Capítulo 147: A lei é nossa arma e nosso talismã
— Irmão Wei, vamos deixá-lo ir assim mesmo? Ele não vai armar alguma confusão? — perguntou Rong Jiacai depois que George Walsh foi escoltado para fora.
— Se ele se comportar, ótimo. Mesmo que não se comporte, ele não terá a menor chance de ir a tribunal! — Chen Zhengwei deu um tapinha no ombro de Rong Jiacai. — Você precisa entender como funciona o sistema judicial americano.
Um sorriso irônico brincou nos lábios de Chen Zhengwei:
— Como se pode fazer negócios sem entender de leis? Lembre-se, Xiucai, a lei protege os ricos e os poderosos; a violência é apenas um meio, enquanto a lei é a nossa verdadeira arma e o nosso escudo protetor!
— Naturalmente, isso seria diferente no passado, quando qualquer acusação falsa bastava para jogá-los na prisão.
Dito isso, Chen Zhengwei virou-se e subiu para o andar de cima.
A escolta de George Walsh de volta para casa, liderada por Yu Chong e seus homens, ocorreu sem peripécias. Ele foi levado diretamente até sua residência, onde sua esposa e um de seus filhos o aguardavam.
Ao ver o marido machucado e cheio de hematomas, a Sra. Walsh levou um susto terrível, perdendo completamente a compostura.
— Encontramos o senhor George já neste estado! Agora que o trouxemos em segurança, estamos de partida — disse Yu Chong com extrema educação, lançando um olhar penetrante a George Walsh antes de se retirar.
Assim que a porta se fechou, o rosto de George Walsh contorceu-se de fúria e indignação. Jamais na vida havia sido tratado daquela maneira.
Ele pensou em chamar a polícia, mas a lembrança da atitude destemida e dos métodos brutais de Chen Zhengwei fez com que um medo gélido lhe apertasse o coração.
— Meu amor, você está bem? O que aconteceu afinal? — perguntou a Sra. Walsh, segurando-lhe as mãos com preocupação ao notar a expressão dele se transformar.
— Não foi nada, apenas levei um tombo... — balbuciou Walsh, forçando as palavras enquanto olhava para a esposa e para a criança nos braços da empregada.
Aquele ainda não era o momento para a desforra. Se o departamento de investigação não prendesse todos aqueles criminosos, certamente sofreria retaliações.
Ele precisava aguardar a oportunidade certa...
***
— Irmão Wei, o pessoal da Grande Polônia chegou! — Ao ouvir o alvoroço lá fora, Chen Zhengwei pousou a taça de vinho e desceu as escadas.
— Senhor Chen! — Vários poloneses aguardavam no salão do cassino, onde dezenas de grandes fardos jaziam amontoados.
O homem à frente caminhava mancando: era Frank, o braço direito do líder da Grande Polônia.
— Abram e me deixem ver! — Chen Zhengwei ergueu o queixo. Os poloneses prontamente desataram os pacotes, revelando dezenas de revólveres e caixas e mais caixas de munição.
Eles haviam adquirido todo aquele material espalhando-se por várias lojas de artigos esportivos e armazéns em diversos bairros de São Francisco.
Chen Zhengwei apanhou casualmente um dos revólveres, girando o tambor para inspecioná-lo e certificando-se de que estava em perfeito estado.
— Quanto há aqui?
— Cem revólveres e vinte e três mil e quinhentas munições. Quase varremos metade de São Francisco para conseguir tudo isso... — Frank agora demonstrava uma docilidade exemplar.
— Daqui a alguns dias, vão comprar mais munição — ordenou Chen Zhengwei, antes de mandar entregar-lhe setecentos dólares.
Cada revólver custava três dólares e setenta e cinco centavos, e cada cartucho saía por apenas um centavo; o restante da quantia servia como pagamento pelo serviço de comissão.
Assim que Frank e seus homens se retiraram, Chen Zhengwei virou-se para Rong Jiacai:
— Recrute alguns homens de confiança, distribua essas armas e faça-os revezar-se nos treinos de tiro fora da cidade. Se não souberem atirar direito, isso aí não passa de um pedaço de lenha!
Afinal, um pedaço de lenha pelo menos servia para golpear alguém.
***
Na Rua Taylor, Michael liderava seus subordinados na entrada de um bar, avistando de imediato um grupo que cochichava num canto escuro.
— Prendam-nos! — ordenou Michael de imediato.
Mais de uma dezena de detetives avançou em bloco, empurrando os homens contra a parede e encostando os canos das armas em suas costas.
— Por que estão nos prendendo?! — protestaram os alemães, furiosos.
Na véspera, dezenas de compatriotas deles haviam sido mortos ou feridos em Chinatown, incluindo o próprio Martin Behrens.
Eles estavam justamente confabulando sobre como se vingar, sem jamais imaginar que aqueles policiais surgiram de surpresa para capturá-los.
— De acordo com as investigações, vocês estão envolvidos nas explosões e nos ataques ocorridos ontem em Chinatown. Expliquem-se perante o juiz! — retrucou Michael com um sorriso sarcástico.
Enraivecidos com a acusação, os alemães começaram a praguejar a pleno pulmões:
— Merda! Por acaso você recebeu dinheiro dos chineses?!
No dia anterior, dezenas de homens deles haviam sido massacrados e explodidos, e agora aqueles detetives vinham prendê-los?
Um deles tentou virar-se, mas teve a nuca empurrada com força contra a parede:
— Fique quieto ou atiro para matar! — sibilou o detetive em suas costas com frieza.
Os alemães cerraram os dentes com tanta força que pareciam prestes a estilhaçá-los, vociferando insultos até serem imobilizados e amarrados com cordas.
Enquanto isso, Michael continuava a varredura pelas ruas da cidade.
Em poucas horas daquela tarde, dos pouco mais de quarenta membros restantes da gangue de Martin Behrens, mais de vinte foram capturados.
Ao saberem da notícia, os poucos sobreviventes restantes esconderam-se como ratos de esgoto, destilando ódio e maldições.
Ao cair da tarde, Michael retornou ao cassino.
— Chen, você deveria ter me avisado antes. Se essas pessoas forem a julgamento, você também terá problemas — alertou Michael, que só descobrira os detalhes da noite anterior através dos depoimentos dos próprios alemães.
Agora ele estava inexoravelmente ligado a Chen Zhengwei pelo mesmo destino; qualquer problema para Chen significava problemas para ele próprio.
— Basta colocá-los em celas separadas, deixar meus homens entrarem e, depois, declarar que cometeram suicídio na prisão! — respondeu Chen Zhengwei com total desprezo.
— São mais de vinte pessoas... E para piorar, não há mais celas vazias! Estão todas lotadas, e praticamente todos os detentos têm ligação com você! — A menção ao assunto fez a irritação de Michael crescer.
Atualmente, quase noventa e nove por cento dos presos na delegacia tinham algum vínculo com Chen Zhengwei, a ponto de os policiais já se darem ao luxo de ignorar pequenos furtos.
Simplesmente não havia mais onde colocá-los.
— Então liberte-os daqui a alguns dias! — sugeriu Chen Zhengwei, com um brilho astuto nos olhos. — Eu encarregarei meus homens de eliminá-los no meio do caminho e providenciarei testemunhas oculares para culpar os italianos!
De repente, Chen Zhengwei começara a nutrir uma forte simpatia pelos italianos.
— Você não consegue ter nenhuma ideia pacífica na cabeça? — resmungou Michael, sentindo que suas reclamações cotidianas aumentavam a cada dia, fazendo-o parecer uma dona de casa tagarela.
Mas que outra escolha lhe restava senão engolir as queixas?
— Esse método é o mais simples e, ao mesmo tempo, o mais eficaz! — Chen Zhengwei ergueu o copo, brindou levemente na direção de Michael e deu um pequeno gole. — Nossa cooperação pode resolver a maior parte dos problemas! E, além disso, ambos conseguiremos o que queremos.
— Michael, o que acha do título de superintendente? Acredito que cairia perfeitamente em você!
— Fui promovido a capitão há apenas um mês! — protestou Michael inicialmente, antes de abrir um sorriso largo. — Mas quer saber? Eu também acho uma ótima ideia!
O cargo de chefe de investigações trazia certas complicações, mas o posto de subchefe parecia muito mais acessível.
Especialmente após a bem-sucedida trajetória de transição de oficial a capitão, sua autoconfiança havia disparado.
— Um brinde ao futuro superintendente! — riu Chen Zhengwei a bandeiras desfraldadas.
— Ah, a propósito, o julgamento daqueles membros da Hongshuntang acontecerá daqui a alguns dias. Tem interesse em assistir? — lembrou-se Michael de repente.
— Não tenho o menor interesse em cães sem dono! — retrucou Chen Zhengwei, indiferente à sorte da facção Hongshuntang.
Quem quer que ousasse cruzar o seu caminho merecia ser impiedosamente varrido.
***
No dia seguinte, Chen Zhengwei dirigiu-se ao departamento de investigação para encontrar Charles, o capitão de patrulha encarregado da zona de North Beach.
— Charles, cumpri minha parte no trato anterior, agora chegou a sua vez de me ajudar! — disse Chen Zhengwei com um sorriso amigável.
Ele jamais hesitaria em demonstrar sua benevolência para com os mortos.
— O que você quer que eu faça? — perguntou Charles diretamente.
— Faça tudo o que estiver ao seu alcance para infernizar a vida dos italianos! Quero que fiquem ocupados demais para prestar atenção em qualquer outra coisa — ordenou Chen Zhengwei.
Charles refletiu por alguns instantes antes de aquiescer:
— Pode deixar, eu farei isso. Mas não se esqueça do que me prometeu!
Ele planejava simplesmente perseguir algumas gangues menores de origem italiana, o que não representava grande dificuldade para ele.
Afinal, Chen Zhengwei não especificara qual grupo exato deveria ser visado.
Embora ignorasse os planos exatos de Chen Zhengwei, se este último falhasse em suplantar os rivais na disputa contra os italianos, o problema seria inteiramente dele.
De qualquer forma, Charles intimamente torcia para que Chen Zhengwei conseguisse fincar raízes em North Beach, garantindo assim que seus pagamentos semanais continuassem pingando sem falhas.
— Boa sorte para nós! — Os olhares de Chen Zhengwei e Charles se cruzaram, ambos ostentando sorrisos de perfeita satisfação.