Capítulo Trinta e Três: O Navio de Guerra
Nesse momento, Gu Wenmin estava de pé na cabeceira da cama. Os cobertores e os colchões já estavam secos, e todos improvisavam suas camas no convés. Caminhei até ela, mas ela apenas me olhou de relance e não disse nada, o que me deixou um pouco confuso. Eu disse:
— Wenmin, se eu fiz algo errado ou me excedi em alguma coisa, por favor, seja direta. Sou um homem que não teve muitas namoradas, e tentar adivinhar o que passa na cabeça de vocês, mulheres, é pedir demais para mim.
Ao ouvir isso, Gu Wenmin me fuzilou com o olhar e retrucou:
— Pode parar de fingir. O pequeno Dou já me contou todos os seus podres.
— O quê? — levei um susto e exclamei: — Aquele bocudo, juro que vou costurar a boca dele. Eu juro que já não sinto mais nada por Xiao Jing, muito menos por Duan Fei. A culpa é minha por ser irresistível e cativante, e se elas insistem em ficar no meu pé, não há muito o que eu possa fazer. Mas para com você, sou leal e dedicado até o fim.
Foi então que ela esboçou um sorriso e disse:
— Normalmente parece um poço de silêncio, mas quando começa a falar besteiras, não há quem o segure.
Vendo-a sorrir, soltei um suspiro de alívio e aproveitei o momento para insistir:
— Já que é assim, então não fique implicando com a garota Duan Fei. Prometo que, daqui em diante, darei a volta por ando quer que a veja, e esconderei toda a minha testosterona.
Gu Wenmin não sabia se ria ou chorava com aquilo e perguntou:
— Para você, eu sou uma pessoa tão mesquinha assim?
É claro que eu não ousei dizer diretamente que ela estava com ciúmes, então perguntei por outro caminho:
— Sendo assim, por que vocês brigaram durante o dia?
Ela silenciou por um momento antes de responder:
— Não foi pelo motivo que você está pensando. Eu ainda não tenho certeza de muita coisa... De qualquer forma, nestes dias, não fique muito perto dela. Ela tem algum problema...
Antes que pudesse terminar, uma voz nos interrompeu repentinamente. Era Wu思冬 (Wu Sidong), que disparou em tom invejoso:
— No meio da noite, o que vocês dois ainda estão cochichando?
Achei a cena um tanto cômica e disse a Gu Wenmin:
— Viu só? Não sou o único por aqui que exala testosterona.
Ficando sem palavras, Gu Wenmin apenas deu de ombros e comentou:
— Vou observar por mais algum tempo e, se houver oportunidade, conversamos depois.
Provavelmente incomodada com o olhar de Wu Sidong, ela encolheu-se sob as cobertas e decidiu dormir por conta própria.
Apesar de ser verão, as noites no mar eram úmidas e frias, exigindo o uso de cobertores. Com exceção dos quatro robôs que se revezavam na vigília, o restante de nós dormiu a sono solto até o amanhecer.
Até aquele momento, já estávamos presos pelo terceiro dia consecutivo, e a água potável havia se esgotado por completo. Contudo, havia no mar uma espécie de peixe apelidada de "peixe-viajante", cujos corpos possuíam um alto teor de umidade. Para matar a sede, todos os que estavam livres começaram a capturar esses peixes com redes, sob a orientação de Ah Ying. Ao cortar a pele e a carne do animal, um líquido leitoso escorria de seu interior; tinha um sabor suave, com um leve traço de odor de sangue, mas ainda assim era tragável.
No terceiro dia de confinamento, as piadas possíveis já haviam sido contadas e todos os métodos para matar o tempo tinham se esgotado. Depois de comer o peixe, cada um sentava-se em silêncio, contemplando a imensidão do horizonte marinho. A sensação de solidão e a incerteza quanto ao futuro pesavam pesadamente em nossos corações.
Horas se passaram enquanto eu entediadamente golpeava alguns mariscos sobre as rochas, quando o Robô Número Um, que permanecia de vigia em um ponto elevado, anunciou de repente:
— Alvo avistado.
O Robô Número Dois declarou:
— É uma embarcação!
O Robô Número Três acrescentou:
— Parece ser um navio de guerra da marinha.
O Robô Número Quatro concluiu:
— Ótimo, finalmente vamos poder comer uma refeição decente!
A conversa repentina dos quatro robôs nos sobressaltou. Todos nos levantamos num ímpeto, escalando os pontos mais altos do casco para mirar na direção apontada por eles. Com efeito, bem longe, no horizonte marinho, recortava-se a silhueta de um navio.
Devido à distância, a embarcação parecia ter o tamanho de uma palma da mão aos nossos olhos. Era vagamente um navio branco em forma de fuso, navegando de maneira estável sobre as águas. Pelo rumo, parecia dirigir-se para o sul — talvez estivesse a caminho de Shenzhen? Ou rumando para Fujian? Em todo caso, seguia a rota de retorno ao país. Eu não tinha certeza de quais critérios os quatro robôs haviam usado para classificá-lo como um navio de guerra, mas, por terem passado pelos quartéis, talvez tivessem reconhecido certas insígnias.
A excitação do grupo era evidente. No começo senti alegria, seguida imediatamente por um aperto de tensão. Avisei aos demais:
— Nosso sinal de socorro não pode ser transmitido, e estamos numa zona de recifes que os navios costumam evitar. Se vacilarmos, aquele navio de guerra passará direto por nós sem nos notar. Precisamos disparar para dar sinal!
Com esse lembrete, os outros despertaram da euforia. Agindo com total sincronia, os quatro robôs engatilharam suas armas de imediato e dispararam três tiros consecutivos para o céu.
Infelizmente, na vastidão daquele mar aberto, misturado ao som do vento e das ondas, o estampido não viajou muito longe. Aqueles tiros, que costumavam ter um alcance estrondoso, soaram abafados e opacos. Um mal-estar sutil apertou o meu peito. Após os disparos, fixei o olhar na embarcação distante e, instantes depois, percebi que ela não tinha a menor intenção de mudar de rumo para vir até nós.
O Robô Número Um franziu a testa e disse:
— Eles não ouviram o sinal.
O Robô Número Dois afirmou:
— Se tivessem captado o sinal, o navio de guerra certamente viria nos resgatar.
O Robô Número Três opinou:
— Se não tomarmos uma atitude agora, o navio vai sumir do nosso campo de visão.
O Robô Número Quatro permaneceu em silêncio. Por um instante achei aquilo estranho, e Doufu, sentindo o mesmo, inclinou a cabeça para perguntar-lhe:
— Por que você não falou nada?
O Robô Número Quatro mantinha o rosto inexpressivo, mas seu tom soava desanimado e lastimoso:
— Parece que meus gansos assados com batatas e arroz branco foram por água abaixo.
Doufu engasgou na hora, arregalou os olhos e disparou:
— Em tão pouco tempo, que tipo de imaginação fértil passou pela sua cabeça?
Vendo que os dois estavam prestes a discutir, senti uma pontada na testa e os interimprovi logo, dizendo:
— Concentrem-se no tempo, parem de gastar energia com bobagens. Se quiserem comer ganso assado com arroz branco, primeiro precisamos subir a bordo de um navio.
Nesse ínterim, meu cérebro já trabalhava em alta velocidade, arquitetando uma estratégia para enviar um sinal.
Em primeiro lugar, disparar armas ali não adiantava nada, pois o som simplesmente não chegava até eles; e mesmo que chegasse, estaria tão distorcido que não chamaria atenção — afinal, havia muitos ruídos no mar, e às vezes até ouvíamos ecos de baleias vindos das profundezas abissais. Portanto, se queríamos que eles recebessem nosso sinal, ficar esperando no mesmo lugar estava fora de questão; tínhamos de tomar a iniciativa.
Contudo, o problema era que aquele grande navio agora não passava de uma casca vazia. Não tínhamos como controlar sua rota e os sistemas de propulsão estavam danificados. Como poderíamos fazê-lo se aproximar do navio de guerra?
Foi então que me lembrei de algo: os botes Salva-vidas.
Quando o navio naufragou, como os botes ficavam na popa, não houve tempo hábil para pegá-los, o que resultou no desastre geral. Agora, aquelas embarcações de salvamento continuavam na popa, embora tivessem rasgo e fendas por toda parte, tornando-se completamente inúteis.
Porém, mesmo sem os botes, podíamos improvisar com outra coisa. Afinal, o tempo de navegação necessário não era longo; bastava que nos aproximássemos o suficiente do raio de alcance daquele navio de guerra para sermos resgatados.
Após esse rápido raciocínio, tomei uma decisão imediata e declarei aos outros:
— Vamos desmontar o navio. Tirem as três placas do fundo do porão de peixes na popa, e remaremos até lá.
O soalho daquele compartimento era composto por duas longas tábuas de madeira maciça encaixadas, lembrando pequenas jangadas naturais. Podíamos usá-las para navegar na direção do navio de guerra.
De onde estávamos, podíamos ver que a velocidade do navio de guerra não era alta, o que indicava estar em patrulha. Portanto, se agíssemos com rapidez, teríamos uma excelente chance.
Liyu e Ah Ying, ambos veteranos do mar, apoiaram de imediato a minha ideia. Juntamente com os quatro robôs, puseram-se a arrancar as tábuas do piso, enquanto o restante de nós reorganizava e limpava os equipamentos. Embora a missão anterior tivesse terminado em fracasso, aquele lote de apetrechos era extremamente valioso e reunir o conjunto completo exigiria muito esforço, de modo que não podíamos simplesmente abandoná-los.
Graças à nossa mão de obra abundante e ao trabalho conjunto, cumprimos a tarefa rapidamente. Todos colocaram as tábuas de madeira na superfície do mar como se fossem jangadas e improvisaram pedaços de madeira arrancados do convés para servirem de remos. Três jangadas, carregando tanto a tripulação quanto os equipamentos, avançaram com força em direção ao navio de guerra ao longe.
Ao sairmos do ponto elevado e descermos ao nível da água, o nosso campo de visão diminuiu drasticamente. O navio de guerra sumiu de vista, mas, como já tínhamos as coordenadas fixadas, isso não representou nenhum problema. Felizmente, as águas estavam calmas e sem ondas. Embora nossas jangadas fossem rudimentares, não corríamos o risco de virar. Todos remavam com afinco, competindo uns com os outros, avançando resolute rumo à embarcação.
Como diz o ditado: a montanha parece perto, mas a subida é longa. O navio de guerra, que parecia ter o tamanho da palma de uma mão, exigia na verdade um enorme esforço para ser alcançado. Remamos por um longo tempo até voltarmos a avistá-lo. Agora parecia um pouco maior do que quando o vimos do navio, o que significava que estávamos mais perto. Com a aproximação, a silhueta do navio militar branco tornava-se cada vez mais nítida. Seu corpo alvo avançava em linha reta, e na embarcação ainda podiam ser vistos vultos pretos em movimento, que deviam ser marinheiros ou tripulantes.
Aquela distância já era suficiente para que nos notassem. Para atrair ainda mais a atenção, os quatro robôs dispararam imediatamente mais uma rodada de tiros de sinalização. Continuamos remando enquanto disparávamos, e quando todos estavam cheios de confiança, acreditando que o navio faria a volta para nos resgatar, uma cena impressionante aconteceu.
O navio continuou navegando para frente e, logo em seguida, a proa sumiu... A parte central também desapareceu...
Bem à frente dele, parecia ter surgido um túnel do tempo. Aquele navio de guerra simplesmente mergulhou dentro daquele túnel espácio-temporal: primeiro a proa, depois o corpo e, por fim, a popa. Instantes depois, o colossal navio desapareceu sem deixar vestígios!
Todos pararam de remar instantaneamente. Com os olhos cravados na extensão de mar onde o navio de guerra estivera momentos antes, permanecemos ali estupefatos, de boca aberta. Doufu sentiu o ar prender na garganta por um longo período antes de conseguir balbuciar:
— Estão brincando com a minha cara? O que diabos está acontecendo aqui? O que acabamos de ver? Aquele navio de guerra sumiu!
Eu já tinha ouvido falar de histórias sobre túneis do tempo no mar, e a descrição era exatamente o que havíamos testemunhado.
No século passado, circulava na Inglaterra uma lenda semelhante sobre uma embarcação da marinha que desapareceu repentinamente enquanto navegava e reapareceu cem anos depois. As pessoas a bordo mantinham a mesma aparência de antes. Quando lhes perguntaram o que havia acontecido durante aquele século, os marinheiros responderam confusos, pois não tinham sentido nada; para eles, fora apenas o piscar de olhos de um segundo. Contudo, todos aqueles marinheiros tiveram vidas curtas: pouco tempo depois de desembarcar, sofreram falência múltipla de órgãos e morreram.
Situação idêntica havia ocorrido com o chamado "túnel do céu". Dizia-se que um avião de reconhecimento dos Estados Unidos passara por circunstâncias parecidas, perdendo o contato com a base e reaparecendo misteriosamente setenta anos mais tarde, sem que o piloto tivesse qualquer percepção do tempo transcorrido, enquanto as pessoas na Terra lutavam para compreender o fenômeno. Infelizmente, o piloto daquela aeronave também envelheceu e faleceu rapidamente pouco tempo depois, sem nos deixar chances de estudo ou decodificação.
A comunidade científica chamava tal fenômeno de fenda ou túnel do tempo. Embora eu tivesse lido sobre essas bizarrices anteriormente, sempre pensei que fossem invenções da ficção. Contudo, ver aquilo acontecer diante dos meus olhos me deixou completamente chocado. Quando consegui recuperar a sanidade, a única coisa que me passou pela cabeça foi: em quantos séculos aquele navio de guerra reaparecerá?
Quase todos ali conheciam lendas sobre túneis do tempo, de modo que os pensamentos de todos convergiam para o mesmo ponto. Contudo, foi nesse instante exato que o Professor Lin pronunciou de repente:
— Ah, então era isso.
Em seguida, soltou um longo suspiro.
Ah, finalmente acabei de escrever! Hoje foi pesado, quase vomitei sangue. Mas o espadachim aqui escreveu com gosto, espero que vocês também tenham curtido a leitura! A próxima atualização extra será liberada assim que atingirmos treze mil votos, e nesse dia haverá três capítulos! Prometido e firmado, vale por cem anos! Heh, um assalto, mandem votos de recomendação!