Capítulo 149: O Homem-Esqueleto Falante, a Visita do Filho do Conde
Se os outros esqueletos conseguem falar, Lande não sabe, mas este com certeza consegue.
Depois de subjugar o esqueleto, Lande levou seus homens de volta ao quartel da guarda pessoal. Como pretendia passar muito tempo na capital, Lande providenciou algumas panelas para o quartel e fez uma parceria com os restaurantes da cidade para melhorar as refeições da guarda.
Ele amarrou o esqueleto com correntes de ferro. Embora seus braços e pernas tivessem sido explodidos, a criatura ainda possuía o nível de um profissional de alto escalão, e Lande não queria dar a ele nenhuma chance de escapar.
— Diga-me, qual é o objetivo de vocês? — Lande puxou uma banqueta e sentou-se diante do esqueleto amarrado.
Zessu fora servir como bispo local, Zerai estava atuando como assistente de Fenrir, e Tanel provavelmente estaria saqueando no Domínio da Raposa de Neve. Por um momento, não havia ninguém ali para carregar a banqueta, então Lande teve que trazê-la ele mesmo.
O esqueleto emitiu um som mecânico; parecia que algum tipo de mecanismo de vocalização alquímica havia sido instalado em seu crânio:
— Sequestrar você.
— E depois?
— Forçá-lo a confessar que o conde dos Cervos é o traidor.
— Foi o conde da Raposa Alada que mandou você?
— Não.
Lande fez muitas outras perguntas. Sobre o que o esqueleto planejava fazer no futuro, ele respondia prontamente, mas assim que o assunto envolvia o Culto da Calamidade, ele cerrava os dentes e mantinha silêncio absoluto, ignorando completamente as ameaças de morte.
Lande perguntou a Ellie, que estava por perto:
— Há alguma maneira de fazer um esqueleto sentir dor?
Ellie pensou por um instante e respondeu:
— Leve o dinheiro dele.
— Hã, digo... existe alguma maneira de fazê-lo sentir dor física ou na alma?
Ellie pensou mais um pouco:
— Os utensílios sagrados da Igreja da Tocha, ou aquelas mulas de carga que você criou, devem servir.
Lande acatou o conselho de Ellie e, após um pouco de esforço, comprou uma tocha de fogo sagrado na capital. Por coincidência, a Igreja da Tocha estava fazendo uma promoção: na compra de uma tocha de fogo sagrado, ganhava-se um utensílio de detecção de brinde.
O esqueleto começou a tremer incontrolavelmente e implorou por piedade, mas continuou sem dizer uma palavra.
Lande o queimou por um tempo com o fogo sagrado da Igreja da Tocha. O esqueleto emitiu gritos miseráveis para cooperar, mas ainda assim não revelou nada.
Como estava extremamente intrigado com aquelas informações, Lande torturou o esqueleto a noite toda, desistindo apenas ao amanhecer.
Parecia que não adiantava. O esqueleto não era totalmente destemido diante da morte, mas parecia dar um valor imenso aos segredos do Culto da Calamidade, disposto a proteger com a própria vida o que quer que fosse.
Embora Lande nem soubesse se aquela coisa podia ser considerada viva.
O Culto da Calamidade também era considerado uma seita, teoricamente. O poder de todas as divindades causava algum tipo de dano aos mortos-vivos, mas o poder dos Apóstolos da Calamidade, do primeiro ser ressuscitado, dos Ossos Silenciosos e do Profeta das Chamas Malignas — a divindade em questão — era uma exceção.
Ou melhor, não era o poder de todas as divindades que feria os mortos-vivos, mas sim o fato de que outra propriedade inerente ao poder divino era a causa do dano.
Lande havia testado isso em seu covil: o poder da Deusa da Abundância, o poder do Deus da Luta e o poder da Deusa da Tocha causavam danos especiais aos mortos-vivos, e esses três poderes também feriam uns aos outros.
Portanto, se o poder dos mortos-vivos fosse compreendido como o poder da divindade do Apóstolo da Calamidade, a teoria se encaixava perfeitamente: tratava-se apenas de uma repulsão mútua entre os poderes divinos.
A primeira expansão do jogo "Lua Profunda" era "A Revolta das Nações", a terceira era "O Sacrifício Divino do Grão-Duque Vladimir", e a segunda expansão, encaixada entre as duas, chamava-se "Terras Caóticas".
O tema central dessa expansão era o conflito entre a seita do Deus da Luta e a seita dos Apóstolos da Calamidade.
Em "A Revolta das Nações", as lutas entre as nações humanas trouxeram incontáveis guerras e carnificina, e com elas vieram a peste, a fome e a morte.
O cisma da Igreja da Tocha e o declínio gradual de sua influência também propiciaram o surgimento dessas seitas heréticas.
O que ele não esperava era que o Culto da Calamidade começasse a agir tão cedo, tramando algo desconhecido na capital do Reino da Lua Escarchada.
Apesar de a Igreja da Tocha ter iniciado uma retração em grande escala, a capital do Reino da Lua Escarchada ainda mantinha bispos estacionados ali. Lande pretendia procurar alguém para perguntar se havia algum jeito de fazer aquele esqueleto abrir a boca.
***
Depois de ordenar que a guarda estacionada ali vigiasse o esqueleto rigorosamente, Lande e Ellie retornaram à mansão.
Ao abrirem a porta da mansão, depararam-se com Olena, vestida com roupas informais, limpando o local.
— Olena, você pode deixar esse tipo de trabalho para as empregadas — disse Lande, impotente. Falando nisso, ele ainda não havia chegado a usar empregadas. No covil, o espaço onde ele morava se limitava à pequena sala de sacrifício, que ele e Olena conseguiam limpar sozinhos.
Quanto ao salão do senhor, geralmente era limpo coletivamente por Lande e seus devotos durante os dias de culto.
De fato, ele nunca havia tido necessidade de empregadas.
No entanto, Lande certamente não moraria por muito tempo naquela mansão na capital; assim que os assuntos ali terminassem, ele retornaria ao seu covil.
Nesse caso, seria realmente melhor deixar uma empregada para cuidar da limpeza, caso contrário, se ele precisasse voltar por algum motivo no futuro, a mansão estaria coberta de poeira.
Em uma atitude rara, Olena recusou a sugestão de Lande, afirmando que preferia cuidar daquilo pessoalmente.
Ellie olhou para os dois e disse que também podia ajudar.
Lande não entendia por que tanto Olena quanto Ellie se opunham a que ele contratasse uma empregada. No entanto, visto que pareciam tão relutantes, ele decidiu não insistir na contratação; afinal, tratava-se apenas de limpar a casa, e ele mesmo faria o esforço se necessário.
A mansão não era pequena e ainda contava com um pequeno jardim. O tempo que Lande e Ellie passaram no baile não fora suficiente para Olena terminar a limpeza da propriedade sozinha.
Lande olhou para suas vestes formais e preparou-se para trocar de roupa e ir ajudar.
Assim que ele e Ellie terminaram de vestir roupas confortáveis, ouviram batidas na porta da mansão.
Era o filho mais velho do conde dos Cervos.
Ele era verdadeiramente bonito, de uma beleza ofuscante: cabelos loiros padrão idênticos aos do conde, roupas cortadas com perfeição e traços faciais angulares e marcantes. Um belo exemplar ocidental padrão.
Ao ver que quem abrira a porta fora o próprio Lande, o jovem nobre levou uma mão ao peito e fez uma reverência:
— Lorde Lande, meu pai me enviou para lhe transmitir uma mensagem.
Lande abriu passagem, permitindo que o primogênito do conde dos Cervos, chamado Shelan, entrasse na mansão.
— Que assunto? Por acaso também estou lidando com algumas complicações por aqui — disse Lande, indicando uma cadeira qualquer para que ele se sentasse e puxando outra para si mesmo. — Quer falar primeiro?
— Por favor, fale o senhor primeiro.
Na verdade, Lande era mais jovem que Shelan, mas a maneira como o rapaz o tratava, com o respeito devido a um ancião, deixava Lande um tanto sem jeito.
Ainda assim, era verdade que Lande já ocupava uma posição de patriarca; pelo menos o conde dos Cervos e o marquês de Marrom-Escuro não o tratavam como uma criança ao conversar com ele, mas sim discutiam as coisas em pé de igualdade.
— O conde da Raposa Alada foi atacado e dizem que está gravemente ferido. O rei já enviou médicos e sacerdotes para tratá-lo.
Ao ouvir a notícia, a primeira reação de Lande foi a de que o conde da Raposa Alada havia encenado tudo aquilo sozinho, mas, pensando bem, parecia improvável que ele chegasse ao ponto de forjar ferimentos graves. Era difícil saber a situação exata.
— O assassino foi capturado? — perguntou Lande.
— Não — respondeu Shelan com rigor formal. Seu pai, o conde dos Cervos, havia-lhe dado instruções severas pessoalmente sobre a atitude a adotar diante do visconde Lande, contando-lhe tantas proezas do nobre que, embora Lande parecesse ter a mesma idade que ele, Shelan ainda sentia um pouco de nervosismo ao falar com ele.
— De acordo com as investigações preliminares, o ataque foi realizado por algum tipo de morto-vivo. Uma energia necromântica extremamente forte foi detectada no local, e os ferimentos do conde da Raposa Alada exibem vestígios óbvios dessa mesma energia — recitou Shelan, repetindo as palavras que repassera em sua mente várias vezes.
— Então ele está realmente gravemente ferido?
— Sim, Lorde Lande. É um caso bastante espinhoso até mesmo para os médicos e sacerdotes reais.
Lande indicou que havia compreendido e disse:
— Eu também encontrei mortos-vivos por aqui. Um ladrão esqueleto, cujo poder de combate pode ser classificado no nível de um profissional de alto escalão.
Para ser franco, aquela força de combate era uma grande subestimação de suas capacidades, mas fazia sentido: o Culto da Calamidade provavelmente carecia de informações precisas sobre ele, e Lande não passava de um visconde recém-promovido, sem raízes profundas. Teoricamente, ele não deveria ter profissionais de alto escalão como guarda-costas, muito menos profissionais de nível supremo.
Por outro lado, o esquadrão enviado contra o conde da Raposa Alada provavelmente incluía mortos-vivos de nível supremo, e talvez até mais de um.
Contudo, era uma pena que aquele velho maldito tivesse conseguido sobreviver.
Observando o primogênito do conde dos Cervos sentado ali, ouvindo atentamente, Lande continuou:
— Após a interrogação, descobrimos que ele pertencia ao Culto da Calamidade. O plano era me sequestrar, mas infelizmente fracassaram.
Pensando bem, no momento do incidente, o ladrão esqueleto provavelmente tinha cúmplices dando cobertura, mas recuaram ao ver que o companheiro fora capturado com tanta facilidade. Afinal, não seria tarefa fácil arrebatá-lo sob a proteção da guarda pessoal.
Shelan indicou que havia compreendido tudo e guardado as informações na memória.
Lande assentiu, sorriu e perguntou:
— Gostaria de ficar para almoçar?
Aquilo era o resultado de hábitos de sua vida anterior aflorando, especialmente porque a atitude respeitosa de Shelan o fazia assumir o papel de figura paterna ou mentora.
Naturalmente, Shelan não ousou recusar. Ele assentiu e permaneceu sentando no lugar, visivelmente inquieto.
Olena, é claro, já havia preparado os ingredientes e chamou Ellie para ajudá-la na cozinha.
Lande ficou na sala, em uma situação ligeiramente constrangedora, frente a frente com Shelan.
Se Shelan não o tratasse como a um ancião, Lande teria muitos assuntos para puxar conversa, como por exemplo, como eram os locais de entretenimento na capital.
Segundo o que Lande sabia, uma metrópole próspera como a capital deveria ter vários locais de lazer; era improvável que o entretenimento da nobreza se resumisse a bailes e banquetes.
Não havia por acaso uma zona de entretenimento adulto por ali?
E quanto aos teatros? Na sua vida anterior, Lande nunca fora fã de apresentações teatrais, mas agora começava a se interessar. O entretenimento naquele mundo era escasso demais; enquanto estava assoberbado pelo estresse do trabalho no covil, ele não percebia, mas agora, na capital, o tédio daqueles últimos anos era quase torturante.
Era preferível ter algo para fazer.
Infelizmente, Lande não conseguia dizer aquilo em voz alta naquele momento. Como Shelan o tratava como um ancião, de certa forma ele estava colocado em um pedestal, o que tornava inconveniente falar certas coisas.
Por sua vez, Shelan tampouco ousava puxar assunto. Na presença de figuras mais velhas, ele geralmente apenas recebia ordens; não fazia ideia de que tipo de conversa casual deveria manter.
Ainda assim, Ellie e Olena não demoraram muito para preparar a refeição. A cozinha já devia ter alguns itens semi-prontos e, como era café da manhã, não exigia tanta complicação.
Leite, pãezinhos brancos cozidos no vapor e rolinhos de ovo.
O leite havia passado por um processo para remover o odor forte, e os pãezinhos eram uma criação pessoal de Lande. Fazer pãezinhos no vapor era mais simples do que assar pão; pelo menos ele sabia a receita básica e o processo específico. Após não aguentar mais o gosto de álcool no pão fermentado daquele mundo, ele inventara os pãezinhos.
Como o covil e o domínio do conde dos Cervos já mantinham relações comerciais havia algum tempo, Shelan estava familiarizado com os pratos originários do covil, de modo que não teve dificuldades para saber como consumir os alimentos.
No entanto, ele ficou bastante surpreso com o fato de a culinária de Lande ser tão simples em vez de luxuosa.
Para a nobreza, o desperdício extravagante era visto como uma virtude, pois a comida dos servos consistia nas sobras dos nobres; se fossem excessivamente frugais e consumissem toda a comida, os servos passariam fome.
Além disso, aquelas duas jovens que ele não ousava encarar diretamente com certeza não eram criadas ou servas, caso contrário não teriam qualificações para sentar-se à mesa. Isso significava que o Lorde Lande não tinha servos?
Shelan registrou o fato mentalmente, imaginando que no futuro poderia presentear Lande com algumas empregadas de aparência agradável.
Embora provavelmente fossem inferiores em beleza às duas acompanhantes que ele vira Lande levar ao baile, alguém acostumado a iguarias requintadas talvez não desdenhasse de alimentos simples, comuns e autênticos.