Capítulo 137: Olena sob o Luar

A vitória das religiões em mundos paralelos é realmente tão simples assim? Grande Gato Guerreiro 4009 palavras 2026-04-01 16:02:05

Era o verão do segundo ano desde que cruzara para este mundo.

A primeira vez que conhecera Olena fora na primavera do primeiro ano, numa altura em que Lander acabara de enviar os verdadeiros sectários para junto da Deusa-Mãe.

Tarel também se juntara recentemente ao refúgio, e Lander ainda se lembrava de como Tarel recitava com imensa fluidez os dogmas da seita da Deusa da Fecundidade, embora mais tarde ele próprio acabasse por desvirtuar completamente esses ensinamentos.

Depois disso, vieram o minotauro Sasa, Taran, além de Ellie e Olena.

Fazendo as contas, já se havia passado quase um ano e meio.

Uma pessoa gentil e magnânima — esta era a definição que Lander sempre atribuíra a Olena.

— Não, acho que são eles que deveriam ter inveja de mim — Lander sorriu com leve desprezo.

Em seguida, acrescentou:

— Vamos despachar os assuntos importantes mais cedo hoje e dar a nós mesmos uma folga.

Para Lander, tirar folga equivalia a dar folga a Olena.

Olena rememorou a agenda do dia, repleta apenas de trivialidades. Raramente falhava em adivinhar os pensamentos de Lander, mas desta vez não fazia ideia do que ele considerava ser um assunto importante.

Fazendo as contas ao tempo, o grupo de magos já deveria ter chegado à linha defensiva onde se encontrava Tarel, e ela perguntava-se como este reagiria.

Havia também o grupo de cavaleiros que atravessara as defesas, tentando recuperar a honra perdida após o fracasso do saque anterior. Desconhecia-se o estado atual dos combates, embora os relatórios da linha de frente mencionassem que alguns batedores tinham avistado no Domínio da Lua Nova uma mulher com fortes suspeitas de ser a Condessa da Raposa de Neve, embora ela tivesse desaparecido num piscar de olhos.

Lander julgava pouco provável que a Condessa da Raposa de Neve invadisse pessoalmente o Domínio da Lua Nova; afinal, a sua reputação era demasiado retumbante para se envolver em tal empreendimento arriscado.

Ainda assim, restava saber o seu verdadeiro valor. E que calhar bem: permitir que aqueles bandos de cavaleiros saqueadores, que cruzaram as defesas com a sua autorização, testassem as capacidades da condessa. Esperava-se apenas que tal Condessa da Raposa de Neve não fosse demasiado incompetente, caso contrário, se o Domínio da Raposa de Neve fosse saqueado, a ele, Lander, restaria apenas contentar-se com as migalhas.

Após ponderar brevemente sobre o panorama bélico, Lander caminhou calmamente com Olena em direção ao Grande Salão do Senhor.

Já fizera aquele trajeto inúmeras vezes, e ainda mais durante o verão, pois a grande estância balnear situava-se no sopé da montanha, exigindo constantes subidas e descidas para quem desejasse banhar-se.

De regresso ao salão, Lander principiou a tratar daquilo a que chamava o seu assunto importante.

Tratava-se de redigir cartas ao jovem Conde das Folhas Verdes e ao Conde dos Cervos. Intervir por iniciativa própria nos romances dos seus descendentes seria uma grande impertinência; os nobres daquela época tinham o dever estrito de realizar casamentos consorciados em prol das suas famílias.

Naquele mundo, em regiões empobrecidas, num domínio de barão, por vezes apenas o próprio barão se encontrava totalmente isento de trabalho braçal.

O Reino da Lua Escarchada não estava mal nesse aspeto, mas aqueles jovens nobres, enquanto desfrutavam do luxo e da opulência inerentes ao seu estatuto, tinham naturalmente de arcar com as obrigações correspondentes.

Como os casamentos arranjados, ou o sacrifício em benefício da estirpe.

Contudo, Lander não possuía a autoridade necessária para decidir tais questões em nome dos antepassados deles.

Desta vez, Olena não se sentou no braço da gigantesca cadeira de pedra como habitualmente, ocupando antes o seu lugar próprio no Grande Salão.

Atrás da cadeira de madeira pertencente a Ellie encontrava-se esculpido o emblema de um frasco de poção alquímica.

Já atrás da cadeira de madeira de Olena, o símbolo era o de uma espada ropera.

Apesar de Olena aparentar no dia a dia alguém completamente distante de uma fanática por duelos, por razões desconhecidas, a sua arma de eleição era precisamente a espada ropera, uma arma especializada em combates singulares.

— O que tencionas escrever? — perguntou Olena com um sorriso, observando o cenho franzido e a expressão hesitante de Lander.

Lander esfregou o rosto, visivelmente tenso. Aquela era uma situação espinhosa, mas ele não desejava esmagar a juventude daqueles rapazes e raparigas, sobretudo quando pareciam formar um par tão adequado.

Pelo menos sob a perspetiva de Lander, os dois jovens combinavam perfeitamente, quer em termos de antecedentes familiares, quer de personalidades e talentos. Se não fossem tão compatíveis, Lander jamais teria ido tão longe.

— Escreverei que eles mantiveram contactos secretos, que tentei impedi-los várias vezes, separando os pombinhos à força, mas sem sucesso. Sendo eu um estranho, e eles jovens da nobreza, eu, Lander, não posso puni-los com demasiada severidade. Encontrando-me agora sem alternativas, venho averiguar qual a opinião do Conde dos Cervos e do jovem Conde das Folhas Verdes.

— Puf... — Olena raramente ria daquela forma, mas naquele momento não conseguiu conter-se. Claramente, era o próprio Lander quem desejava apoiar discretamente o romance dos jovens, mas a linguagem diplomática que utilizava afastava-o completamente de qualquer responsabilidade.

— Cof, cof. — Lander fechou a mão num punho, levou-o ao queixo e, fingindo uma atitude solene, tossiu levemente antes de declarar com um sorriso nos lábios: — Os jovens têm de aprender a assumir a responsabilidade pelos seus atos!

Olena soltou mais uma risada discreta e, seguindo as diretrizes de Lander, redigiu com um tom formal e regulamentar duas cartas distintas, endereçadas respetivamente ao Conde dos Cervos e ao jovem Conde das Folhas Verdes.

Concluídos os assuntos principais, Lander dedicou-se às suas tarefas quotidianas de rotina.

Atualmente, a estrutura política do refúgio estava perfeitamente definida: no topo encontrava-se Lander, seguido pela alta cúpula como Ellie, depois a camada média representada por figuras como Taran, e finalmente a base.

O papel de Lander consistia em supervisionar o panorama geral e realizar inspeções regulares no terreno, de modo a prevenir que os subordinados interpretassem mal as diretrizes governamentais.

Assim, embora parecesse apenas vaguear sem rumo todos os dias, Lander estava na verdade a microgerir o desenvolvimento do refúgio.

Pelo menos era essa a justificação que dava sempre que Ellie o fitava com desconfiança, julgando que ele andava a vadiar.

Por vezes, apanhava uma carruagem puxada por centauros em direção à mina de ferro assombrada, para realizar inspeções presenciais.

Na sua última visita, o local ainda era extremamente rudimentar, e ele desconhecia o estado em que se encontrava agora.

O dia decorreu com normalidade. Primeiro, dirigiu-se aos campos de cultivo de trigo experimental. O trigo em melhoramento genético já ia na terceira geração, mas os resultados continuavam modestos: ou as plantas resistiam ao acamamento mas produziam pouco, ou rendiam um pouco mais mas eram vulneráveis a pragas e ao vento. Em suma, ainda não tinham conseguido fixar características vantajosas, mas Lander não se deixava abater.

O melhoramento de culturas era, por natureza, um processo de longo prazo. Uma vez alcançado o êxito, seria uma bênção para as gerações futuras; Lander não se importava que os passos iniciais fossem lentos.

Nos arredores da estância balnear, no sopé da montanha, tinham começado a surgir algumas terras agrícolas. Vários aventureiros, após visitarem a estância e se apaixonarem pelo ambiente, decidiram fixar residência por ali — sobretudo aqueles que tinham perdido os seus companheiros de jornada e já não desejavam arriscar a vida.

Alguns desses indivíduos solicitaram a Lander um pedaço de terra, que este prontamente mandou arar com a ajuda dos minotauros. Passaram assim a ser cidadãos de pleno direito do Domínio da Lua Crescente, pagando os respetivos impostos a Lander.

Durante as épocas de cultivo, estes aventureiros dedicavam-se à agricultura; nos períodos de menor atividade, trabalhavam na estância balnear ensinando os novos aventureiros. Atualmente, a economia de aventura do refúgio entrara num ciclo virtuoso.

A força do domínio de Lander crescia dia após dia, embora se tratasse de um processo de longuíssimo prazo, com resultados igualmente lentos a curto prazo.

A seguir, foi observar o estado de crescimento das novas unidades exclusivas do refúgio: as bestas de carga concedidas pela Negra Deusa da Fecundidade.

Lander exigira aos encarregados do cuidado dos animais que registrassem diariamente o seu desenvolvimento. Atualmente, ganhavam cerca de 0,9 kg por dia, estimando-se que estivessem plenamente desenvolvidos num pouco mais de um ano.

Lander também vinha a promover ativamente a reprodução destes animais — o que na prática consistia em gastar as duas cargas diárias da sua habilidade de bênção nelas. Inicialmente temia que, ao crescerem, revelassem ser montadas desadequadas, mas agora já não havia motivos para preocupação, pois pelo menos serviriam para combater os mortos-vivos.

E combater os mortos-vivos viria a revelar-se extremamente útil no futuro. Inspecionou ainda o funcionamento da roda hidráulica e deambulou pelo refúgio e pela estância balnear para avaliar o nível de vida da população.

Entre idas e vindas, a noite caiu.

No fim de contas, trabalhara o dia inteiro.

De regresso ao Grande Salão do Senhor.

Nessa noite, Olena vestia um vestido justo de cor azul-safira escura, adornado com delicados motivos dourados. A metade superior da peça moldava-se perfeitamente à sua silhueta, enquanto a saia inferior abria-se gradualmente.

A cintura encontrava-se cingida por um cinto largo embutido de pedras preciosas. As mangas, longas e largas, pendiam até aos joelhos, oscilando suavemente ao sabor da brisa.

Não exibia quaisquer outros ornamentos ou joias supérfluas.

Ou melhor, a própria Olena era a mais resplandecente das joias.

O luar dessa noite brilhava com intensidade incomum; a lua, grande e perfeitamente redonda, banhava a terra com uma claridade tão límpida que parecia dia.

Olena acompanhou Lander até à câmara de sacrifício, onde o altar original havia desaparecido por completo.

Enquanto via Lander despir-se, Olena inquiriu:

— Vais descansar tão cedo hoje?

Lander abanou a cabeça:

— Vou apenas mudar de roupa.

Apesar de Lander dar prioridade ao pragmatismo no seu vestuário do dia a dia — pois, devido ao trabalho agrícola, por vezes envolvia-se diretamente nas lides da terra, preferindo roupas baratas e confortáveis —, como barão detinha naturalmente trajes cerimoniais adequados ao seu estatuto.

Vestiu um casaco de veludo cinzento-escuro, adornado com uma densa fila de botões dourados que cintilavam luxuosamente de alto a baixo.

Por baixo, trazia uma camisa branca de corte justo, com os punhos e a gola bordados com padrões delicados, combinada com calças pretas justas que delinearão firmemente as suas pernas.

Para dizer a verdade, as calças eram extremamente justas, e Lander só conseguiu vesti-las com a ajuda paciente de Olena.

Por fim, calçou um par de botas de couro com finos relevos decorativos. Aquele traje formal fora originalmente preparado para uma apresentação teatral na Cidade do Castanho-Escuro, mas desde o regresso nunca mais tivera oportunidade de o usar, encontrando finalmente o momento adequado.

Olena conseguia sempre adivinhar os intentos de Lander.

Assim, após o ajudar a vestir o traje ceremonial, sentiu-se um pouco tímida demais para fitá-lo diretamente.

Lander não acrescentou palavra. Limitou-se a conduzir Olena para o exterior do Grande Salão, até a uma clareira relativamente plana.

Com as mãos protegidas por luvas brancas, deu alguns passos em frente, levou uma mão ao peito, fletiu um joelho e estendeu o braço:

— Bela dama, conceder-me-ia a honra desta dança?

Não havia ali a iluminação deslumbrante nem a decoração suntuosa de um baile aristocrático, mas contavam pelo menos com a luz prateada da lua, que se derramava como água límpida, e com um firmamento repleto de estrelas.

Olena estendeu a mão, pousando-a sobre a palma de Lander, e os seus dedos entrelaçaram-se.

— Sim.

Não havia música, e Lander tampouco sabia dançar, mas nada disso diminuía o encanto daquele instante.

Lander era, sem dúvida, um homem algo pachorrento e pouco romântico, mas o seu ritmo amoroso era apenas mais lento, e não totalmente insensível.

O luar banhava a figura de Olena, tornando ainda mais deslumbrante o seu rosto de feições puras e delicadas.

Olena chegara a aprender danças cortesãs, mas nunca as praticara num baile real e, com o vasto desuso, encontrava-se manifestamente enferrujada nos passos.

Se houvesse observadores por perto, porventura troçariam da falta de destreza daquele par, considerando-os manifestamente indignos de figurar entre a nobreza. No entanto, nenhum dos dois dançarinos se importava com isso.

Pelo menos, nos olhares que trocavam de quando em quando, a técnica de dança era o que menos importava.

A brisa suave da noite de verão dissipava o calor abafado e fazia oscilar a saia da bela dama.

...

— Que dança tão horrível. — Longe dali, empoleirada num ramo elevado de uma árvore, Ellie apoiava o queixo numa das mãos enquanto afastava os ramos com a outra.

No ramo adjacente encontravam-se Elsa e Reisa.

Elsa lançou um olhar de soslaio a Ellie:

— Porque raio viemos nós observar isto?!

Ellie revirou os olhos:

— Se não querias ver, podias ter ido dormir.

Elsa emudeceu de imediato. Passado um momento, murmurou hesitante:

— Tu... tens inveja?

Ellie retorquiu:

— E tu, não tens?

Elsa calou-se novamente.

Instantes depois, Elsa voltou a ceder à curiosidade:

— Reisa, Reisa, porque não dizes nada?

Reisa também olhou de soslaio, girou a mão e fez surgir do nada um dispositivo de comunicação vibratório:

— Queres isto? Posso emprestá-to.

O rosto de Elsa escureceu instantaneamente; esquecera-se de que, naquele momento, Reisa exibia uma atitude completamente imprevisível.

— Acho que também podíamos tentar — propôs Elsa.

— Tentar o quê? — Ellie não conteve a réplica.

— Bem... vestir um vestido azul-safira, por exemplo? — disse Elsa, contemplando o seu próprio traje de cabedal e malha justa, concebido para facilitar a agilidade.

Ellie olhou para o seu próprio vestido cor de creme de corte ajustado e voltou a revirar os olhos.