Capítulo Doze: Velhos Conhecidos
Zhuan Rui naturalmente não iria me convidar para jantar. Após definirmos o plano e trocarmos contatos, Doufu e eu pegamos um táxi de volta ao hotel. No caminho, passamos por uma passarela de pedestres repleta de vendedores ambulantes, que empurravam carrinhos carregados de frutas e petiscos. Pequim é uma cidade muito movimentada, e a passarela estava apinhada de trabalhadores migrantes. Ao descermos do carro e atravessarmos a ponte, vimos que os vendedores atraíam muitos jovens, crianças e pedestres, tornando o local ainda mais congestionado.
Enquanto caminhava, comentei com Doufu: "Eu também já tentei vender coisas em passarelas. Lembro-me da minha primeira tentativa de negócio; sem experiência, perdi mais de dois mil. Naquela época, dois mil eram o resultado de um ano inteiro carregando tijolos em canteiros de obras. Depois do prejuízo, fiquei sem dinheiro nem para o miojo, eu..." Falei por um bom tempo e, de repente, percebi que ninguém me respondia. Ao virar-me, fiquei estupefato: Doufu havia sumido.
Droga, como é que ele se perdeu assim?
Olhei apressadamente ao redor, buscando-o na multidão. Finalmente, encontrei-o diante de uma barraca, puxando conversa com uma garotinha. Irritado e achando graça, disse: "Essa criança deve ter uns onze ou doze anos, deixe-a em paz."
Doufu respondeu: "Você não entende nada. Segundo estatísticas, homens de sucesso são, em média, sete anos mais velhos que suas esposas. Portanto, o que estou criando agora é a esposa de outra pessoa; minha esposa ainda está na escola."
Era uma barraca de bonecos de açúcar. O pote continha um xarope que, sob a luz do sol, brilhava como âmbar, atraindo muitas crianças. Puxei Doufu pela gola, pronto para ir embora, mas ele insistiu: "Espere, espere, já paguei. Pedi um dragão e um tigre; um para cada um. Com essa dupla, vamos dominar o mundo dos cogumelos."
Enquanto falávamos, o mestre artesão terminou o dragão e começou a fazer o tigre. Eu intervi: "Nada de tigre, quero um gato."
Doufu não gostou e insistiu no tigre. Eu retruquei: "Eu sou o dragão, sem dúvida, mas você não tem nada de tigre. Não somos uma dupla de dragão e tigre, somos o conjunto Totoro."
Enquanto discutíamos, meu telefone tocou. Era Gu Wenmin. Ela deve ter se preocupado muito ultimamente, o que me deixou sensibilizado. Atendi e ouvi sua voz, entusiasmada e alegre: "Chen Xuan, venha aqui com Doufu rapidamente, o problema foi resolvido."
Perguntei: "Na delegacia?"
Gu Wenmin me passou um endereço. Para minha surpresa, era o Instituto Central de Arqueologia. Fiquei confuso: o que ela estaria fazendo lá? O gato de açúcar de Doufu ficou pronto, descemos da passarela e, famintos, compramos alguns pães. Comendo-os, pegamos um táxi para o instituto. O local era imponente, porém silencioso. Exceto pelo segurança que jogava no celular na entrada, não vimos mais ninguém. Seguimos os números das salas até encontrarmos um escritório. Batemos à porta e Gu Wenmin atendeu.
Ao entrar, vi um escritório pequeno, com estantes de livros em três paredes, abarrotadas de arquivos e documentos. Atrás da mesa, estava sentado um senhor de cabelos brancos e óculos.
Doufu, vendo aquilo, sussurrou: "Será que esse é o pai da bela Gu? Ela trouxe você para conhecer o sogro?"
Gu Wenmin, que tinha ouvidos atentos, lançou um olhar severo a Doufu e disse: "Não diga bobagens." Em seguida, fez as apresentações. O senhor chamava-se Lin, um professor de arqueologia. Parecia cheio de energia e vitalidade, sem a decadência comum aos idosos, provavelmente por passar a vida em campo. Embora eu não entendesse por que ela queria que eu conhecesse um professor, sabia que ela era alguém de confiança, então fui cortês com o Professor Lin.
O velho professor era elegante, acessível e sem a arrogância acadêmica. Após as apresentações, ele disse: "Ouvi sobre o caso de vocês através da Srta. Gu. Quem diria, você é descendente do Professor Chen."
Professor Chen? Pensei comigo mesmo: será que esse velho conhecia meu avô? Como se percebesse minha dúvida, o professor sorriu: "Quando comecei a trabalhar, fui orientado pelo Professor Chen Siyuan. Acompanhei-o em muitos lugares e aprendi muito. Infelizmente, ele pediu demissão e nunca mais deu notícias. Tantos anos se passaram, e eu também envelheci." Seus olhos refletiam uma profunda saudade.
Só então soube que ele era um velho amigo do meu avô, provavelmente um dos alunos que ele orientou na equipe de arqueologia. Não nutria grandes sentimentos pelos meus pais, pois não os via ou falava com eles há vinte e oito anos, e tudo o que ouvia era negativo. Mas fui criado pelo meu avô, com quem vivi por mais de uma década. Ao ver a expressão nostálgica do Professor Lin, lembrei-me dos tempos com meu avô, e meu coração ficou pesado, deixando-me sem palavras.
Durante anos, quase não pensava no passado; a vida precisava seguir em frente. Mas, desde que entrei no mundo dos saqueadores de tumbas, há um mês, percebi que esse meio é pequeno e, ao mesmo tempo, vasto, com relações complexas. Encontrar um velho conhecido do meu avô despertou uma saudade que eu mantinha enterrada.
Doufu, percebendo o clima, tentou mudar de assunto: "Bela Gu, vamos ao que interessa. O que o Professor Lin tem a ver conosco?" O professor recuperou o foco e, antes que Gu Wenmin respondesse, disse: "Entendo a situação de vocês. É o seguinte: tenho um plano de arqueologia marítima que requer algumas técnicas engenhosas dos 'caçadores de túmulos'. Gu me recomendou vocês e, como você é neto do Professor Chen, este posto é seu por direito." Ele não nos chamou de ladrões de tumbas, mas usou o termo técnico, o que foi uma forma de respeito.
Senti uma simpatia maior pelo velho professor. Mas simpatia não enche barriga, então fiquei em silêncio, esperando que ele continuasse.
Doufu disse prontamente: "Nós mal conseguimos nos salvar, e vamos com o senhor para uma expedição arqueológica?"
Gu Wenmin sorriu: "É uma chance de se redimirem. A arqueologia sempre colaborou com os caçadores de túmulos. O próprio caso do seu avô é um exemplo. Esta expedição marítima do Professor Lin requer certas habilidades específicas. É uma ótima oportunidade; vou reportar isso aos superiores para limpar a ficha de vocês. Se possível, poderão até trabalhar no Instituto."
Pensei: meu avô deixou o instituto por causa de uma maldição. Sem pistas sobre a "Máscara de Gu She", o que eu faria lá? Mas limpar meu nome seria bom, e talvez, através do Professor Lin, eu pudesse descobrir algo sobre meu avô.
Contudo, que tipo de expedição exigia a participação de ladrões de túmulos? Será que os especialistas não conseguiam resolver sozinhos? Fiz a pergunta de forma polida. O professor sorriu: "Não precisa me chamar de professor, pode me chamar de Tio Lin. Já que é neto do Professor Chen, não seja formal comigo." Ele pausou e continuou: "Antes da fundação da Nova China, não existiam equipes de arqueologia. O que você acha que eles faziam?"
Doufu respondeu: "Escavavam tumbas, só que vocês têm licença e nós não."
O Professor Lin riu alto: "O rapaz é direto! Você tem razão. Escavar tumbas faz parte do nosso trabalho, só que fazemos isso às claras. No passado, isso era chamado de 'saque oficial'." Eu não esperava que ele mencionasse o saque oficial. Hoje em dia, isso não é mais necessário, pois as equipes de arqueologia fazem o serviço. Tecnicamente, o saque oficial desapareceu com a história após a fundação da Nova China.
Como se lesse nossos pensamentos, o professor completou: "O saque oficial diminuiu, mas não sumiu. Muitas atividades atuais são autorizadas pelo instituto. O saque oficial geralmente lida com coisas que precisam ser escavadas, mas não podem ser expostas ao público."
Eu disse: "Entendo."
O professor prosseguiu: "O que vamos escavar é algo assim. Darei detalhes depois. A expedição exige ir ao mar e há riscos. A Srta. Gu irá conosco, além de alguns 'saqueadores oficiais' enviados pelo governo. Eles usam técnicas modernas, mas..." Ele balançou a cabeça. "Não confio muito neles."
As técnicas modernas surgiram com a tecnologia. As primeiras datam de Sun Dianying, que saqueou o mausoléu de Cixi. Antigamente, se não conseguissem cavar um buraco ou enfrentassem paredes de ferro e bronze, os ladrões desistiam.
Na Dinastia Qing, a riqueza nacional permitiu túmulos ultraprotegidos. Quando Sun Dianying saqueou Cixi, os tijolos eram como aço. Como não podiam cavar, usaram dinamite. Foi assim que nasceu o saque moderno. Com o tempo, surgiram detectores de metal, explosivos de controle remoto, coletes à prova de balas e medidores magnéticos.
O professor rememorou: "Esses aparelhos são inanimados. Anos de experiência me ensinaram que depender de instrumentos nunca supera a experiência de um perito." Ele começou a me contar uma história sobre meu avô. Nas anotações de trabalho dele, nunca houve menção ao período na equipe de arqueologia. Doufu e eu ouvimos com curiosidade, enquanto o professor falava com emoção e respeito.