Capítulo Dezenove: Autópsia

Respiração Fantasmagórica A Lâmina dos Espíritos Malignos 3400 palavras 2026-03-31 22:00:08

O nossocorpo de proa agora encostava-se à amurada da outra embarcação. O navio pirata inteiro permanecia em silêncio absoluto, iluminado apenas por luzes solitárias. Perto da borda, erguia-se uma figura; sua cabeça pendia para o lado sobre a amurada, com sangue escorrendo pelo canto da boca, sem que se soubesse há quanto tempo havia partido.

Era ele quem nos fitara havia pouco na escuridão. Contudo, jamais poderíamos imaginar que se tratava de um cadáver.

Como fora acontecer tal coisa?

Doufu prontamente interrogou Tang Jiangze, apontando para o defunto:
— É este o seu amigo assassinado? Como é possível que essa corja de piratas tenha cometido um crime e nem sequer se dado ao trabalho de limpar o rasto?

O rosto de Tang Jiangze sofreu uma mudança drástica. Ele exclamou:
— Não, ele é um dos piratas! Como é que morreu?

Piratas?

Nossos olhares voltaram-se involuntariamente para a cabine de comando do barco de pesca. Estava completamente vazia, e toda a embarcação mantinha-se muda como antes, sem o menor vestígio de vida.

Será que aqueles piratas haviam se degladiado entre si?

O grupo dos quatro carecas fez-nos um gesto, indicando para permanecermos onde estávamos enquanto eles iam averiguar a situação a bordo. Sendo ex-militares e possuindo treinamento profissional, eram evidentemente superiores a nós. Aquele tipo de tarefa devia ser entregue a profissionais, e tampouco era o momento para nos expormos. Assim, aguardamos no barco, observando os quatro transporem a amurada e saltarem para a embarcação alheia.

Com movimentos ágeis, assim que subiram, dispersaram-se de imediato, dirigindo-se respetivamente à proa, à popa e aos flancos. Em seguida, reuniram-se com rapidez num único ponto, balançando a cabeça em sinal de que nada tinham encontrado. Logo depois, avançaram juntos em direção à cabine de comando. A estrutura daquele tipo de barco de pesca era quase padronizada; a cabine de comando devia dar acesso ao corredor que levava ao alojamento da tripulação no pavimento inferior.

Acompanhamos cada detalhe dos seus movimentos até que os quatro entraram na cabine de comando e suas silhuetas desapareceram. Durante esse intervalo, Tang Jiangze tentou repetidas vezes saltar para o outro barco, mas fomos nós que o contivemos. No fim, Doufu desferiu-lhe um pontapé e ralhou:
— Droga, você não sabe manusear arma de fogo nem cajado, quer subir para ir morrer? Ou talvez pretenda atirar seus cartões de banco neles para matá-los a pancada?

Tang Jiangze ficou tão repreendido que perdeu o ímpeto. Doufu ainda pretendia continuar, mas eu o adverti:
— ...A exposição de arte.

A expressão de Doufu enrijeceu-se instantaneamente. Olhou com cautela para Tang Jiangze, tateando a própria cintura onde acabara de receber o golpe, e disse:
— Irmão Tang, quer que eu lhe faça uma massagem?

Tang Jiangze, compreendendo as circunstâncias, limitou-se a um sorriso amargo após ser insultado e pontapeado por Doufu, mantendo o olhar fixo no lugar onde os quatro carecas haviam desaparecido. Todos esticaram os ouvidos, atentos a qualquer ruído a bordo. Naquele momento, o lamento fantasmagórico do vento marinho e o som das ondas fustigando os cascos entrelaçavam-se, mas não se ouvia o grito aterrorizado de antes.

Será que aquela mulher já havia perecido?

Por que motivo os piratas a bordo teriam morrido daquela maneira? Um ajuste de contas interno? Ou teria ocorrido algum outro imprevisto?

Passados cerca de cinco ou seis minutos, ainda não se ouvia nenhum som proveniente do navio. Esse lapso de tempo podia parecer insignificante para pessoas comuns, mas para os quatro carecas era mais do que suficiente para invadirem o alojamento da tripulação e inspecionarem cada canto. Nesse momento, caso realmente tivessem encontrado piratas, os disparos de armas de fogo já deveriam ter ecoado.

No entanto, reinava um silêncio absoluto. A embarcação alinhada à nossa assemelhava-se a um navio fantasma, desprovido de qualquer sopro de vida.

Um aperto súbito apertou-me o coração e eu disse:
— A situação parece um tanto anómala.

Com os olhos injetados de sangue, Tang Jiangze bradou:
— Vou lá acertar contas com eles!

Balancei levemente a cabeça, indicando-lhe que não agisse por impulso. Se nem mesmo os quatro carecas, plenamente armados, conseguiam lidar com o que quer que estivesse lá dentro, ir até lá não seria um suicídio ainda maior? Wu Sidong soltou um ronco pesado, acusando-me de cobardia e insinuando que eu só queria exibir-me diante de Gu Wenmin. Ajeitou os óculos de armação preta no nariz e declarou:
— Ainda há armas lá embaixo, vou buscar equipamento para verificar.

Doufu demonstrou ser um excelente aliado para mim. Ao ver Wu Sidong tentar diminuir-me, adotou de imediato um ar sarcástico e retorquiu:
— Ora vejam só, você? Sabe disparar uma arma? Com esses bracinhos finos e secos que parecem gravetos, será capaz de segurar uma metralhadora? E outra coisa, essa sua miopia de oito graus vai conseguir mirar em alguma coisa?

Não consegui conter o riso; afinal, os irmãos de sangue eram os únicos em quem se podia confiar. Por mais medrosos que fossem no dia a dia, quando chegava a hora de dar a cara a bater, a língua afiada feria fundo, deixando Wu Sidong com o rosto lívido de raiva.

Ao ouvir minha análise, Tang Jiangze deixou de lado a ânsia de saltar para o outro barco e passou a caminhar de um lado para o outro com aflição, com os olhos cravados na escotilha. Nesse instante, talvez para descarregar a frustração, agarrou o cadáver na amurada pela gola e arrastou-o para a nossa embarcação, deixando um rasto de sangue escarlate pelo parapeito. Começou a pontapeá-lo e esmurrá-lo com ferocidade, submetendo o corpo inerte a toda sorte de violência até que o defunto começou a expelir substâncias pela boca — um espetáculo verdadeiramente repulsivo.

Embora o falecido já estivesse morto e a profanação de cadáveres fosse condenável, os parentes e amigos de Tang Jiangze haviam sido vitimados, de modo que tal catarse não era de todo injustificável. Contudo, a cena era algo nauseabunda, deixando as duas jovens, Duan Feng e A Ying, com os rostos descorados a ponto de virarem o rosto para não ver. Gu Wenmin franziu o cenho sem proferir palavra e, de repente, deu meia-volta e entrou na cabine, como se fosse buscar algo. Momentos depois, reapareceu calçando luvas brancas de borracha e trazendo uma bandeja de metal repleta de instrumentos semelhantes a bisturis. Wu Sidong, tendo recuperado a compostura, apressou-se a puxar o saco:
— O que é preciso fazer? Eu ajudo.

Gu Wenmin sorriu-lhe, balançou levemente a cabeça e, apontando para Tang Jiangze, disse:
— Vamos esperar ele terminar de descarregar a raiva.

Tang Jiangze, que desferia pontapés com afinco, deteve-se a custo e perguntou:
— Aconteceu alguma coisa?

Gu Wenmin assentiu discretamente e explicou:
— Ele expeliu algumas substâncias pela boca agorinha mesmo. Acredito que a morte dele não foi natural. Quero realizar uma autópsia simples para apurar a causa e o momento do óbito.

De facto, o homem vomitara um conteúdo viscoso havia pouco, correspondente a alimentos digeridos há muito tempo, mas misturados com coágulos de sangue enegrecido.

Esse detalhe despertava curiosidade, pois, após o óbito, o sangue no interior do corpo torna-se espesso com rapidez devido à estagnação, mas o processo de transição da viscosidade para coágulos completamente negros exige cerca de oito horas ou mais. De acordo com o relato de Tang Jiangze, o assalto dos piratas ocorrera havia mais de oito horas. Será que aquele indivíduo já estaria morto naquele exato momento?

Wu Sidong, um estudante de apenas vinte anos, embora tivesse participado em escavações arqueológicas de desenterrar ossadas, lidara sempre com esqueletos reduzidos a pó. Ao ouvir que Gu Wenmin pretendia examinar um cadáver recente e vendo os instrumentos na bandeja — o que indicava procedimentos de cariz forte como uma dissecção —, perdeu a voz por completo, denotando evidente cobardia.

Gu Wenmin abriu um sorriso suave:
— Não preciso da sua ajuda.

Em seguida, voltou o olhar para mim. Com um entendimento mútuo, aproximámo-nos de imediato do corpo e iniciámos o exame. Sendo policial e encarregada de casos de furto e destruição de relíquias culturais, Gu Wenmin tinha frequentes oportunidades de lidar com cadáveres, pelo que uma autópsia sumária não representava dificuldade.

Logo constatou:
— Há manchas de hipóstase cadavérica consideráveis abaixo do peito. A superfície não apresenta ferimentos evidentes, nem vestígios de agressão física, os ossos não estão deslocados, não há marcas de estrangulamento, nem sinais de afogamento. A hora do óbito situa-se entre oito e doze horas atrás. É estranho...

Ela ergueu o rosto, fitando-me com seus olhos escuros e perplexos:
— Chen Xuan, como acha que ele realmente morreu?

Doufu sobressaltou-se com um calafrio e reclamar:
— Vocês dois poderiam parar de trocar olhares apaixonados diante de um cadáver? Nós somos caçadores de tumbas e escavadores, não a equipa de filmagem de uma cena de crime. Bela Gu, segundo a sua tese, este homem já está morto há pelo menos oito horas... Caramba.

Sem concluir a frase, fitou Tang Jiangze com desconfiança e, reagindo com rapidez, argumentou:
— Sendo assim, você mentiu.

Tang Jiangze sobressaltou-se, ostentando uma expressão genuína de quem era injustiçado, elevando o tom de voz:
— Não! Naquela altura, todos os homens foram atirados ao mar, eu próprio não compreendo o que se passou... Será que...

Lançou um olhar de desconfiança a Gu Wenmin, questionando manifestamente a competência profissional dela.

Segundo o depoimento de Tang Jiangze, o momento em que fora lançado ao mar coincidia com a atuação criminosa dos piratas. Contudo, de acordo com o laudo da autópsia de Gu Wenmin, o homem já havia falecido antes daquele instante.

O caso tornava-se intrincado. Olhámos uns para os outros em silêncio; o sentimento inicial de solidariedade para com Tang Jiangze começava inevitavelmente a dar lugar à desconfiança. Gu Wenmin também parecia perplexa, franzindo levemente as sobrancelhas arqueadas:
— Por vezes, as condições ambientais podem influenciar os indicadores cadavéricos; talvez o erro seja mesmo... meu. Vamos evitar suspeitas mútuas por enquanto e ver o que o grupo Longo da Terra tem a dizer.

Longo da Terra era a designação do grupo dos quatro carecas. Tratando-se de militares, seguiam sempre esse padrão de nomenclatura, que até lhes assentava bem.

Após toda essa confusão, já haviam passado mais de dez minutos desde que os quatro subiram a bordo, sem qualquer sinal de vida. O desespero de Tang Jiangze não parecia fingido; se eu não o tivesse retido repetidas vezes, provavelmente já teria corrido para o navio com alguma arma. Parecia improvável que ele estivesse a mentir, mas eu depositava absoluta confiança na competência profissional de Gu Wenmin. Sendo assim, como explicar o estado daquele cadáver?

Lancei um olhar de soslayo para o corpo, já desfigurado pelas pancadas de Tang Jiangze, estendido na cobertura numa posição grotesca. Um dos seus globos oculares rebentara sob o calçado de Tang Jiangze, enquanto o resto do corpo exibia apenas ausência de traumatismos notórios; dificilmente teria sido envenenado.

Cometer um assassinato em alto-mar era algo extremamente simples: bastava um golpe de lâmina e o corpo era atirado às vagas, de forma discreta. Na verdade, nem era preciso desferir o golpe; bastava lançar a vítima diretamente às águas profundas e, no vasto oceano, a morte era certa.

A probabilidade de Tang Jiangze conseguir ser resgatado após um incidente desses era ínfima; só se podia atribuir a sua sobrevivência a uma tremenda sorte. Para matar alguém no mar, não era preciso recorrer a venenos. A causa da morte daquele indivíduo tornara-se um enigma.

Calculando o tempo decorrido desde a entrada dos quatro carecas, senti o coração afundar ainda mais. Passados vinte minutos, já ninguém conseguia manter a compostura.

Dei instruções aos presentes:
— Professor Lin, o senhor fica a guarnecer o barco com os demais. Doufu e Tang Jiangze, tragam armas e preparem-se para subir comigo.

Gu Wenmin segurou-me a mão e murmurou:
— E eu?

No fundo, movia-me um motivo egoísta: aquele navio exalava uma aura bizarra e, assim que os quatro carecas lá puseram os pés, tinham sido como que engolidos por uma fera, sem deixar o menor eco. Eu não queria expor Gu Wenmin a semelhante perigo.

— Você fica a bordo para tomar conta do professor Lin e dos outros.

Ela retorquiu:
— Tenho mais confiança na minha pontaria do que o senhor.

Respondi:
— Tenha a bondade de me poupar algum orgulho. Com tanta gente a assistir, não venha expor as minhas fragilidades.

Antigamente, a minha especialidade eram espingardas de caça; quanto a pistolas e metralhadoras ligeiras, confesso que tinha pouca prática.

Gu Wenmin concluiu:
— É precisamente por ser a sua fraqueza que não posso permitir que vá sozinho.