Capítulo 144: Início do Saque, Os Segredos de Castanho-Negro
Linha de Defesa de Nova Lua.
Tharn sentava-se com imponência no assento principal, a armadura manchada de preto e branco.
Agora, Tharn nem se dava ao trabalho de cuidar daquela armadura; afinal, ninguém se importava com qual era a sua patente anterior.
O plano original era que os magos chegassem à linha de defesa, cortassem as comunicações e, em seguida, partissem rumo ao Domínio da Raposa de Neve para saquear.
Contudo, a situação mudara: o traidor fora descoberto com antecedência e a força da Condesa da Raposa de Neve havia diminuído drasticamente. Portanto, nem a tropa de pioneiros de Fenris, originalmente designada para cortar as comunicações, nem os magos encarregados de bloquear as comunicações mágicas precisavam cumprir suas funções originais.
Após ponderar, Tharn decidiu deslocar os quinhentos homens da tropa de pioneiros de Fenris para a frente, posicionando-os na guarda da linha de defesa.
Em seguida, ele próprio lideraria o grupo de saque em direção ao Domínio da Raposa de Neve.
O enviado divino, lorde Land, deixara claro desde o início: saquear tudo. População, riquezas, grãos, gado, tudo era válido.
Caso encontrassem inimigos, a prioridade seria eliminar a força viva deles.
Tharn explicou o plano militar mais uma vez. Os cavaleiros do Marquês de Castanho-Escuro e do Conde do Cervo que tinham permissão para assistir ouviam com total atenção.
Na verdade, tanto o Marquês de Castanho-Escuro quanto o Conde do Cervo haviam ordenado expressamente aos seus subordinados que estudassem com afinco.
Tharn era o principal general sob o comando de Land e, além disso, um profissional de altíssimo nível.
Se Land confiava a Tharn a liderança de tropas em campanha isolada, decerto havia ali certa competência.
Ademais, o histórico de combates de Tharn não era ruim.
Caso aqueles cavaleiros conseguissem absorver um pouco daquela estratégia e conquistar algum mérito no futuro, nem o Marquês de Castanho-Escuro nem o Conde do Cervo seriam mesquinhos com as recompensas.
Por isso, ao resistirem firmemente naquela linha de defesa até o momento, vendo sucessivas ondas de grupos de saque retornarem ora carregados de espólios, ora com expressões abatidas, nenhum deles demonstrava grande impaciência.
No entanto, agora que finalmente entrariam em ação, ainda sentiam certa euforia. Naquele período, haviam acumulado vastos conhecimentos sobre defesa; agora, restava ver como seriam a ofensiva e o saque.
……
Land delegara a gestão militar de Nova Lua inteiramente a Tharn, enquanto entregava todos os assuntos civis de Nova Lua e Meia-Lua a Lysa, mantendo-se plenamente tranquilo quanto a isso.
Ao menos naquele momento, estando na Cidade Real, Land não temia que algo desse errado em casa.
No alojamento temporário da guarda pessoal, o Conde do Cervo, um nobre veterano de feições marcantes, observava em silêncio o seu cavaleiro.
Naquele instante, aquele que outrora fora um cavaleiro formidável encontrava-se emaciado, a ponto de parecer pele e osso.
Diante do lorde a quem jurara lealdade, ele baixou a cabeça com certa culpa, incapaz de sustentar o olhar do Conde do Cervo.
— Fui negligente com você dalguma forma? — perguntou o Conde do Cervo com voz grave.
O cavaleiro permaneceu de cabeça baixa, sem responder.
— Pelo visto, não há muito o que perguntar. — O Conde do Cervo deu alguns passos resignado, aproximando-se de Land, que aguardava à distância para evitar intrusões. — Vamos. É provável que tenha desenvolvido algum vício dispendioso ou que tenha sido pego por algum ponto fraco.
Land assentiu em concordância. Após aguardar mais um instante, os enviados do rei chegaram para assumir a custódia.
Ao examinar de relance a Guarda Real encarregada da transferência, Land notou a presença de um profissional de altíssimo nível entre eles, o que demonstrava o quão a sério o rei levava o caso.
Após confirmar a identidade da outra parte, Land entregou o prisioneiro.
Em seguida, acompanhado por alguns guardas de elite selecionados e pelo Conde do Cervo, caminhou pelas ruas da Cidade Real:
— O que o senhor queria conversar comigo antes?
O Conde do Cervo sorriu, parecendo pouco preocupado com o incidente da traição, e respondeu:
— Apenas cumprir a hospitalidade local e apresentar-lhe a Cidade Real.
Land virou levemente o rosto para encarar o semblante ainda distinto, apesar da meia-idade, do velho conde:
— Que tal conversarmos enquanto caminhamos?
O Conde do Cervo assentiu.
Fundada há mais de trezentos anos, a Cidade Real possuía uma longa história. No passado, fora muito mais próspera, mas após a invasão do Reino de Lunsa e a guerra civil, o poder nacional decaíra, deixando-a longe de sua glória anterior.
A situação do Reino da Lua Escarchada assemelhava-se, na prática, à de um refúgio: faltava de tudo, e havia uma urgência extrema por saques para suprir as carências. Talvez por isso a fúria do monarca perante os traidores fosse tão intensa.
Muitos nobres antes julgavam o novo rei jovem demais, argumentando que traidores sempre existiam, e relutavam em cooperar com os decretos reais.
Somente quando os próprios interesses foram atingidos é que passaram a apoiar as investigações da Coroa.
Na verdade, o Conde do Cervo não se preocupava: os métodos do Conde da Raposa Voadora eram medíocres, e muitos indícios já haviam vindo à tona com o apoio da nobreza ao rei.
Em contrapartida, o Conde da Raposa Voadora devia estar desesperado.
O Conde do Cervo apresentou a arquitetura da Cidade Real ponto por ponto, até que, ao chegarem diante de sua mansão, comentou:
— Aquele velho do Marquês de Castanho-Escuro também virá.
— Vocês têm algum plano? — Land seguiu o Conde do Cervo para o interior da propriedade.
— Nenhum. Ele vem apenas para me dar respaldo — explicou o Conde do Cervo com um sorriso, cuja expressão logo se transformou em preocupação. — Aquele velho anda tão angustiado que os cabelos estão caindo aos montes.
— O problema do herdeiro?
— Sim. — O Conde do Cervo aceitou uma xícara de chá forte das mãos de uma criada, indicando a Land que fizesse o mesmo. — O filho mais velho dele é simplesmente...
O Conde do Cervo lançou a Land um olhar que dispensava maiores explicações.
Colocando-se no lugar dele, Land compreendia perfeitamente a situação do Marquês de Castanho-Escuro. Não ter sucessores era o problema mais grave para os senhores nobres.
Ainda bem que o Marquês de Castanho-Escuro não carecia de linhagem por falta de herdeiros biológicos — caso contrário, a situação seria ainda pior —, mas o único descendente com algum talento era um adepto de seitas heréticas, enquanto os demais eram imprestáveis. Em especial o primogênito, cuja posição de herdeiro já fora revogada.
Após conversarem por mais algum tempo com o Conde do Cervo, o Marquês de Castanho-Escuro também chegou. Comparado ao encontro anterior, parecia ainda mais envelhecido.
Os três debateram assuntos relacionados aos grupos de saque e, em seguida, trivialidades.
O Conde do Cervo manifestou o desejo de enviar mais descendentes para estudar em Nova Lua, insinuando também a possibilidade de uma aliança matrimonial.
Land respondeu que aceitava os estudos, mas que descartava o casamento.
O Marquês de Castanho-Escuro absteve-se de mencionar o envio de descendentes para aprendizado, provavelmente devido a uma visão bastante pessimista sobre a própria prole.
Após mais um pouco de conversa fiada, percebendo que o dia vinha a anoitecer, Land preparou-se para partir.
Enquanto se retirava na companhia do Marquês de Castanho-Escuro, este de repente perguntou:
— Meus filhos parecem nutrir uma animosidade muito forte em relação a você.
— Ah? — Land surpreeendeu-se com a declaração.
O semblante do Marquês de Castanho-Escuro carregava profunda amargura:
— Falhei na educação deles. Agora que desejo corrigi-los e formar uma aliança formal com você, meus filhos se opõem veementemente.
Tal franqueza parecia excessiva para o nível de intimidade entre eles — embora a relação de Land com o Marquês de Castanho-Escuro não fosse rasa, não havia necessidade de expor um assunto tão íntimo.
Land não compreendia o intuito do marquês.
Contudo, o Marquês de Castanho-Escuro percebeu a confusão de Land e proferiu palavras que o deixaram atônito:
— Não me resta muito tempo de vida.
Land virou-se bruscamente, fitando o Marquês de Castanho-Escuro. Embora o nobre demonstrasse fragilidade física e mental, Land jamais imaginara que a condição tivesse chegado a tal ponto.
— O fogo sagrado da Igreja da Tocha, poções alquímicas mágicas, ervas da Escola de Herbologia... — perguntou Land. — Nada disso surtiu efeito?
O Marquês de Castanho-Escuro sorriu com amargura:
— É claro que desejo viver mais. Tentei de tudo. Não se trata de uma doença: gastei a saúde na juventude, guerreando constantemente a cavalo, o que esvaziou meu vigor e arruinou minha vitalidade. Nenhum tratamento tem efeito agora.
— Quanto tempo o senhor ainda tem?
— Na pior das hipóteses, um ou dois anos; na melhor, três ou quatro.
— Entendo. — Land fechou os olhos. O Marquês de Castanho-Escuro fora seu superior antigo — e, de fato, ainda era, pois continuava a ser o senhor suserano do Domínio de Meia-Lua. Sem a aprovação e o apoio do marquês, a ascensão de Land jamais teria sido tão suave. — Sendo assim, qual é a situação com a hostilidade dos seus filhos em relação a mim?
— Não compreendo a mente dos jovens — disse o marquês com um suspiro resignado. — Eles parecem acreditar que, se tivessem a sua sorte, poderiam alcançar os mesmos feitos que você.
O Marquês de Castanho-Escuro conhecia a índole de seus filhos, assim como o Conde do Cervo. Land, por sua vez, nunca os observara de perto, desconhecendo os detalhes.
Mas era evidente que aqueles herdeiros secundários, que antes não tinham esperança de herdar o título do Marquês de Castanho-Escuro, viam agora os irmãos mais velhos eliminados como obstáculos e começavam a alimentar falsas ambições.
Além disso, pareciam padecer de delírios de grandeza.
— Toss, toss. — O Marquês de Castanho-Escuro pigarreou. — Enfim, caso venham a lhe causar problemas no futuro, basta dar-lhes uma lição. Por consideração a mim, peço apenas que não os extermine.
Land sobressaltou-se novamente. A situação chegaria a tal ponto? Teria o marquês exagerado nas palavras, ou a inimizade daquela prole era muito maior do que ele admitia?
Apesar das dúvidas, Land assentiu, embora julgasse improvável que os fatos chegassem a tal extremo.
De volta ao alojamento — onde temporariamente se instalavam, já que pretendia adquirir duas residências, mas estivera ocupado conversando com os dois condes e não tivera tempo de procurar imóveis —, Land retirou uma pequena bolsa e a balançou diante de Ellie.
Devido à natureza confidencial de suas conversas anteriores, Ellie e Olena haviam permanecido em postos de guarda distantes, sem participar da escuta. Ao se despedir do Marquês de Castanho-Escuro, Land descobrira por acaso um item interessante no mercado.
Atraída pelo pequeno saquinho, Ellie perguntou:
— O que é isso?
Nesse instante, Ellie lembrava um pequeno animal tomado pela curiosidade, diferindo totalmente da figura feroz que arrancara línguas ao chegar à Cidade Real naquele dia.
Land abriu a bolsa e exibiu os cristais branco-acinzentados em seu interior:
— É salitre. Pode ser usado para fazer gelo.
O interesse de Ellie redobrou. Ela assentiu, gesticulando para que ele continuasse.
Land providenciou uma bacia com água e despejou ali um pouco de pó de salitre.
Em pouco tempo, a água começou a congelar e, instantes depois, formou blocos de gelo de maneira surpreendente.
Na verdade, Land preferiria utilizar o salitre para fabricar pólvora, mas, por mais que buscasse nos mercados da Cidade Real, não encontrara quantidades maiores.
Aquela pequena porção serviria apenas para realizar um experimento científico simples com Ellie.
Contudo, o efeito foi excelente: ao ver a água transformar-se magicamente em gelo, os olhos de Ellie brilharam intensamente.