Capítulo 122: O Encarceramento
O carro seguia pela estrada de terra para fora da aldeia, deixando gradualmente os limites da Aldeia Fengtou. O interior do veículo estava silencioso; além do policial ao volante, restávamos apenas eu, Doufu e Gu Wenmin. O clima tornou-se pesado. Pouco tempo depois, Doufu não conseguiu se conter e disse a Gu Wenmin: "Moça, isso não se faz. Se não pelo respeito a mim, deveria ter pelo menos consideração pelo fato de que o velho Chen arriscou a vida para nos salvar. Como você pôde virar casaca tão rápido?"
Ao ouvir a gíria de Doufu, o policial que dirigia lançou-lhe um olhar severo pelo retrovisor.
Tudo estava claro agora: Gu Wenmin era, sem dúvida, parte do grupo de policiais que perseguia Wei Nanjing. Provavelmente, ela queria nos pegar em flagrante, por isso agiu como infiltrada à paisana. Ela certamente já havia notado que algo estava errado conosco e usou a carona como pretexto para se infiltrar no nosso grupo.
Como eu já esperava algo do tipo, não senti tanta raiva, apenas um arrependimento secreto por ter sido mole demais na época. Mas agora, de nada adiantava. Pelo contrário, as cenas do sonho da noite passada insistiam em surgir na minha mente, deixando-me constrangido. Cada vez que olhava para Gu Wenmin, lembrava-me dela sem o uniforme policial — uma imagem deveras obscena que me obrigava a desviar o olhar.
Após um breve momento, Gu Wenmin sussurrou: "Velho Chen, você ainda está bravo?"
Não respondi, e Doufu interveio: "Você vai nos levar para comer comida de cadeia, quer que fiquemos felizes?"
Gu Wenmin respondeu: "Quem mandou vocês, com tantas profissões por aí, escolherem ser ladrões de túmulos? Sou policial, lutar contra o crime é o meu dever."
Ela tinha razão. Independentemente da nossa amizade, o roubo de túmulos era um ato ilícito, e como policial, era compreensível que ela nos prendesse. Gu Wenmin continuou, com um semblante sério: "Além disso, não sou a única responsável por esta missão. Mesmo que eu quisesse ajudar, eu..." Ela suspirou e não completou a frase.
Durante o restante do caminho, talvez por causa da presença dela, os outros policiais nos trataram com certa cortesia. Após cerca de três dias de viagem, chegamos à capital. Eu já tinha ido a Pequim algumas vezes para negócios, mas sempre foi algo apressado; não tive tempo de apreciar a cidade, nem de ver o retrato do Presidente Mao na Praça da Paz Celestial. Nunca imaginei que minha próxima visita seria diretamente para uma delegacia.
Doufu e eu fomos colocados em uma cela individual. A comida não era ruim e, tirando a falta de liberdade, tudo estava suportável. Até trouxeram um médico para tratar meus ferimentos. Eu, sempre adaptável, joguei-me na cama e dormi profundamente. Doufu, por outro lado, andava de um lado para o outro, desesperado. Ele me puxou da cama e sacudiu meus ombros: "Estamos com a corda no pescoço e você ainda consegue dormir? Você não se diz o Zhuge Liang reencarnado? Dê um jeito de nos tirar daqui! Eu ainda nem me casei, não quero passar o resto da vida atrás das grades."
Incomodado com a barulheira, respondi: "Não se apresse. O céu não vai desabar sobre sua cabeça. Não é tão fácil assim nos manter na cadeia."
Doufu percebeu que havia algo no meu tom, fixou o olhar em mim e baixou a voz: "Entendi. Parece que você já tem um plano."
Eu disse: "Sabe por que passei de um cara comum a alguém bem-sucedido, enquanto você de rico virou um azarado? Por causa da inteligência."
Doufu não gostou: "Ah, para com isso! Você pode enganar os outros, mas não a mim. Deixe de conversa fiada, o que está acontecendo?"
Vendo que ele estava realmente nervoso, e para evitar que ele fizesse alguma loucura, organizei meus pensamentos e expliquei a situação.
À primeira vista, parecia que Gu Wenmin, como infiltrada, nos pegara em flagrante. Mas, conforme os eventos se desenrolavam, mais dúvidas surgiam.
Primeiro, o procedimento de interrogação. Pelo rito normal, para nos manter presos, teríamos que passar por depoimentos, acusação formal e detenção preventiva até que houvesse provas concretas para uma sentença. Em vez disso, ao chegarmos a Pequim, fomos trazidos diretamente para este lugar, o que não seguia o protocolo.
Segundo, ainda estávamos com nossas próprias roupas. Em uma prisão normal, teríamos que raspar a cabeça, passar por desinfecção e usar uniforme de presidiário. Nada disso aconteceu. Até os itens que retirei do caixão da Princesa Gegeer ainda estavam comigo; nem uma revista básica fizeram.
Os olhos de Doufu brilharam ao entender: "Ou seja, esta prisão é suspeita. O objetivo deles não é nos manter encarcerados, eles têm outros planos... Haha, não importa! Contanto que não tenhamos que comer comida de cadeia para sempre, tudo bem."
Vendo sua empolgação, não queria jogar um balde de água fria, mas era necessário: "Estamos, essencialmente, sob detenção ilegal. Mas quem nos mantém presos são policiais. Quem você acha que dá ordens a eles?" Essa pessoa, por trás, certamente detinha um grande poder.
O objetivo de quem nos prendeu não era nos condenar pelo roubo do túmulo; eles provavelmente tinham outras intenções.
Doufu não era burro, apenas preguiçoso. Quando começou a pensar, sua mente funcionou bem: "Agora que você falou, há outra coisa estranha. Se eles nos prenderam, poderiam facilmente chegar ao Tio Zhao. Isso envolveria as transações clandestinas em Shenzhen, além de Lü Su e os outros. É um caso grande demais para serem tão relaxados conosco. Você acha que... eles querem nos usar como isca para pegar o velho Zhao?"
Respondi: "Assinamos algum contrato com o velho Zhao? Palavras não valem nada. Não podem nos usar como isca. Você acha que o velho Zhao é idiota? Se souber que fomos presos, ele vai ficar esperando?" Pela minha previsão, o velho Zhao, para se proteger, usaria suas conexões para nos tirar de lá.
Mesmo que ele não o fizesse, quem nos mantinha presos não poderia nos reter para sempre. Se eles tinham um objetivo, acabariam revelando suas verdadeiras intenções.
"Por isso, não precisamos fazer nada. Coma bem, durma bem e cure seus ferimentos."
Doufu levantou o polegar em sinal de aprovação e começamos a conversar fiado até cairmos no sono. Pouco depois de acordar, trouxeram nossa refeição. As prisões atuais não são como as antigas; os detentos costumam ir ao refeitório, os policiais não costumam servir comida nas celas.
Ao abrir a marmita, vi peixe, carne, vegetais e uma tigela de canja de galinha. O aroma era delicioso. Entendi na hora que era um tratamento especial de Gu Wenmin. Não dissemos nada e devoramos tudo. Embora não tivéssemos liberdade, pelo menos estávamos seguros, sem o medo de monstros surgirem a qualquer momento. Depois de comer, ficamos conversando descontraidamente.
Doufu, entediado, disse que me contaria uma piada.
Disse que havia um estrangeiro que adorava aprender chinês, mas sempre confundia "ferro" com "aço". Certa vez, ao chegar em casa e não conseguir abrir o portão de ferro, gritou para a janela: "Mulher, abra logo o portão de aço!" A esposa, que também não era muito boa na língua, respondeu: "O portão de aço está emperrado, venha aqui consertar!"
"Hahahaha... não é engraçado?... Hahaha."
"..."
"Velho Chen, por que você não ri?"
Eu disse: "Vire a cabeça e olhe para trás."
Doufu, que tinha um senso de humor fácil, estava chorando de rir com uma piada de mau gosto, mas ao virar-se, ficou paralisado de susto: "Bela Gu... desde quando você está aí?"
Gu Wenmin estava com o rosto vermelho, os olhos brilhando de raiva: "Desde que você começou a contar piadas."
Doufu riu sem jeito e começou a recuar. Ao ver a arma na cintura dela, tentou remediar: "Se eu soubesse que você estava aí, não teria contado essa. Quer que eu conte outra?"
Gu Wenmin cruzou os braços, bufando: "Eu estava preocupada com o estado emocional de vocês na cadeia, mas vejo que pensei demais. Pequeno Dou, eu achava que você tinha sido corrompido pelo Chen Xuan, mas não esperava que você... espere só para ver o jantar de hoje!" Ela saiu furiosa. À noite, a comida de Doufu continha apenas repolho e rabanete.
A vida na prisão era monótona. Ficamos lá por dois dias, o cansaço acumulado desapareceu e meus ferimentos cicatrizaram. Matávamos o tempo contando piadas, mas eventualmente o repertório de Doufu acabou. Começamos a ansiar pela liberdade e batemos na porta gritando: "Ei, alguém aí!"
O policial de plantão, com quem tínhamos certa proximidade, apareceu desleixado: "O que foi? Vão começar a contar piadas de novo? Hoje tem inspeção dos superiores, não posso me misturar com vocês."
Doufu perguntou: "Irmão policial, quando poderemos sair?"
O policial ficou sério: "Ora, vejo vocês felizes todos os dias, achei que estivessem gostando. É assim mesmo que se vive na cadeia. Quando chego em casa, minha comida é simples, e vendo vocês comerem carne e peixe todo dia, até eu queria estar preso..."
O policial era de Shandong, muito falastrão. Vendo que ele divagava, interrompi: "Policial, a vida de vocês é difícil, vocês são nosso exemplo. Quando sairmos, pagaremos um banquete. Mas, por enquanto, faça um favor: contate Gu Wenmin."
O policial sorriu: "A policial Gu? Ela é a chefe da força-tarefa de crimes contra relíquias culturais. Percebi que vocês são próximos dela. Com a influência dela, não ficarão muito tempo aqui... Mas o telefone dela é difícil de conseguir, e você sabe, as tarifas subiram e nosso salário continua o mesmo..."
Eu disse: "Dez patos assados de Pequim."
Ao ouvir isso, ele apontou para mim, com seriedade: "Aguardem notícias, vou resolver isso agora mesmo."