Capítulo catorze: Rumo ao mar
Aquela refeição terminou bem tarde. Quando saímos da casa do professor Lin, já passava das dez da noite. Eu e Tofu voltamos ao hotel cambaleando de bêbados e, no dia seguinte, só acordamos ao meio-dia.
Enquanto escovava os dentes, Tofu recordou:
— Durante o jantar de ontem, o velho professor disse que partiríamos hoje, mas não nos contou para onde.
Pensei por um instante e respondi:
— Ele mencionou que iríamos para o mar. O lugar mais próximo da capital é a Baía de Bohai. Suponho que amanhã seguiremos nessa direção.
Tofu continuou:
— Também dá para fazer arqueologia no mar?
— Claro. A humanidade começou a navegar há muito tempo. Durante as viagens, navios mercantes eram tragados por tempestades, e as cargas permaneciam no fundo do oceano. Por isso, há muitos tesouros submersos. Além disso, nos últimos dois anos, o resgate de objetos no leito marinho tornou-se uma tendência. Não há nada de estranho nisso.
Tofu assentiu e continuou escovando os dentes. De repente, cuspiu espuma e disse:
— Não. Hoje seu cérebro não está funcionando direito. Pense: se fôssemos apenas resgatar navios naufragados, por que chamariam justamente nós dois? Mesmo que fosse para limpar nosso nome, seria forçado demais.
Depois que Tofu falou aquilo, também achei que havia algo errado. Pensei: será que não se tratava de um resgate submarino? Mas, se iríamos para o alto-mar, como poderíamos saquear uma tumba?
Enquanto nos lavávamos, eu e Tofu conversamos sem parar, mas não conseguimos deduzir nada de útil. Só nos restava seguir um passo de cada vez. Como o professor Lin cuidaria de todo o equipamento, não precisávamos preparar muita coisa. Bastava arrumar alguns objetos pessoais. Terminamos tudo naquele mesmo dia e passamos o restante do tempo passeando por Pequim, inclusive pela rua Wangfujing.
Havia muitos lugares para comer por ali, com pratos típicos de todas as partes do país. Só voltamos ao hotel depois de encher a barriga até ficarmos redondos, andando aos tropeços. No dia seguinte, reunimo-nos no local combinado com antecedência com o professor Lin e os demais.
Como eu havia previsto, o ponto de partida ficava mesmo nas proximidades da Baía de Bohai. De carro, a viagem desde Pequim levaria mais de seis horas.
Era de manhã cedo quando todos nos encontramos. No estacionamento atrás do Instituto de Avaliação Arqueológica havia uma van prateada, de aparência bastante discreta. Algumas pessoas já estavam reunidas ao redor do veículo. Além de Gu Wenmin e do professor Lin, eu não conhecia ninguém.
Na verdade, eu não tinha grandes expectativas em relação àquela viagem. Ainda havia um monte de problemas confusos por resolver, mas, no meio de tudo, mandavam-me para o mar a fim de cuidar de outros assuntos. Era inevitável sentir algum desagrado. Contudo, por alguma razão, assim que vi Gu Wenmin, meu coração se acalmou de repente.
Não fui apenas eu. Tofu também pareceu relaxar. Talvez fosse a confiança que havíamos desenvolvido depois de enfrentar juntos a vida e a morte. Quando encontramos um companheiro confiável, sentimo-nos seguros naturalmente.
Quando ficava alegre, Tofu tendia a perder a noção dos limites. Assim que viu Gu Wenmin, provocou-a:
— Ah, belíssima Gu! Um dia sem vê-la parece três anos! Senti tanto a sua falta!
Enquanto falava, avançou para abraçá-la. Gu Wenmin empalideceu de espanto e disse:
— Tofu, homens e mulheres devem manter certa distância.
Tofu bateu o pé, apertou a garganta e falou com voz afetada:
— Que horror! Eu sou uma mocinha!
Quase cuspi sangue. Chutei Tofu para o lado sem hesitar.
Além do professor Lin e de Gu Wenmin, havia também um rapaz e uma moça, ambos jovens, que não se afastavam nem um passo do professor. Talvez fossem seus alunos. Além deles, havia ainda duas figuras que chamavam bastante atenção: ambos eram carecas, tinham aparência forte e saudável e mantinham um olhar extremamente vigilante. Talvez fossem os saqueadores oficiais mencionados pelo professor Lin.
Assim que eu e Tofu chegamos, todos entraram no veículo. Um dos carecas assumiu o volante, e partimos em direção à estrada nacional.
Naquele momento, todos estavam sóbrios, nada parecidos com a situação da noite anterior, quando estávamos completamente embriagados. Tofu era incapaz de guardar perguntas para si e imediatamente lançou uma série delas:
— Professor Lin, para onde vamos no mar? Será que vamos resgatar um navio naufragado? Já vou avisando: ultimamente desenvolvi medo de água.
Isso era verdade. Desde que fora repetidamente inundado dentro da tumba da princesa Gégé, Tofu abandonara a antiga paixão por nadar. Agora, ao ver uma piscina, dava a volta e seguia por outro caminho.
Como se costuma dizer: saquear tumbas envolve riscos; quem pretende entrar nesse ramo deve ser cauteloso. Basta um descuido para ficar com um trauma psicológico.
O professor Lin riu ao ouvir aquilo. As rugas de seu rosto se amontoaram como uma crisântemo em plena floração.
— Fiquem tranquilos. Não vou obrigá-los a entrar na água. Desta vez, não faremos um resgate submarino. Se fosse apenas para recuperar um navio naufragado, não precisaríamos das habilidades de vocês.
Em seguida, começou a nos explicar o objetivo daquela viagem marítima. Quando eu e Tofu terminamos de ouvir, ficamos boquiabertos. Tofu foi ainda mais direto:
— Professor, o senhor está brincando conosco?
Segundo o professor Lin, nossa missão era uma operação de saque oficial. Em outras palavras, tratava-se de uma tarefa em que as autoridades não podiam aparecer diretamente e precisavam agir nos bastidores. Levando a ideia ao extremo, seria algo semelhante ao trabalho de espiões e agentes secretos.
O destino da viagem era uma ilha situada a sudeste do Japão.
A ilha pertencia oficialmente ao Japão, mas era um lugar remoto e desabitado, sem ninguém estacionado ali. Portanto, não precisávamos temer que nos descobrissem.
Talvez você esteja se perguntando: como um grupo que escava tumbas foi parar numa ilha japonesa?
O professor Lin nos contou a origem de tudo. Eu e Tofu ouvimos a história e achamos aquilo simplesmente inacreditável.
Para explicar o caso, era preciso começar por Qin Shi Huang.
Qin Shi Huang era um homem de grande talento e ambição. Unificou os seis reinos, e, sob seu governo, o Império Qin tornou-se próspero e poderoso.
Os seis reinos haviam sido conquistados e o povo finalmente vivia em paz. O que restava fazer? Naturalmente, firmar-se no trono e desfrutar de sua riqueza e glória. Mas toda vida humana chega um dia ao fim. Qin Shi Huang sentiu-se injustiçado pelo destino. Passara metade da vida lutando e, agora que enfim alcançara a estabilidade, estava envelhecendo. A terra que conquistara com tanto esforço não lhe proporcionaria muitos anos de prazer.
Não podia ser. Ele precisava viver mais alguns anos, algumas décadas, talvez centenas de anos. Precisava tornar-se imortal!
Por isso, na fase final de seu reinado, Qin Shi Huang passou a acreditar cegamente nos alquimistas, a preparar elixires e a ingerir mercúrio, em busca da imortalidade. Naquela época, mantinha muitos alquimistas em sua corte, e eles competiam entre si para conquistar seu favor.
Um deles chamava-se Xu Fu. Foi ele quem concebeu o estratagema de procurar os imortais além-mar. Disse ao imperador que, no oceano, existia a ilha imortal de Penglai, onde viviam seres divinos capazes de preparar o elixir da vida eterna. Afirmou que estava disposto a levar homens ao mar para buscar a poção.
Assim que ouviu que poderia tornar-se imortal, Qin Shi Huang aceitou imediatamente.
É claro que o elixir não passava de uma mentira. Xu Fu usou a história para suprimir os demais alquimistas e, com isso, conquistou a confiança do imperador. Partiu duas vezes para o mar, mas voltou de mãos vazias, alegando que ocorrera um “acidente”.
Depois do fracasso da primeira expedição, Xu Fu explicou que no oceano havia homens-peixe capazes de hipnotizar as pessoas com o canto. Como não dispunha de homens suficientes para matá-los, a missão fracassara.
Na segunda viagem, Qin Shi Huang forneceu-lhe ainda mais homens. Naturalmente, também retornou sem sucesso, pois no mar não havia elixir algum. Dessa vez, Xu Fu encontrou outra desculpa: embora tivessem repelido os homens-peixe, os imortais haviam considerado insuficiente a sinceridade deles. O elixir era precioso e, portanto, exigia um sacrifício de tesouros, rapazes e moças virgens.
Nos últimos anos de vida, Qin Shi Huang tinha pavor da morte e estava obcecado pela busca da imortalidade. Qualquer pessoa sensata teria percebido que Xu Fu não era digno de confiança, mas o imperador agarrou-se às suas promessas como quem se agarra a um último fio de esperança. Assim, Xu Fu partiu para o mar pela terceira vez.
Aquela expedição foi de uma dimensão extraordinária. Mais de vinte navios formavam uma longa frota, carregados de ouro, prata, tesouros, grãos, animais domésticos, rapazes e moças virgens, além de homens jovens e fortes. Dessa vez, partiram e nunca mais voltaram.
Só então Qin Shi Huang percebeu que havia sido enganado.
Mas para onde Xu Fu levou todos aqueles tesouros e pessoas?
Segundo a hipótese de alguns historiadores posteriores, ele seguiu sempre para o leste. E o que havia a leste? As terras dos povos bárbaros do mar. Por isso, existe uma teoria segundo a qual Xu Fu conduziu seus homens até uma região oriental, onde se estabeleceram, multiplicaram-se e prosperaram. Essa terra viria mais tarde a ser conhecida como Japão.
Depois de ouvir tudo, Tofu gaguejou:
— Então os antepassados dos japoneses eram chineses? Droga, eu não tenho descendentes assim.
Dei-lhe um tapa imediato e virei-me para o professor Lin:
— Professor, isso não passa de uma hipótese. Não há provas concretas. Não podemos sair dizendo esse tipo de coisa. Caso contrário, nossos compatriotas japoneses acabarão nos chamando de descarados.
O professor Lin respondeu:
— Em assuntos assim, pouco importa haver provas concretas ou não. E daí se for mentira? E daí se for verdade?
A pergunta dele fazia sentido. Mesmo que fosse verdade, não poderíamos chegar aos japoneses dizendo: “Ora, na verdade somos uma só família. O povo de vocês é nosso, e a terra de vocês também deveria pertencer a nós.”
Isso serviria para quê? Para nada.
Independentemente de a hipótese estar correta ou não, de ser verdadeira ou falsa, tudo aquilo acontecera mais de dois mil anos antes. Já não tinha importância alguma.
Eu disse:
— O senhor tem razão. Mas, nesse caso, por que vamos secretamente até aquela ilha na fronteira do Japão? O que existe lá?
O professor Lin respondeu:
— Hoje, aquela região pertence ao território japonês. Estamos indo para lá porque, há mais de vinte anos, obtivemos informações de primeira mão. A origem dessas informações é uma história longa. Em resumo, com base nelas, encontramos uma pista: dizem que a tumba de Xu Fu está naquela ilha.
Gu Wenmin assentiu levemente e disse:
— É a tumba de Xu Fu que vamos procurar.
Eu e Tofu trocamos um olhar, incapazes de dizer qualquer coisa por um momento.
Tudo o que o professor Lin havia contado até então podia ser ouvido como uma simples história. Mas agora estávamos prestes a ir ao Japão em busca da tumba de Xu Fu. Sem falar na possibilidade de ela sequer existir, e se realmente a encontrássemos? Nesse caso, a dedução feita pelo professor Lin não se provaria verdadeira? Será que Xu Fu realmente havia atravessado o mar e chegado ao Japão?
E que sentido haveria em encontrar sua tumba agora? Não seria possível que estivéssemos tentando revelar a verdade da história, seria?
O professor Lin, contudo, não continuou. Parecia cansado e fechou os olhos para descansar.
A estrada era bastante irregular. Não demorou muito para que todos começassem a cochilar. Ninguém voltou a conversar. Cada um dormiu um pouco, e, por volta das duas da tarde, o carro parou à margem da Baía de Bohai.
A costa formava uma curva em U. À direita ficava o porto da baía, onde estavam atracados barcos de todos os tipos. Seguimos de carro para a esquerda e, depois de nos afastarmos gradualmente do porto, chegamos a uma área desabitada. Os barcos ancorados ali eram todos pesqueiros.
Essas embarcações de alto-mar eram muito diferentes dos barcos que costumávamos ver nos rios. Tinham mais de trinta metros de comprimento e eram verdadeiros colossos.
Em meio àqueles gigantes, uma embarcação pequena chamou bastante atenção. Não era tão grande: da proa à popa, devia ter cerca de vinte metros. Embora menor, parecia nova. Havia três pessoas na proa, duas delas carecas.
Bastou um olhar para que eu entendesse: aquela pequena embarcação provavelmente era o barco em que viajaríamos, e os três homens a bordo deviam ser nossos companheiros.