Capítulo 126: Agência de Trabalho, Mudanças
Página (1/3)
Às dez da manhã, um homem de meia-idade, usando chapéu de caubói, com a pele avermelhada pelo sol e vestido com camisa e colete, chegou a cavalo diante da Praça de Portsmouth.
Ao ver a pouca gente espalhada pela praça, o homem ficou surpreso.
Por que havia tão poucas pessoas na Praça de Portsmouth?
Da última vez que estivera ali, as coisas não eram assim.
Embora houvesse bastante gente reunida numa das extremidades da praça, ele não foi até lá.
Depois de amarrar o cavalo a um lado, o homem caminhou até o centro da praça e gritou:
— A fazenda está contratando! Quem quer trabalhar?
Sua voz chamou a atenção dos outros, mas eles apenas ficaram observando de longe.
— Que diabo! Esses chineses não querem mais nem trabalhar? — pensou. Da última vez, bastara gritar uma vez para que vários intermediários viessem correndo. Eles até disputavam entre si, reduzindo os preços para que ele contratasse seus homens.
— Alguém entende inglês? Minha fazenda precisa de trabalhadores!
— Senhor, está precisando de mão de obra? — perguntaram alguns irlandeses, aproximando-se.
— Não. Não posso pagar vocês — recusou o homem diretamente.
— Somos muito mais fortes do que aqueles miseráveis! Cada um de nós consegue fazer muito mais! — disseram alguns irlandeses, cercando-o, inconformados.
— Cinquenta centavos por dia. Aceitam?
— Merda! — xingaram os irlandeses, afastando-se aos resmungos.
O homem voltou a gritar duas vezes, até que finalmente um intermediário recebeu a notícia e veio correndo:
— Senhor, está procurando trabalhadores?
Ao ver que enfim alguém se dignara a atendê-lo, o homem respirou aliviado e gesticulou com os dedos:
— Meu pomar precisa de trinta trabalhadores para a colheita, durante meio mês! Cada um receberá cinquenta centavos por dia. É claro que, se você conseguir reunir todos eles, posso lhe dar cinco dólares!
— Senhor, vamos conversar ali. Todas as empresas e fazendas que precisam de trabalhadores têm de se registrar na agência de mão de obra...
— Agência de mão de obra? O que é isso? Alguma invenção criada por vocês, chineses? — O homem franziu a testa.
— É como fazíamos antes, mas agora tudo precisa ser regularizado... Foi o senhor Chen quem determinou isso! — explicou o intermediário com um sorriso.
— Além disso, hoje não é mais possível contratar alguém por cinquenta centavos. Cada trabalhador precisa receber setenta centavos por dia!
Ao ouvir aquilo, o homem parou de andar e franziu profundamente a testa:
— Você enlouqueceu? No máximo, posso pagar cinquenta e cinco centavos por dia, com duas refeições incluídas!
— Se não concordar, vou procurar outra pessoa!
— As coisas na praça não são mais como antes, senhor. Todos nós trabalhamos para o senhor Chen! Mesmo que encontre outro intermediário, ele dirá a mesma coisa: setenta centavos por pessoa e três refeições por dia!
— Não tentem me enganar, seus miseráveis! Cinquenta e cinco centavos. Caso contrário, é melhor eu contratar irlandeses! — disse o homem, com raiva estampada no rosto.
— Para deixar a família e ir trabalhar numa fazenda, um irlandês exige pelo menos um dólar e dez centavos por dia. Nós pedimos apenas setenta centavos, e os chineses trabalham com muito mais afinco! Somos a melhor escolha, senhor! — disse o intermediário, dando de ombros.
Aquela situação não era a primeira a ocorrer nos últimos dois dias.
Página (1/3)
Página (2/3)
— De jeito nenhum! Está ouvindo? Dê o fora! — O homem empurrou o intermediário.
No passado, não haveria problema algum, mesmo que ele não apenas empurrasse um intermediário, mas também o espancasse.
Desta vez, porém, era diferente. Ao ver o que acontecia, alguns jovens vestidos com trajes formais pretos vieram da borda da praça:
— O que está acontecendo?
— Ele não gostou do nosso preço! — explicou o intermediário, sem se importar muito.
— Não cause confusão aqui! — Os jovens se colocaram diante do homem e o advertiram em um inglês rudimentar, frase que haviam aprendido apenas nos últimos dois dias.
— Estão me ameaçando? Este lugar não é de vocês! Voltem para a terra de onde vieram!
O homem sacou a arma da cintura, pretendendo assustar aqueles chineses.
No entanto, os jovens também sacaram rapidamente as próprias armas e apontaram-nas para ele, com olhares ferozes:
— Quer descobrir quem tem mais armas? Se continuar causando problemas, vamos transformá-lo numa peneira!
— Traduza para ele! — acrescentou, dirigindo-se ao intermediário.
O intermediário ficou de lado e traduziu suas palavras. Ao ouvi-las, o homem ficou ainda mais furioso, mas, com várias armas apontadas para si, não se atreveu a fazer nenhum movimento precipitado.
Felizmente, os policiais que patrulhavam a região chegaram depressa, correndo enquanto sopravam os apitos.
— Baixem as armas. Nenhum de vocês quer acabar na cadeia, não é? — advertiu um deles, sacando a pistola à distância. Seu olhar, porém, permanecia fixo no fazendeiro estrangeiro.
Afinal, aquele fazendeiro branco viera contratar trabalhadores, não arriscar a vida.
Embora estivessem furiosos, depois da intervenção policial os dois lados guardaram as armas.
O fazendeiro branco permaneceu algum tempo parado ao longe, começando a sentir que havia algo errado. Aqueles chineses pareciam diferentes de antes!
Depois de refletir por alguns instantes, entrou num restaurante próximo. Pediu o almoço e, casualmente, perguntou sobre a situação na praça.
— O que está acontecendo com aqueles miseráveis? Por que, desta vez, sinto que tudo está diferente?
— Quem se importa com aqueles miseráveis? Mas, de fato, eles têm estado um pouco estranhos ultimamente! — respondeu alguém do restaurante, dando de ombros.
Como haviam dito, não se importavam nem um pouco com o que acontecesse com os chineses.
Sem obter uma resposta, o homem pediu papel e caneta e passou um longo tempo fazendo contas.
Contratar irlandeses custaria pelo menos um dólar e dez centavos por pessoa, quarenta centavos a mais por trabalhador. Para trinta trabalhadores, isso representaria doze dólares de diferença por dia; em meio mês, seriam cento e oitenta dólares.
— Que inferno! Seus malditos miseráveis! — praguejou o homem, indignado.
A atitude e o preço exigido pelos chineses faziam-no sentir-se insultado.
Mas cento e oitenta dólares não eram uma quantia pequena.
Depois de beber meio copo de uísque, decidiu, ressentido, aceitar as exigências dos chineses.
À tarde, voltou à praça e tornou a gritar que estava contratando trabalhadores. Pouco depois, outro intermediário apareceu.
— Senhor, cada trabalhador receberá setenta centavos por dia, e o senhor deverá fornecer três refeições diárias. Pelo menos uma delas terá de incluir caldo de carne.
— Maldição! Aceito o preço de vocês. Agora trate de reunir os homens! — respondeu o homem, com uma expressão péssima.
Página (2/3)
Página (3/3)
— Senhor, o senhor precisa se registrar na agência de mão de obra e informar a localização da fazenda... Não se preocupe, cuidaremos de tudo!
— Além disso, todos os trabalhadores chineses chegam à sua fazenda por intermédio da agência. Portanto, se eles fizerem algo errado ou roubarem alguma coisa, e o senhor precisar exigir uma compensação, poderá procurar-nos!
Ao ouvir aquilo, o humor do homem finalmente melhorou um pouco.
No entanto, a frase seguinte do intermediário voltou a deixá-lo contrariado.
— Da mesma forma, se algum trabalhador sofrer ferimentos, também exigiremos que o senhor assuma a responsabilidade. Imagino que isso não acontecerá, não é, senhor?
Era comum que os trabalhadores chineses encontrassem empregadores que não consideravam suas vidas dignas de serem preservadas.
Durante a construção das ferrovias, por exemplo, muitos trechos perigosos eram vencidos à custa das vidas dos chineses, sem que suas famílias recebessem qualquer indenização.
Nas fazendas e fábricas, também não era raro que trabalhadores chineses fossem açoitados ou até mortos.
Com o rosto fechado, o homem acompanhou o intermediário até a agência de mão de obra — justamente o local onde vira tantas pessoas reunidas na extremidade da praça.
Muitos trabalhadores estavam sentados à beira da estrada, esperando que a agência lhes arranjasse serviço.
Sempre que um branco aparecia, os olhos de vários deles brilhavam, e alguns chegavam a se levantar instintivamente para cercá-lo. Mas logo se lembravam de que as coisas haviam mudado e voltavam a se sentar.
Quando os dois chegaram à entrada da agência, dois brancos saíram de lá furiosos. Um deles se virou e gritou:
— Jamais aceitarei essas exigências absurdas! Não vou me submeter às suas ameaças! Vocês me insultaram e vão se arrepender!
Depois de praguejarem, os dois se afastaram, ainda furiosos.
O fazendeiro branco compreendia perfeitamente a reação deles. Afinal, também se sentia insultado.
Se o seu pomar não estivesse na época da colheita, precisando urgentemente de trabalhadores temporários, e se sua situação financeira não fosse apenas mediana, jamais teria aceitado as exigências daqueles chineses.
Pouco depois, um jovem da agência saiu e anunciou:
— Números 356 a 386! Colheita num pomar, durante meio mês. O pagamento será de setenta centavos por dia, totalizando dez dólares e cinquenta centavos pelos quinze dias. Três refeições diárias, sendo que uma delas terá caldo de carne. Quem não quiser ir deve permanecer na fila, aguardando sua vez...
— Eu vou! Eu vou! — disseram alguns trabalhadores chineses sentados à beira da estrada, levantando-se depressa.
Os demais, que ainda não haviam sido chamados, exibiram no rosto uma mistura de inveja e expectativa.
Quando se registraram, imaginavam que já seria bom receber os salários antigos.
Não esperavam que o pagamento realmente aumentasse.
Em trabalhos como aquele, antes recebiam no máximo cinquenta centavos, com apenas duas refeições.
Agora, mesmo depois da comissão da agência, receberiam sessenta e três centavos e teriam três refeições por dia.
Dizia-se que, caso os salários fossem retidos, a agência também iria cobrá-los em nome dos trabalhadores.
É claro que, quanto a isso, ainda havia certa desconfiança.
Afinal, os grupos locais não se atreviam a provocar os estrangeiros brancos.
Página (3/3)