Capítulo Dezesseis: O Selo dos Seis Universos
Eu disse: “Ainda agora te deste conta? Já sabia disso desde que o Professor Lin mencionou o assunto. Se não houvesse perigo, aqueles quatro brutamontes carecas estariam ali apenas para enfeite? Observaste bem as mãos deles? A base dos polegares está coberta de calos espessos, marcas típicas de quem manuseia armas de fogo há anos. Esta expedição à Ilha do Espaço-Tempo será, certamente, repleta de perigos. Mas só precisas de te lembrar de uma regra.”
Doufu perguntou: “Qual regra?”
“Se houver perigo, foge.”
Doufu respondeu: “Não precisas de me avisar quanto a isso. Ei, olha lá...” Ele apontou para as três pessoas que jogavam cartas não muito longe dali e continuou: “Se não fores lá intervir, aquele rapaz vai acabar por faltar ao respeito à bela Gu.” Olhei e vi que era o aluno do Professor Lin, um rapaz de óculos de armação preta chamado Wu Sidong. Ele comportava-se de forma tímida, mas o olhar que lançava a Gu Wenmin não escondia nada; qualquer um perceberia as suas intenções.
Nesse momento, aproveitando o jogo de cartas, ele aproximava-se gradualmente de Gu Wenmin. Com o aviso de Doufu, senti o sangue subir à cabeça. Caminhei imediatamente até lá, sentei-me entre os dois e disse com desdém: “Eu também quero jogar.”
Wu Sidong ficou furioso ao ponto de quase perder o fôlego e gaguejou: “Não disseste há pouco que não querias jogar? Estamos a jogar ‘Lutar contra o Senhorio’, e só precisamos de três pessoas.”
Eu estava prestes a responder, mas Gu Wenmin sorriu, pousou as cartas, sentou-se atrás de mim e disse: “Joguem vocês, eu fico aqui a ver.”
Wu Sidong, um jovem ingénuo, ao ver a postura submissa de Gu Wenmin em relação a mim, ficou com o rosto pálido. Com os lábios a tremer e as sobrancelhas caídas, largou as cartas e retirou-se.
Gu Wenmin, alheia à situação, perguntou confusa: “O que aconteceu com ele?”
Duan Fei, uma rapariga muito sagaz, cobriu a boca para esconder o riso e disse: “Ele está de coração partido. Vamos jogar, não te preocupes com ele.” O tempo no barco era monótono; jogámos cartas e conversámos sobre tudo e mais alguma coisa. Num piscar de olhos, chegou a noite. Já estávamos em pleno alto-mar, sem terra à vista em nenhuma direção, e só então as pessoas começaram a reunir-se no convés para sentir a brisa marinha.
A sensação de estar no meio do oceano é diferente de estar na costa. Mesmo que o nosso barco tivesse pouco mais de vinte metros, comparado com a imensidão do mar, parecia insignificante. A vastidão do oceano acalmou os nossos corações inquietos, e os perigos desconhecidos que nos esperavam à frente já não pareciam tão importantes.
Com a chegada da noite, o vento intensificou-se e surgiram correntes ocultas, fazendo com que o barco perdesse a estabilidade anterior. Sentir a brisa numa noite de verão é um prazer. Enquanto todos se reuniam na proa para conversar, Doufu teve uma ideia repentina: “Vi que há equipamento de mergulho no porão. Já que o Professor Lin disse que há tesouros de naufrágios no fundo do mar, porque não aproveitamos para recolher alguma coisa?”
Pensei comigo mesmo que Doufu tinha sido demasiado direto. Estaria ele a ignorar a presença dos três especialistas em arqueologia? Por isso, respondi: “Não disseste há poucos dias que tinhas hidrofobia? Será que já estás curado?”
Doufu ia responder, mas chamaram-nos para jantar. Ao virar-me, vi uma rapariga de pele bronzeada, vestida com roupas leves, de aparência comum, mas robusta e forte; devia ser um dos membros da tripulação de Liyu.
Ela convidou-nos para entrar na cabine para jantar. O prato era um guisado de cavala com batatas. Como a cavala era muito grande, precisaram de dois tachos para a servir. Sentámo-nos em dois grupos distintos. Os quatro carecas ficaram com o grupo de Liyu, enquanto nós ficámos com o Professor Lin e os seus alunos. Cada grupo falava entre si, sem qualquer interação entre as partes.
Nesse momento, lembrei-me do que tínhamos deixado por dizer durante o dia. O Professor Lin apenas mencionara que íamos à Ilha do Espaço-Tempo em busca do túmulo de Xu Fu, mas não explicara o verdadeiro propósito de tal escavação.
Aproveitando a pausa da refeição, coloquei a questão novamente. O Professor Lin, tendo organizado as ideias, disse: “Na verdade, tenho pensado em como vos explicar isto. Ao irmos ao túmulo de Xu Fu, estamos à procura de um objeto específico.” Enquanto falava, remexeu nos bolsos e tirou um pequeno caderno. Abriu-o numa página onde, desenhado a tinta, havia um símbolo.
Era um objeto quadrado, semelhante a um selo, com caracteres muito estranhos gravados na base e uma estrutura simples.
O Professor Lin apontou para o desenho e disse: “É isto que procuramos: o ‘Selo de Pacificação’.”
Doufu perguntou: “Selo de Pacificação? Será que significa varrer os seis reinos?” O Professor Lin, com um semblante gentil, respondeu: “Exato, o jovem Dou é muito inteligente.”
Doufu estufou o peito e disse com orgulho: “Claro, formado por uma universidade de prestígio, a qualidade é garantida.”
Eu retorqui: “Será que hoje em dia todos os formados em universidades de prestígio acabam como tu?”
Doufu respondeu furioso: “Isso é inveja! Seu mercenário, não tens nada além de dinheiro! Ah, espera, agora nem dinheiro tens.”
Em termos de lábia, Doufu nunca me venceria. Quando estava prestes a retorquir, Gu Wenmin disse, entre o riso e o desespero: “Chega, chega! Por que é que vocês dois discutem sempre que podem? Chen Xuan, aviso-te, não podes estar sempre a implicar com o Doufu.”
O Professor Lin riu-se e disse: “Jovens, é bom ter vitalidade. Quando eu era jovem, era muito mais barulhento...” O seu tom mudou e ele começou a recordar o passado. Não queríamos interrompê-lo, por isso comemos enquanto o ouvíamos contar histórias da sua juventude. Ouvimo-lo durante meia hora até que, com um sinal de Gu Wenmin, ele voltou a si e continuou a falar sobre o Selo de Pacificação.
Dizia-se que aquele era o selo precioso do Primeiro Imperador Qin. Reza a lenda que, quando começou a conquistar os seis reinos, o Imperador sonhou com um ser divino que lhe profetizou a unificação do mundo e lhe ofereceu um presente para o auxiliar: o Selo de Pacificação. O próprio nome indicava o propósito de varrer os inimigos e unificar o império.
Na realidade, o meio académico nunca deu muita importância a esta lenda. Quase todos os grandes imperadores da história tiveram relatos semelhantes, criados apenas para elevar o seu próprio estatuto. Dizem que, quando o imperador Ming Taizu Zhu Yuanzhang nasceu, o céu brilhou e dragões de ouro apareceram entre as nuvens; na verdade, não passava de um ninho de pintainhos a eclodir.
Provavelmente, esta lenda de um ser divino a entregar um selo foi apenas um pretexto do Imperador Qin. Os antigos acreditavam firmemente na existência de divindades e na legitimidade do poder divino. Assim, com esse relato, o Imperador podia proclamar abertamente: “Vejam, o meu domínio sobre os seis reinos é o destino determinado pelos céus; até os deuses me enviaram presentes, por que não se rendem?”
Histórias deste género são facilmente identificadas pelos académicos como falsas, por isso nunca foram levadas a sério nem incluídas nos livros escolares. Contudo, a razão pela qual procurávamos algo que provavelmente era uma ficção prendia-se com os documentos que o Professor Lin obtivera há vinte anos. Era um assunto complexo, envolvendo um colega arqueólogo que dedicara a vida à arqueologia subaquática e que encontrara esses documentos durante uma expedição de resgate.
As circunstâncias eram intrincadas e o Professor Lin não entrou em detalhes.
Os documentos indicavam que, ao partir para o mar, Xu Fu levara consigo o Selo de Pacificação, pois o objeto simbolizava a presença do próprio Imperador, como forma de respeito aos imortais da Ilha de Penglai. O valor histórico deste selo é imenso, pois, além de ter pertencido ao Primeiro Imperador, se fosse realmente escavado na Ilha do Espaço-Tempo, revelaria muitas verdades históricas. Era, sem dúvida, um tesouro nacional.
A razão pela qual o Professor Lin nos procurou, a mim e ao Doufu, deveu-se a uma preocupação pessoal. Ele participara em muitas escavações, incluindo um “Túmulo de Imortais” em Shandong.
Durante essa escavação, enfrentaram eventos bizarros, inexplicáveis tanto pela ciência moderna quanto pelas técnicas de exploração de túmulos. Houve baixas, e o trabalho teve de ser interrompido e o local selado novamente.
O Professor Lin falava num tom baixo, mas a mensagem era clara: aqueles quatro homens carecas, embora fossem especialistas em escavações estatais, treinados e inteligentes, não tinham conhecimentos para lidar com fenómenos tradicionais ou místicos. Como Xu Fu fora um famoso alquimista, se o túmulo contivesse algo sobrenatural, as metralhadoras e os instrumentos de precisão dos homens não serviriam de nada.
Em momentos críticos, era necessário recorrer às artes secretas do mundo da exploração de túmulos.
A situação atual era diferente; os exploradores experientes de outrora ou formavam clãs, ou facções, ou pequenos grupos fechados, e não colaborariam com uma equipa arqueológica. Quanto aos pequenos ladrões, não tinham o talento necessário. Quando o Professor Lin estava à beira do desespero, Gu Wenmin falou-lhe de nós.
Primeiro, eu e o Doufu éramos exploradores independentes, sem afiliações. Segundo, eu era descendente de Chen Sixuan; mesmo com pouca experiência prática, possuía uma base teórica vasta. Além disso, Gu Wenmin tinha o desejo de limpar o nosso registo, pelo que nos elogiou perante o Professor Lin com os melhores adjetivos possíveis.
Somando tudo isto, tornámo-nos os candidatos ideais.
Ao ouvir isto, as minhas dúvidas dissiparam-se. Pensei que, com uma viagem de cinco dias de ida e cinco de volta, o tempo total seria de meio mês, o que não era um atraso significativo. Já que tínhamos aceite a missão, o melhor seria cumpri-la com dedicação.
A cavala, naturalmente salgada, cozinhada com malagueta seca e óleo de peixe, tinha um sabor requintado. A rapariga da tripulação, A Ying, trouxe-nos ainda algumas cervejas. Todos comiam e bebiam num ambiente agradável. Doufu, acariciando a barriga, exclamou: “Sem ter de subir montanhas, sem ter de dormir ao relento, com comida e bebida... esta escavação é demasiado fácil. Velho Chen, que tal se deixarmos de procurar cogumelos em terra e passarmos a procurar os do mar?”