso foi cumprir a justiça celestial. Por que eu pediria perdão?
Lífi, aflito, argumentou:
— Vocês não entendem.
Ele olhou para as pérolas nas mãos do professor Lin e então começou a contar a origem da história.
As chamadas pérolas espirituais eram, naturalmente, joias que abrigavam almas. Sem alma, uma pérola perdia seu espírito e deixava de ter qualquer singularidade. O motivo pelo qual tínhamos visto aquelas duas pérolas brilharem intensamente antes era justamente porque havia espíritos nelas. Acreditando na acusação do peixe-fantasma, havíamos tirado as pérolas, mas não imaginávamos que a garotinha as jogaria na água.
Um peixe encontra a água e foge; assim que as pérolas espirituais tocaram a água, o peixe-fantasma já havia escapulido para o oceano para se queixar ao deus do mar, e foi por isso que elas perderam todo o brilho. Não era que a previsão do tempo estivesse errada, mas sim que ela não previa que haveria pessoas como nós no mar, ofendendo o deus do mar.
Ao ouvir isso e olhar novamente para as pérolas, que agora eram totalmente diferentes de antes, as pernas de Doufu fraquejaram. Seus joelhos dobraram-se levemente, indicando a vontade de se ajoelhar também, mas ao ver que todos nós continuávamos em pé, ficou envergonhado, balançando as pernas sem parar, numa cena bastante cômica.
Ouvindo o relato de Lífi, não pude deixar de olhar para a garotinha. Aquela criança com o espírito severamente traumatizado, que precisava ser alimentada na boca, como de repente fora roubar aquelas duas pérolas?
Por qualquer ângulo que se olhasse, aquilo parecia muito estranho.
Percebendo meu olhar, Lífi também encarou a garotinha e disse:
— O peixe-fantasma também é um espírito. Esta garotinha sofreu um trauma severo e obviamente perdeu a alma. Pessoas sem alma são as mais fáceis de serem manipuladas por essas entidades; talvez, na hora, ela tenha agido sob o comando daqueles dois peixes-fantasmas.
A crença popular ditava que pessoas com problemas mentais, fossem loucas ou dementes, sofriam disso porque suas almas estavam incompletas, e corpos com almas incompletas eram facilmente controlados por energias impuras.
Antigamente, era comum acontecer um fenômeno bizarro: certa família tinha um filho bobo, intimidado por todos, mas de repente os olhos dele ficavam esverdeados, a baba escorria e ele mordia quem via pela frente. Dizia-se que, por ter a alma incompleta, metade de seu corpo havia sido tomada por raposas e espíritos malignos. Nesses casos, a família chamava uma xamã para espancá-lo com um galho de salgueiro, num ritual chamado "espancar o espírito".
Toda essa conversa estava repleta de superstições, mas, considerando o desenrolar dos acontecimentos, era impossível não acreditar.
Na sala de pesca, Tang Jiangze havia feito Doufu tropeçar para que encontráramos aquelas duas pérolas espirituais. Qual seria o propósito disso? Claramente, ele não conseguia se desprender da filha e, por isso, continuava nos acompanhando. Por outro lado, ele havia se transformado em um deus protetor oculto; fossem os polvos-fantasmas à espreita ou as atuais pérolas espirituais, ele estava nos ajudando, ou, mais exatamente, ajudando a própria filha.
Será que ele nos fizera tropeçar para que achássemos as pérolas porque, para resolver esta crise, teríamos de lidar justamente com elas?
Mas se elas já haviam perdido todo o brilho, para que serviriam?
Seguindo a lógica de Lífi, primeiro o peixe-fantasma controlara a garotinha com perturbações mentais, fazendo-a jogar as pérolas na água para escapar e ir queixar-se ao deus do mar, desencadeando toda a nossa desgraça. Essa explicação parecia absurda, mas, naquele momento, quanto mais pensávamos nela, mais fazia sentido. Se já sabíamos a causa, como poderíamos revertê-la?
Olhei para Lífi e, antes que eu pudesse falar, ele sorriu com amargura e disse:
— Só nos resta rezar para que o velho deus do mar acalme sua fúria.
Já eram duas horas da tarde. Era para o sol estar a pino, mas o exterior estava sombrio, coberto por nuvens negras e desprovido de qualquer luz solar ou lunar. Pelo visto, a fúria do velho deus do mar era imensa, e acalmá-la parecia impossível.
Nesse momento, Gu Wenmin, que tinha olhos de águia, fixou o olhar à frente da proa e disse:
— Olhem aquilo! O que é aquilo?
Sendo policial, ela treinava tiro ao alvo com frequência, o que preservava sua visão de forma excepcional. Além de muito atenta, ela frequentemente conseguia notar os indícios das coisas com antecedência.
Seguimos a direção do olhar dela e vimos que, no mar revolto não muito longe dali, emergiam vagamente várias coisas grandes e negras, aparecendo e desaparecendo entre as ondas gigantescas.
Eram criaturas enormes, que me faziam lembrar os monstros marinhos dos filmes americanos.
O que seria aquilo?
Lífi pegou o binóculo, olhou e mudou de expressão, gritando aterrorizado:
— Droga, fomos empurrados pelo vento e pelas ondas para uma zona de recifes!
Deixei escapar um suspiro gélido e fiquei sem palavras.
Nesse instante, Lífi já não se importava mais em ajoelhar-se para rezar; levantou-se às pressas e tentou virar o barco desesperadamente. O sistema de propulsão operava no limite, mas como poderia o pequeno motor daquela embarcação se comparar à força avassaladora do oceano? Exceto por ganhar um pouco de tempo, nosso navio continuava a avançar inevitavelmente em direção àqueles recifes gigantescos, que pareciam monstros marinhos.
De repente, olhando para as ondas titânicas do lado de fora, um estalo ocorreu em minha mente e um pensamento surgiu.
Se o peixe-fantasma controlara a garotinha naquela hora, por que ele simplesmente não a fizera jogar a pérola diretamente no mar? Por que jogá-la em nosso tanque?
Um palpite obscuro brotou em meu coração: seria aquilo uma espécie de rastreamento? A pérola funcionaria como um cadáver, servindo como evidência de nosso "crime de matar o peixe e roubar a pérola"?
E se essa evidência fosse destruída ou descartada?
Assim que esse pensamento nasceu, tornou-se claro e irrefreável. Sabendo que agora só nos restava apelar para o desespero e que qualquer método viável de fuga devia ser tentado, percebi a urgência. As pessoas a bordo olhavam para os recifes distantes que se aproximavam, parecendo monstros, tomadas pelo desespero.
No momento crítico, Gu Wenmin de repente agarrou minha mão. Seu olhar, habitualmente escuro e terno, parecia agora embaçado por uma névoa d’água, e ela disse:
— Tenho uma coisa para te dizer.
Doufu, ao lado, intrometeu-se:
— Eu também tenho uma coisa para te dizer.
Eu disse:
— Wenmin, eu entendo seus sentimentos.
Não sou uma pessoa de demonstrar emoções abertamente, mas, em um momento como aquele, não pude deixar de abraçá-la.
Virando-me para Doufu, perguntei:
— O que você quer me dizer?
Doufu respondeu:
— Sua calça rasgou no convés agorinha pouco, sabia?
O quê? Levei um susto e levei a mão à bunda. Havia realmente um rasgo enorme. Fiquei furioso na mesma hora, desferi um chute nele e disse:
— Por que você não avisou antes?!
Doufu tirou o celular do bolso e disse:
— Eu queria tirar uma foto, mas entrou água no celular.
Eu disse com seriedade:
— O problema não é a água no celular, é que você sempre teve água na cabeça.
Dito isso, deixei esses detalhes de lado, virei-me e contei minha ideia ao professor Lin e a Lífi. Ao ouvirem, ambos concordaram em tentar. Decidimos ali mesmo jogar a maldita pérola espiritual ao mar.