Capítulo 127: Ninguém pode me dizer não
Perto do fim do expediente, Anna, vestindo seu colete e camisa, retocou o batom diante de um espelho pequeno e ajeitou o cabelo antes de pegar seu casaco e bolsa para sair do banco.
Aquele chinês dissera que mandaria alguém buscá-la.
Ela sentia uma ponta de expectativa, misturada ao medo de que ele a deixasse plantada novamente. Embora em São Francisco o status dos chineses fosse muito baixo, aquele homem era claramente diferente, como se podia notar pela atitude dos dois homens de botões de latão no dia anterior.
Ao sair do banco, ela viu três carruagens paradas na beira da estrada. Perto de uma delas, um jovem estava parado, conversando com quem estava dentro.
Dentro da carruagem estava Chen Zhengwei, que, ao vê-la, pôs a cabeça para fora e acenou.
Em seguida, o jovem chinês vestido com trajes de cavalheiro abriu a porta da carruagem e fez um gesto convidativo.
Anna subiu, tateou o estofado de couro genuíno sob si e, então, seus olhos brilharam, como a superfície de um lago sob uma brisa suave — seus olhos, vale ressaltar, eram azuis.
— Estou surpresa!
— Surpresa com o quê? Se sente como uma princesa? — Chen Zhengwei riu.
— Obviamente, não sou uma! — Anna rapidamente recuperou a compostura. — Vamos para a aula de inglês agora? Sinceramente, não estou preparada. Nunca ensinei ninguém, e seu inglês já é muito bom.
— Vamos jantar primeiro! Existe algum lugar com música e uma atmosfera agradável? — perguntou Chen Zhengwei, sorrindo.
Ele não pretendia investir muito esforço em Anna; o ideal seria conquistar o que queria ainda hoje. Embora ela fosse, de fato, muito doce ao sorrir.
Foi por isso que ele trouxe tanta gente; se fosse apenas para voltar ao Bairro Chinês, bastariam poucos homens. Mas, para jantar fora, era melhor estar bem acompanhado.
— Deixe-me pensar... — Anna refletiu por um momento. — Não muito longe, na Rua Montgomery, há um restaurante de robalo administrado por franceses. Parece excelente, mas é muito caro. Nunca entrei lá.
— Então será lá! — Chen Zhengwei disse para o lado de fora: — Rua Montgomery!
Logo, o grupo chegou ao restaurante.
Era um belo prédio de tijolos com um pequeno jardim na frente. Perto da janela, havia mesas cobertas com toalhas brancas, cada uma com um vaso de flores.
— Parece bom! — Chen Zhengwei desceu da carruagem, seguido por oito jovens de trajes formais que saíram das outras duas carruagens.
Ao ver os homens dos dois lados, Anna cobriu a boca com a mão, escondendo a expressão de surpresa. Ela não sabia que havia tanta gente nas outras carruagens.
— Está se sentindo ainda mais como uma princesa? — perguntou Chen Zhengwei, sorrindo.
— Daquelas que são raptadas por um dragão? — Anna olhou para os homens ao redor e respondeu com um sorriso dirigido a ele.
Aqueles jovens, todos impecavelmente vestidos como cavalheiros, exalavam uma aura de ferocidade e determinação. Somado ao ocorrido no banco, ela começou a ter algumas suspeitas sobre a identidade de Chen Zhengwei. Mas isso não parecia ser um grande problema.
Chen Zhengwei ofereceu o braço. Anna o enlaçou e eles entraram no restaurante, apenas para serem barrados.
— Chinês, este não é um lugar para vocês! — um garçom barrou o caminho dos dois.
— Tem certeza de que está falando comigo? — Chen Zhengwei manteve a calma, mas seus olhos se estreitaram, tornando-se ferozes.
Os capangas atrás dele se aproximaram imediatamente.
— Vocês não são bem-vindos aqui! Não é um lugar para gente como vocês! — disse o garçom com desdém. — Este é um lugar para a alta sociedade.
— Meu Deus, isso é preconceito! Você deveria pedir desculpas! — O rosto doce de Anna ficou vermelho. Ela não esperava que o lugar que recomendara trataria os dois daquela forma.
— Pedir desculpas a um chinês? — O garçom soltou uma risada debochada, ignorando os olhares ameaçadores dos homens. Ele não tinha medo; o restaurante era famoso em São Francisco, frequentado por figuras da alta sociedade e até parlamentares. Os chineses não ousariam causar problemas ali.
Chen Zhengwei considerou a situação seriamente e decidiu não permitir que isso estragasse sua noite.
— Aproveite bem o seu tempo restante! — Chen Zhengwei sorriu para ele e conduziu Anna para fora pelo ombro.
— Sinto muito, não imaginava que isso aconteceria. Conheço outro lugar, as pessoas são muito calorosas, embora não seja tão sofisticado — disse Anna, cheia de remorso. Ela temia que Chen Zhengwei perdesse a cabeça, mas, felizmente, nada aconteceu.
— Não se preocupe, esse pequeno incidente me deu uma ideia nova! — Chen Zhengwei sorriu com os olhos semicerrados, onde um brilho cruel reluzia.
Embora soubesse que o status dos chineses em São Francisco era baixo, ele sempre permanecera no Bairro Chinês e nunca sentira isso na própria pele. Agora, sentia. Ele achava que era hora de fazer o povo de São Francisco entender que ninguém podia dizer "não" a ele.
— Chefe Wei... — os capangas, embora não entendessem inglês, podiam adivinhar a situação.
— Quero vê-lo esta noite! — ordenou. — E depois, coloquem fogo neste restaurante!
Chen Zhengwei tirou sua cigarreira, acendeu um cigarro e entrou no carro.
— Se importa? — ele ergueu o cigarro. Mesmo que ela se importasse, ele não ligava; ele estava irritado, e quanto mais pensava, mais furioso ficava.
— Se você dividir comigo, certamente não me importarei! — respondeu Anna, com um brilho nos olhos.
Chen Zhengwei sorriu, ofereceu-lhe um cigarro e acendeu-o com um fósforo.
— Cof, cof! — Anna deu uma tragada e começou a tossir violentamente, com lágrimas nos olhos. Ela nunca tinha fumado antes.
Chen Zhengwei soltou uma gargalhada.
Logo, o grupo chegou a um pequeno restaurante na esquina.
— Anna, como foi o dia? — alguém cumprimentou ao vê-la entrar. Então, ao notar Chen Zhengwei e seus homens, a pessoa ficou alerta: — Você foi sequestrada?
— São meus amigos! — Anna segurou o braço de Chen Zhengwei para demonstrar. O homem relaxou, embora tenha murmurado algo, claramente surpreso por ela estar com um chinês.
— Aqui não há ninguém tocando piano quando se come... — Anna empurrou Chen Zhengwei para uma cadeira, abriu a tampa de um piano velho e desgastado, sorriu para ele e sentou-se, deixando seus dedos caírem sobre as teclas.
As notas fluíram como um riacho alegre. Embora seu nível fosse apenas mediano, ela tocava com entusiasmo, transbordando felicidade e, de tempos em tempos, olhava para trás com um sorriso doce.
Chen Zhengwei observava com interesse; ele estava começando a gostar daquela garota. Ela podia fazer muito melhor do que aquilo.
...
Às onze da noite, quando o restaurante estava quase fechando, o garçom limpava as mesas e dizia ao colega: — Hoje, um chinês quis comer aqui, mas eu o expulsei!
— Parece divertido! — o outro riu.
— Ele parecia furioso, mas e daí? Alguém tem medo de um chinês?
Enquanto falavam, um grupo de jovens de terno preto entrou. Os garçons levantaram a cabeça e, ao verem que eram chineses, irritaram-se. Mas, antes que pudessem dizer qualquer coisa, os homens apontaram suas armas para eles.
— Qual deles é? — perguntou um.
— Deve ser o da esquerda! Lembro-me da cor do cabelo dele! — disse o capanga que guiava o grupo.
*Bang! Bang!*
Os tiros soaram, transformando o homem em uma peneira. O garçom que minutos antes se gabava de sua atitude ficou paralisado de terror. Os homens pegaram uma cadeira e a golpearam contra sua cabeça, derrubando-o no chão.
— Levem-no!
O grupo arrastou o garçom para fora, jogou-o na carruagem, espalhou um barril de querosene pelo restaurante e lançou uma toalha de mesa em chamas sobre o líquido.
Após um momento, ao verem o fogo se alastrar, partiram. Com o som dos cascos ecoando nas ruas, o interior do restaurante foi rapidamente consumido por chamas furiosas.