Capítulo Vinte e Oito: Tempestade
Gu Wenmin reagiu rapidamente, virou-se de imediato e desceu para a cabine, dizendo: — Vou lá embaixo procurar.
Momentos depois, ela subiu ofegante e, balançando a cabeça, disse: — Não há ninguém.
O professor Lin mudou de expressão e disse: — Será que fugiu para fora?
Todos se olharam e, num impulso unânime, abriram a porta da sala de comando, correndo diretamente para o convés. Só quando sentimos pessoalmente a força daquele vento é que compreendemos o verdadeiro significado de uma tempestade. Ao sairmos, rajadas violentas varreram o local, avançando como uma enorme massa de pressão atmosférica que nos cobria o rosto. Não só era impossível manter os olhos abertos, como até a respiração se tornava difícil.
Apressei-me a virar de costas, cobrindo os olhos com as mãos e deixando apenas uma fresta entre os dedos. Resfoleguei algumas vezes e vi que os outros imitavam o meu gesto, erguendo as mãos sobre as sobrancelhas e postando-se de costas para o vento. O professor Lin gritou: — Depressa, procurem!
O barco não era grande e, com o nosso grupo, em menos de um minuto vasculhamos toda a embarcação. Finalmente, encontramo-la na sala de pesca na popa, onde guardavam os utensílios e a tralha; ela estava sentada no chão a brincar com água. Havia ali um pequeno tanque de armazenamento onde guardavam alguns peixes pescados durante o dia, que tinham sido a base das nossas refeições recentes.
Gu Wenmin soltou um suspiro de alívio e disse: — Pelo visto, o estado mental dela melhorou bastante. Quase me matou de susto.
Eu pensara que a miúda saíra à socapa para brincar e fora levada pelo vento, sofrendo um susto à toa. Tendo encontrado a menina, trouxeram-na de volta para a sala de comando. Mal cruzámos a porta, vimos Liying a puxar os cabelos, a caretear e a saltar de desespero. Ao ver-nos entrar, limitou-se a exclamar: — Acabou, acabou, acabou tudo...
Pensei comigo que havia algo de errado e perguntei: — O que é que acabou? Explica-te melhor.
Liying estava com a fala um pouco desconexa. A seu lado, Ah Ying, de pele morena, que provavelmente também estava sob forte tensão, tinha o rosto ruborizado e disse aflita: — A intensidade do vento continua a aumentar. É muito provável que estejamos a enfrentar uma tempestade extremamente violenta. Um barquinho de pesca como o nosso não tem absolutamente nenhuma capacidade de resistir, e além disso... além disso...
Doufu saltava de desespero e atalhou: — Além do quê? Não medigas que vais afirmar que todos nós vamos ser levados pelo vento.
Ah Ying abanou a cabeça com vigor, depois assentiu e disse: — E além disso, o sistema de propulsão do nosso barco deixou de funcionar!
Estes dois estavam praticamente incoerentes e diziam coisas sem sentido. Vendo que Liying continuava a hesitar e a resmungar ali, senti-me tomado pela irritação, bati com força duas vezes na mesa de comando e bradei: — Parem de entrar em pânico! O que se passa afinal?
A minha palmada, combinada com a expressão zangada, deve ter tido algum efeito dissuasor, pois Liying e Ah Ying recuperaram o prumo imediatamente para se explicarem.
Aparentemente, as ondas e o vento estavam tão fortes que o sistema de propulsão do barco não tinha potência suficiente, encontrando-se numa situação em que avançava três metros e recuava dois. Além disso, a direção do vento apresentava um formato espiralado, fazendo com que a nossa embarcação já se tivesse desviado da rota. Enquanto falavam, o sistema de navegação automática emitia avisos sonoros contínuos, exigindo que corrigíssemos o rumo. Liying, sem tempo para conversar connosco, correu de volta para a mesa de comando. Passados instantes a tentar resolver a situação, começou a praguejar a granel: — Não dá, não consigo corrigir o rumo. O que fazemos agora?
Em suma, tínhamos praticamente perdido o controlo da embarcação. Se continuasse assim, com o agravamento da tempestade, era impossível prever para onde seríamos des}{( ext{desviados})}.
Nesse exato momento, acompanhada por relâmpagos e trovões, desabou uma tempestade torrencial. As ondas do mar revolviam-se com cada vez mais violência, e o barco já não se limitava a balançar; subia e descia ao sabor das vagas, parecendo prestes a submergir a qualquer instante no meio daquele turbilhão furioso.
Doufu tornou a praguejar contra a previsão meteorológica: — Isto é para nos matar.
Liying abanou a cabeça e disse: — As previsões meteorológicas no mar costumam ser bastante precisas. Não percebo porque é que isto está a acontecer. Será que tem a cargo da lula-fantasminha?
Doufu replicou: — Deixa-te de tolices! Deixemos de lado essas histórias de peixes a clamar por vingança, pois não fazem o menor sentido. Mesmo que fosse verdade, não tirámos já a pérola de lá de dentro?
Liying insistia: — Eu não sei! Vão perguntar a quem?
Nesse momento, eu já me tinha acalmado, pensando comigo: será que era novamente a maldição daquela Face de Kuei a agir contra nós? Por onde quer que eu vá, a desgraça segue-me? Enquanto matutava sobre isto, disse: — Parem de especular. O que tinha de acontecer já aconteceu, não adianta falar nisto. Liying, Ah Ying, vocês são os profissionais, pensem se há alguma solução.
Com a ventania e o mar furiosos, ali em pé na sala de comando, oscilávamos de um lado para o outro com o balanço do navio, correndo o risco de cair a qualquer descuido. Cada qual agarrou-se a um ponto fixo para tentar estabilizar a postura e começámos a discutir contramedidas.
Liying fitava o mar aberto, observando outra vaga iminente ao longe que nos elevaria às alturas. Com o rosto ligeiramente pálido, declarou: — A menos que a intensidade do vento diminua, seremos incapazes de recuperar o comando do barco.
Eu propus: — Sendo assim, nem vale a pena pensar nisso. Além do desvio na rota, que outros perigos enfrentamos agora?
Liying consultou o ecrã da mesa de comando, que indicava que já nos tínhamos desviado da rota original para norte e seguíamos na direção oeste, uma zona pontilhada de inúmeros pontos pretos. Perguntei: — O que significam estes pontos pretos?
Liying ficou com a feição de quem tinha perdido a mãe: — Zona de recifes, o tipo de lugar que os barcos devem contornar. Mas nós estamos a ir diretamente para lá!
Droga!
Desta vez, também perdi a serenidade e ordenei: — Mesmo que seja avançar três metros e recuar dois, aceitemo-lo. Usem o motor para avançar, para ganhar tempo... Não, não avancem para a frente, vão para leste!
Obedeceram imediatamente. A vaga seguinte chegou tal como previsto; o barco foi erguido aos céus pela crista da onda e depois, com a descida da água, atirado para longe. Nessas circunstâncias, já não se tratava de avançar três metros e recuar dois; recuávamos dezenas de metros de uma só vez.
Nesse instante, o ecrã começou também a exibir sinais de tempestade. Parecia que a previsão meteorológica chegava com atraso. Praguejei em silêncio: de que servia acionar aquilo agora? Mas ao olhar para o indicador de força do vento, senti um frio na espinha e uma dormência nos pés: a intensidade máxima exibida no ecrã atingia alarmantes quinze graus na escala. Significa que ainda não estávamos no limite máximo, e que o que nos aguardava seria ainda mais aterrorizante.
Se estivéssemos em terra firme, fosse qual fosse a situação, eu tentaria arranjar uma solução; mas ali, em alto mar, a nossa única tábua de salvação era o barco. Fora dele, não havia qualquer sítio onde nos abrigarmos. O que podíamos fazer?
Se continuasse assim, mais cedo ou mais tarde acabaríamos por emborcar ou por naufragar ao embater nos recifes.
A água do mar lá fora continuava a invadir o convés, que, fustigado pelas ondas e pela chuva torrencial, não tinha um único canto seco. Baixei a cabeça para meditar numa saída, enquanto os outros ostentavam expressões diversas. Por mais capazes que fossem em terra, ali no mar sentiam-se impotentes. Em comparação com militares ou professores, Liying e Ah Ying acabavam por ser os pilares de referência.
Foi então que reparei que Duan Fei ostentava um ar algo singular, murmurando entre dentes como se se tivesse lembrado de algo e falasse sozinha sem parar. Um impulso levou-me a aproximar-me e a perguntar: — Aconteceu alguma coisa?
Duan Fei ergueu os olhos ao ver que era eu, sobressaltou-se por um instante e depois, fazendo um bico com os lábios, murmurou: — Não te aproximes de mim.
Fiquei sem saber o que pensar e perguntei: — O que é que queres dizer com isso?
Duan Fei fez uma careta, indicando a direção de Gu Wenmin. Voltei-me para olhar e vi que Gu Wenmin, aparentemente alheia a tudo aquilo, tinha as sobrancelhas ligeiramente franzidas e os lábios rosados firmemente cerrados, concentrada em pensar numa solução.
Também achei aquilo intrigante. Na verdade, eu não era de falar muito ao pé de estranhos e não tinha grande intimidade com Duan Fei; contudo, por alguma razão, ela parecia nutrir certa simpatia por mim. Seria o meu encanto natural em alta, ou nasceria eu com o dom de agradar às mulheres? Vendo que eu me mantinha em silêncio, os cantos da boca de Duan Fei curvaram-se num sorriso e ela gracejou: — Estar tão perto de mim, não tens medo que ela se zangue?
Fiquei sem saber se havia de rir ou chorar e disse: — Nós não temos nada um com o outro, pois não? Esquece, finge que não perguntei nada.
Embora o meu feitio pudesse ser difícil noutros aspetos, sou absolutamente leal àqueles a quem dou valor. Percebia que a rapariga parecia interessada em mim, mas não queria alimentar ambiguidades, pelo que me preparava para me afastar. No entanto, nesse exato momento, Duan Fei agarrou-me subitamente pelo braço e disse: — Fiz uma descoberta relacionada com esta tempestade. Não queres ouvir?
Virei-me para fitar o seu rosto: a bela face exibia um ar astuto e o olhar que me dirigia era um claro desafio.
Respondi: — Claro que quero saber. Se tens algo a dizer, dizes já. Mas claro, se te calares, não esperes que eu te implore, afinal tu também estás neste barco.
Ao ouvir isto, Duan Fei ficou ruborizada de raiva, bateu o pé com força e exclamou: — És um ingrato!
O tom da voz atraiu a atenção de todos os presentes. Como estávamos os dois ali juntos, parecia que eu a estava a intimidar. O olhar de Ah Ying tornou-se de imediato acusatório, para não falar do de Gu Wenmin. Por momentos, senti que nem se me atirasse ao rio amarelo conseguiria limpar a minha reputação.
Contudo, foi então que Doufu irrompeu em cena e exclamou surpreso: — Ó minha Jovem Duan, tens jeito para descobrir coisas, é verdade! O maior defeito deste rapaz é mesmo ser um ingrato. Uma vez, fomos a um bar e uma rapariga bonita aproximou-se por iniciativa própria para o convidar a ir para um quarto com ela divertir-se um pouco. Adivinhas o que ele disse? Disse: "Minha senhora, por favor, ponha-se no seu lugar." Hahaha... quase morri de rir! A rapariga ficou a chorar de raiva e chamou-lhe ingrato. Olha, tal e qual como estás agora!
Quase vomitei sangue ao ouvir aquilo. Pensei comigo se aquele rapaz me estaria a valer ou a arranjar um rival. Por que razão tudo o que saía daquela boca ganhava um sentido tão distorcido? Duan Fei apanhou logo a entrelinha de Doufu; o seu rosto alternava entre o pálido e o avermelhado. Os restantes, sendo inteligentes, perceberam a situação, mas, por ser um assunto delicado, preferiram fingir que não compreendiam.
Pouco depois, a expressão de Duan Fei suavizou-se. Senti um certo remorso, sabendo que a rapariga não tinha más intenções e apenas gostava de mim um pouco; mas, uma vez que eu já tinha alguém de quem gostava, era impossível alimentar quaisquer esperanças nela. Sendo assim, o melhor seria falar com clareza para não lhe iludir os sentimentos.
Nesse instante, Doufu retomou a iniciativa e disse: — Ouvi tudo o que vocês os dois diziam agora mesmo. Que história é essa de pistas sobre a tempestade? Desbucha lá isso depressa; se demorarmos mais e formos todos parar ao inferno, já será tarde demais.
Ao ouvir tal, o professor Lin interveio de imediato: — Filha, não te ponhas com birras. O que se passa afinal?
Com a ordem do mestre, Duan Fei não teve alternativa senão confessar. Estendeu subitamente o dedo na direção da miúda que se mantinha em silêncio e declarou: — É ela que está a tramar tudo isto.