Capítulo 151 — Glória da Polícia Judiciária!
Página 1 de 3
— Ao longo de doze anos, o capitão Cheng trabalhou como segurança numa fábrica de Mentougou, desceu para Xangai e foi operário de reformas, tornou-se ceifador no norte de Shaanxi e depois foi para Shenzhen trabalhar como motorista de táxi…
— Ele era um homem extraordinário. Fazia bem tudo aquilo a que se dedicasse. Mas, a cada vez, passava por um triz pelo assassino. Certa vez, inclusive, quando dirigia um táxi noturno em Shenzhen, chegou a transportar o criminoso…
— Repetidamente, abandonava uma vida que começava a se estabilizar e mergulhava num ambiente desconhecido após outro, tudo para capturar aquele assassino.
— Da década de 1980 à de 1990, transcorreram os vinte anos de mudanças mais violentas da história moderna da China. A torrente do tempo arrastou e deformou tudo ao redor do capitão Cheng. A única coisa que não mudou foi ele próprio.
— Por fim, o capitão Cheng encontrou uma pista e descobriu que o assassino comprara uma identidade falsa e se casara, em Hainan, com uma viúva que tinha um filho.
— O capitão Cheng foi para Hainan e iniciou a última caçada de sua vida…
Quando Zhang Chao terminou de contar a história, o carro acabara de parar diante do prédio onde Yu Zhandong morava. Mas Yu Zhandong não desceu, e Zhang Chao também permaneceu em silêncio.
Depois de muito tempo, Yu Zhandong disse, com a voz trêmula devido à emoção excessivamente contida:
— Essa história… essa história… nós… o capitão Cheng…
Ele não conseguiu sequer formar uma frase completa.
Zhang Chao compreendeu o que ele sentia e perguntou, sorrindo:
— A história é absurda demais?
Yu Zhandong balançou a cabeça. Só depois de ajustar as emoções conseguiu falar:
— Na verdade, depois que saiu da prisão, ao saber que o assassino ainda não havia sido capturado, o capitão Cheng costumava procurar os antigos colegas da delegacia para perguntar sobre o andamento do caso. Também ajudava a analisar as pistas. Ele queria demais solucionar aquele crime.
— Mas os anos 1980 não eram como hoje. A situação econômica de todas as famílias era difícil, e não havia dinheiro sobrando. Naquela época, os pais do capitão Cheng estavam doentes, o filho precisava entrar na universidade, e a esposa dele simplesmente não conseguia sustentar a família sozinha.
— Por isso, ele só pôde cuidar primeiro da casa e acabou sem condições de sair…
Depois, virou-se novamente para Zhang Chao e disse, com a voz trêmula:
— Penso que, se ele realmente não tivesse nenhum laço a prendê-lo, como acontece na sua história, certamente teria seguido esse mesmo caminho. Ele era um homem cheio de conflitos interiores; quanto mais atormentado, mais obstinado se tornava.
— Se pudesse ler a história que você escreveu, mesmo sob a terra, morreria em paz.
Zhang Chao assentiu e não disse mais nada.
Yu Zhandong deu um tapinha no ombro de Zhang Chao, desceu do carro e voltou para casa.
Página 1 de 3
Página 2 de 3
A estrutura básica da história contada por Zhang Chao vinha, naturalmente, de O Terceiro Esquadrão.
O Terceiro Esquadrão era originalmente uma história não ficcional do Estúdio Wangyi, Mundo Humano. Mais tarde, foi adaptado separadamente para o cinema e para a televisão, e ambas as versões obtiveram sucesso, tanto nas bilheterias quanto nos índices de audiência.
Mas tanto a versão cinematográfica quanto a televisiva tinham seus próprios problemas.
O problema do filme era que, para destacar o caráter trágico do capitão Cheng, protagonista da história, alguns acontecimentos se afastavam da realidade, como o fato de ele ser maltratado por presos violentos na cadeia e de a delegacia se recusar a pagar uma pensão à família de seu antigo mestre.
O problema da série era que, para preencher mais de vinte episódios, haviam sido acrescentados personagens e acontecimentos demais, diluindo a emoção. Além disso, o processo de perseguição dependia excessivamente de coincidências. Numa cidade fronteiriça, por exemplo, o capitão Cheng não apenas se hospedava na mesma pousada em que o assassino estivera, como também acabava ocupando o mesmo quarto.
A pobreza de detalhes da história original, por um lado, oferecia aos adaptadores um espaço criativo imenso; por outro, essas adaptações também enfraqueciam, até certo ponto, a tensão essencial da narrativa.
Sobretudo porque tanto o filme quanto a série haviam introduzido a ideia de que os antigos integrantes do Terceiro Esquadrão voltavam a “reunir-se” para solucionar o caso. O processo em que, depois desse “retorno”, cada um deles era obrigado a partir por uma razão diferente tinha o objetivo de realçar o caráter trágico e heroico do capitão Cheng, mas também o encerrava dentro de uma espécie de “casca”.
Assim, fosse o diretor ou o roteirista da versão cinematográfica ou da televisiva, todos pareciam não confiar o bastante na criação de um “herói solitário” levado ao extremo. Por isso, precisavam arranjar companheiros para ele — ainda que, no fim, todos acabassem partindo um após o outro.
Na visão de Zhang Chao, porém, a parte mais fascinante de toda a história original era justamente o capitão Cheng perseguir sozinho o assassino, dos confins do céu às profundezas do submundo.
Nesse processo, o adversário que ele enfrentava não era apenas um assassino astuto, mas também o mundo exterior e a destruição causada pelas convenções sociais que pesavam sobre ele.
Não era uma história de superação, nem sequer uma história de fervor heroico. Ao terminar a leitura ou assistir à adaptação, o público não deveria sentir apenas a satisfação vingativa de ver um grande crime enfim reparado. Deveria também ser levado a examinar a própria vida e sua relação com o idealismo.
Era, naturalmente, uma concepção muito pouco “popular”. Tratava-se de uma história que poderia vender muito, combinando suspense e ação empolgante, mas que, em vez disso, insistia em seguir o caminho da literatura séria.
Se algum editor de uma editora mesquinha e interesseira descobrisse isso, certamente sorriria diante dele enquanto, pelas costas, o acusaria de ter outra vez uma “crise de intelectual afetado”.
Mas Zhang Chao realmente não suportava a ideia de vulgarizar uma história tão boa, embalando-a, durante a criação, segundo as fórmulas dos animes de ação.
Se fosse adaptada para o cinema ou a televisão, então sem dúvida seguiria inteiramente as exigências do mercado. Nesse ponto, Zhang Chao jamais fora obstinado. Afinal, não se tratava de algo que dependesse apenas dele, nem de um investimento feito somente com o dinheiro dele.
Nos dois dias seguintes, Zhang Chao condensou a história num argumento de alguns milhares de palavras e o entregou a Yu Zhandong, pedindo-lhe que a examinasse do ponto de vista profissional de um policial veterano, para verificar se a lógica geral e os acontecimentos importantes contrariavam as características da época.
Embora tivesse assistido tanto ao filme quanto à série em sua vida anterior, haviam se passado quase trinta anos desde aquele período. O ambiente da sociedade chinesa, assim como os procedimentos e os métodos empregados pela polícia na investigação dos casos, sofrera mudanças radicais.
Página 2 de 3
Página 3 de 3
Afinal, não faria sentido pôr o capitão Cheng, em 1990, a entregar garrafões de água, não é?
Yu Zhandong também levou aquilo muito a sério. Ajudou a revisar o texto durante três dias e, quando finalmente o devolveu a Zhang Chao, as correções, observações e acréscimos cobriam densamente todos os espaços em branco das páginas.
Zhang Chao disse:
— Depois que eu terminar este livro, farei questão de colocar seu nome como coautor.
Yu Zhandong acenou com a mão.
— Não é necessário. Considere isto uma forma de compensar um pouco os arrependimentos do capitão Cheng e os meus. A propósito, qual será o título?
Zhang Chao ficou pensativo.
No mundo real, Yu Zhandong e o capitão Cheng tampouco pertenciam a algum “Terceiro Esquadrão”, e esse nome já não possuía muita força narrativa nos dias atuais.
Depois de pensar por algum tempo, Zhang Chao disse:
— Por enquanto, vamos chamá-lo de A Glória da Polícia Criminal. Se surgir uma inspiração melhor durante o processo de criação, ainda poderemos mudá-lo.
Yu Zhandong respondeu:
— É um nome imponente!
Zhang Chao pretendia começar a escrever o livro somente depois do Ano-Novo, mas o trabalho de dar início ao projeto de uma adaptação audiovisual podia começar imediatamente. Esse era também o motivo pelo qual ele havia condensado primeiro o argumento da história.
Dessa vez, Zhang Chao e os outros não procuraram a Huayi, mas a Bonner Filmes. Afinal, os direitos de adaptação de Casa do Wotou haviam sido vendidos anteriormente justamente à Bonner Filmes.
Fundada em 2003, a empresa fora a primeira produtora cinematográfica privada a obter direitos de distribuição. Nos dois últimos anos, insatisfeita em atuar apenas na distribuição, vinha avançando ativamente para o setor de produção, subindo na cadeia industrial. Por isso, sua necessidade de bons roteiros e boas histórias era extremamente grande.
A oferta feita por eles por Casa do Wotou era quase vinte por cento maior que a da Huayi. Zhang Chao também ouvira, em sua vida posterior, o slogan “Produção Bonner, garantia de qualidade”, e por isso não fazia questão de trabalhar necessariamente com a Huayi.
Mas, depois de ouvir a história contada por Zhang Chao, Yu Dong, dono da Bonner Filmes e também um veterano do cinema, franziu a testa.
— A história é realmente excelente. Mas… talvez seja difícil conseguir aprovação para o projeto.
Zhang Chao perguntou:
— Por quê?
Yu Dong respondeu:
— Depois de 2004, tornou-se muito difícil aprovar séries sobre crimes e investigações policiais. Além disso, elas não podem ser exibidas no horário nobre…
Página 3 de 3