Capítulo 21: O início de uma tradição estranha (Capítulo bônus por doze mil votos)

Arco de Fogo Conde Constantino 4135 palavras 2026-04-01 16:50:04

Wang Zhong confirmou que os inimigos haviam recuado e gritou pelo rádio: "Cessar fogo! Cessar fogo! Economizem as munições!"

Enquanto gritava, ele pegou um galho que o disparo do canhão havia derrubado sobre a torre do tanque e o lançou contra o mensageiro ao lado, cuja atenção estava totalmente voltada para o inimigo.

O mensageiro levou um susto com o impacto e virou-se, olhando para Wang Zhong com uma expressão perdida.

"Cessar fogo!", repetiu Wang Zhong. "Faça com que todos os tanques parem de atirar!"

"Oh, sim!", respondeu o mensageiro, saindo em disparada pela trincheira de comunicação.

Foram necessários dois minutos inteiros para que os trinta T-34 parassem completamente de disparar. Ninguém sabia ao certo em que aquele grupo estava atirando depois que a cortina de fumaça cobriu o inimigo.

Wang Zhong continuou, dando ordens ao mensageiro: "Ordene ao batalhão de infantaria que avance! Verifiquem a patente dos prisioneiros. Capturem apenas os que forem de capitão para cima, especialmente aqueles com braçadeiras de estado-maior, fitas de ajudante de ordens, ou que portem pastas de documentos e mapas."

"E quanto aos prisioneiros abaixo de capitão?", perguntou o mensageiro.

A primeira reação de Wang Zhong foi: "O inimigo lutou bravamente e ninguém se rendeu; devemos honrar esse espírito de combate erguendo um monumento para eles."

"Sim, senhor!", o mensageiro virou-se e correu.

"Espere!", Wang Zhong o chamou de volta.

Se ele mantivesse apenas os oficiais inimigos, isso poderia repercutir mal depois. Além disso, esquecera quem havia dito que, se você não faz prisioneiros, os inimigos que encontrarem suas tropas na fase de contra-ataque lutarão até a morte.

Após um segundo de silêncio, Wang Zhong mudou a ordem: "Esqueça o que eu disse sobre os prisioneiros. Quanto aos inimigos abaixo de capitão, firam-lhes os braços para garantir que não possam entrar em combate nos próximos três meses e depois mande-os caminhar de volta para o lado inimigo."

O mensageiro assentiu e partiu. Embora não fosse um massacre, a 151ª Divisão não tinha recursos para cuidar de prisioneiros no momento; seria melhor usá-los para disseminar informações falsas ao inimigo.

"Ordene a todos os tanques que acelerem os motores, façam bastante barulho!", ordenou Wang Zhong.

Logo, todo o campo de emboscada foi preenchido por um rugido ensurdecedor, como se um exército inteiro de tanques estivesse avançando.

***

Filippov aproximou-se da estrada, que estava repleta de destroços de tanques e veículos, acompanhado por seu pelotão.

Sim, Filippov já era sargento de pelotão, o que não era uma promoção extraordinária, já que, como cadetes, eles já sairiam da academia como aspirantes a sargento; agora, apenas haviam assumido o posto antecipadamente.

Com exceção dos chefes de esquadrão, o pelotão de Filippov era composto apenas por recrutas. Sete ou oito deles já haviam ficado para trás durante a marcha, e ele não sabia se eles fariam alguma besteira ao verem inimigos mortos pela primeira vez. Isso o deixava apreensivo.

Após aproximar-se da estrada com cautela, Filippov ordenou: "Espalhem-se! Não fiquem aglomerados! Esqueceram o que eu disse no treinamento? Ficar juntos só facilita a morte; as metralhadoras adoram alvos agrupados! Se você agir sozinho, a metralhadora inimiga nem se dará ao trabalho de desperdiçar munição."

Na verdade, Filippov ainda seguia a doutrina do exército Ante, onde a munição era escassa e precisava ser poupada. Em outros exércitos, mesmo que houvesse apenas um inimigo, disparariam com tudo o que tivessem.

Ao ver seus recrutas espalhados, Filippov foi o primeiro a subir na estrada. Por toda parte, viam-se cadáveres do exército Prossen, e alguns tanques parados na via ainda soltavam fumaça.

Um mensageiro a cavalo galopou pela estrada: "Ordens do General: capturem oficiais de capitão para cima. Os que não tiverem patente suficiente devem ser feridos nos braços e mandados de volta. Se houver feridos inimigos, que eles mesmos carreguem uns aos outros!"

Filippov gritou: "Vocês ouviram! Semyon, leve seu esquadrão para verificar os tanques. Não tentem olhar lá dentro, apenas abram a escotilha e joguem uma granada!"

O sargento Semyon correu imediatamente com seu grupo em direção aos tanques.

Filippov continuou gritando: "Desarmem os inimigos primeiro! As granadas deles são muito bem feitas, melhores que as nossas! E as submetralhadoras deles são ótimas; vejam, estou usando uma e não troco por nada, complementa perfeitamente a minha Tokarev."

Dito isso, ele ajustou a submetralhadora MP pendurada no ombro, deixando-a em uma posição ideal para saque rápido.

Nesse momento, outro veterano que havia sobrevivido à batalha de Loktov gritou: "Filippov, o uniforme desse pessoal é diferente! Será que eles são da Guarda Imperial de Prossen?"

"É possível", respondeu Filippov, puxando seu manto impermeável, símbolo da infantaria da Guarda Ante.

O sargento Semyon gritou: "Lançando granada! Não se assustem!"

Mal terminou de falar, ouviu-se um estrondo abafado e uma nuvem de fumaça saiu pela escotilha do tanque número 235. O sargento Semyon saltou do veículo e correu para o próximo.

Nesse instante, Filippov viu o recruta Alexei parado diante de um cadáver inimigo, com uma expressão de quem filosofava sobre a vida.

Ele se aproximou e perguntou: "Alyosha, no que está pensando?"

"Sargento! Nada, só estou me perguntando: a guerra é algo tão simples e tranquilo?"

Filippov respondeu: "Nós pensamos o mesmo quando repelimos a primeira onda inimiga em Loktov. Naquela época, uma barragem de artilharia precisa do General fez o inimigo colapsar completamente. Achamos que no dia seguinte estaríamos invadindo Prossenia."

"E depois?", perguntou Alexei.

"Depois, metade de nós não viu o sol do dia seguinte", disse Filippov. "Ou melhor, tornaram-se apenas cores na bandeira do General."

Alexei abriu a boca, parecendo um peixe fora d'água.

Não muito longe, o sargento Semyon gritou: "Lançando granada, não..."

De repente, um tripulante de um tanque Prossen colocou a cabeça para fora e, com uma submetralhadora, abateu o recruta que ia lançar a granada. A granada caiu aos pés do sargento Semyon, que só teve tempo de praguejar antes de ser lançado ao chão por uma explosão que levou sua perna embora.

O tripulante Prossen, em cima da torre, disparou contra o esquadrão de Semyon, derrubando três recrutas de uma vez. Os recrutas de Filippov ficaram paralisados; os veteranos já haviam se jogado no chão.

Filippov ajoelhou-se e levantou sua submetralhadora.

Num piscar de olhos, Alexei abriu fogo. O primeiro disparo da sua semiautomática Tokarev falhou, atingindo a borda da torre e soltando faíscas. O inimigo virou a arma em sua direção, mas o segundo disparo de Alexei atravessou seu ombro. Alexei gritou, disparando sem parar até esvaziar o carregador. Na verdade, os últimos tiros atingiram apenas as árvores atrás do tanque.

O inimigo, sem vida, deslizou para dentro do tanque pela força da gravidade. Alexei continuava gritando, apertando o gatilho desesperadamente, sem se importar que não havia mais munição.

Filippov puxou o pino de uma granada, arremessou-a com precisão, e o artefato caiu dentro da escotilha. Um estrondo abafado ecoou e o tanque silenciou.

Alexei caiu de joelhos e depois desabou de lado. Filippov, achando que ele fora atingido, correu para verificar: "Onde você foi ferido? Está bem?"

Após uma rápida inspeção, Filippov percebeu que ele não tinha nenhum ferimento, estava bem, mas caído ali como um vegetal. Filippov ignorou-o e correu para o esquadrão de Semyon: "Médico! Socorrista! Enfermeira!"

"Aqui! Aqui!", uma enfermeira uniformizada correu, verificou o pulso do sargento Semyon, balançou a cabeça negativamente e correu para o próximo.

Após entregar os feridos, Filippov voltou para Alexei, que segurava o estômago com dor.

"O que houve, recruta?", perguntou Filippov.

"Meu estômago... está com cãibras, não sinto minhas pernas, vou morrer?"

Filippov agarrou seus ombros e o puxou: "Não! Você está ótimo! Está apenas nervoso! Levante-se!"

Mas não adiantou. Alexei era como uma massa de gelatina, caindo sobre Filippov e choramingando: "Vou morrer... vou morrer..."

Filippov tentou convencê-lo mais um pouco, mas sem sucesso, então gritou: "Padre! Onde está o padre?"

Os padres eram profissionais em lidar com esse tipo de situação. Mas, após muito chamar, não houve resposta.

De repente, Filippov teve uma ideia. Ele empurrou Alexei — que desabou no chão — e subiu no tanque inimigo, arrastando o tripulante que havia atacado o esquadrão até Alexei.

Em seguida, puxou o recruta e forçou-o a olhar para o corpo: "Veja bem, este é o inimigo que você abateu!"

Alexei parou de choramingar e encarou o inimigo: "Fui eu que abati?"

Filippov disse: "Agora, como seu sargento, eu ordeno: urine nas calças dele!"

Alexei ficou atônito: "O quê? Por quê?"

"Eu vou te dizer por quê!", disse Filippov, enquanto secretamente reduzia o apoio que dava ao recruta. "Nosso general, Rokossov, é muito corajoso, certo? Se você não sabe o quão corajoso ele é, pergunte aos veteranos do antigo 23º Corpo de Tanques. Eles dirão que, como as torres dos tanques BT só levavam duas pessoas, o General lutava do lado de fora, comandando sob fogo cruzado enquanto massacrava os Prossen com a metralhadora do teto!"

Alexei exibiu uma expressão de admiração: "Eu ouvi falar disso! Mas o que isso tem a ver com eu urinar..."

"Você sabe como ele era antes? Pergunte aos veteranos do antigo Terceiro Regimento Amur! Antes da guerra, o General era um covarde; ninguém queria segui-lo para a frente de batalha. Quando a guerra começou e um tanque de Prossen disparou, o General se mijou de medo!"

Alexei ficou ainda mais confuso: "Eu sei disso... mas isso não o impede de ser um general corajoso agora, impede?"

"Você ainda não entendeu?", disse Filippov. "Naquele momento, o General urinou e expulsou o covarde que existia nele! Isso se chama ter vergonha e, a partir dela, encontrar a coragem! Você agora também é um covarde, mas matou um inimigo! Agora, só precisa fazer como o General, e estará tudo bem!"

Filippov apontou para o inimigo: "Urine! Nas calças dele! O que está esperando? Você quase se mijou nas suas próprias calças agora há pouco, não foi?"

Alexei murmurou: "Sim."

"Então, o que falta?"

Alexei cerrou os dentes e urinou sobre o inimigo. Quando terminou, Filippov afastou-se: "Ainda está com dor de estômago?"

"Eh? Isso..."

Filippov perguntou: "Olhe para suas pernas, ainda estão bambas?"

"É verdade! Eu... eu sinto que realmente fiquei mais corajoso!"

Os outros olhavam perplexos.

"Espere, eu me lembro", gritou alguém. "Este inimigo fui eu que matei! Ele é meu!"

"Ah, para com isso, claramente foi a metralhadora. Sua Tokarev conseguiria fazer um buraco desse tamanho? Acho que este aqui, eu que... não, fui eu que matei, eu vou urinar nele!"

"Então eu fico com aquele!"

Nesse momento, o padre da companhia finalmente chegou, franzindo a testa para a cena: "Espere! O que vocês estão fazendo?"

Ele cobriu o nariz, pois o cheiro era forte.

Filippov respondeu: "Estamos realizando um ritual para dar coragem aos novos recrutas!"

O padre olhou para os cadáveres inimigos e entendeu.

"Vocês...", disse o padre. "Primeiro recolham as armas e depois façam o que quiserem! Quem vai querer usar essas armas sujas agora? Quem urinou que limpe e quem for usar que recolha! Entendido? Vamos, ponham-se em movimento!"

Naquela noite, o padre da 1ª Companhia do 1º Batalhão do 31º Regimento da Guarda escreveu em seu diário: "Eu achava que os rumores sobre o passado vergonhoso do General enfraqueceriam a coesão da nossa unidade, mas agora vejo que foi uma preocupação desnecessária. Na verdade, esse passado, de uma maneira bizarra (riscado) de uma maneira absurda, fortaleceu a autoridade do General. Isso merece um estudo profundo."

Garanto que esta é a última vez que uso a piada do xixi nas calças (sério).