Capítulo 132: O velho que cozinha wontons
No campo da metafísica, diz-se que quando a proporção entre o yin e o yang em um mesmo espaço atinge sete para um, ocorre o que chamamos de "Sete Flagelos".
Os Sete Flagelos representam um estado de caos magnético ou uma erupção de energia negativa causada por um grave desequilíbrio entre o yin e o yang em todas as coisas do mundo. A configuração de sete yang para um yin é conhecida como "Sete Flagelos de Yang Solitário", enquanto sete yin para um yang é chamada de "Sete Flagelos de Yin Isolado".
Existe uma lenda popular que diz que, se você estiver em um veículo e, contando com você, houver exatamente sete homens e uma mulher, ou sete mulheres e um homem, deve descer imediatamente. Jamais permaneça a bordo, pois isso configuraria a incidência dos Sete Flagelos. Se você persistir em ficar, o único resultado possível desse desequilíbrio entre o yin e o yang é um acidente fatal; ninguém poderá salvar ninguém.
Dizem que quando a má sorte persegue alguém, até beber água pode causar engasgos. Eu jamais imaginei que, ao comprar uma passagem e subir em um ônibus qualquer, acabaria me deparando com uma situação dessas.
A formação dos Sete Flagelos é simples, e quebrá-la não é difícil: bastaria eu descer do veículo para que o campo magnético se estabilizasse, eliminando qualquer tabu. O problema é que, se eu descesse ali, corria o risco de ser capturado pelo Departamento de Casos Especiais e ter meus olhos arrancados. Eu não podia, de jeito nenhum, sair daquele ônibus. Mas, se não podia descer, será que deveria convencer os outros a fazê-lo?
Que piada. Todos estavam com pressa para chegar ao Vale de Jiuzhaigou; quem aceitaria descer ali? E o que eu diria? Explicar os princípios do feng shui sobre os Sete Flagelos? Eles precisariam acreditar em mim para isso.
Um motorista azarado com a testa escurecida, um ônibus caindo aos pedaços, sem nem ar-condicionado, e a fatídica configuração dos sete homens e uma mulher. Eu mesmo não acreditaria se esse veículo não sofresse um acidente no caminho.
Refleti um pouco e, ainda assim, tomei coragem e permaneci no meu assento. Comparado a ter meus olhos arrancados pelo Departamento de Casos Especiais, preferi correr o risco dos Sete Flagelos. Além disso, e se mais alguém subisse no caminho? Isso não quebraria a configuração?
O ônibus sacolejou ao sair da rodoviária e, após deixar o centro urbano, entrou direto na rodovia. Só então consegui respirar aliviado. Será que aqueles bastardos do Departamento de Casos Especiais não conseguiriam mais me seguir?
Quando a tensão cede lugar ao relaxamento, o corpo sente um cansaço profundo. Especialmente porque os ferimentos que sofri durante o ritual no Rio Ganges ainda não haviam cicatrizado completamente e eu vinha de uma longa jornada. Com o alívio, um sono pesado me dominou. Como ainda era cedo, encostei a cabeça no encosto da poltrona e adormeci profundamente.
Nesse sono, perdi a noção do tempo. Não sei quanto tempo se passou até ser despertado pela algazarra dentro do ônibus. Ao abrir os olhos, notei que lá fora já estava escuro e, pelas janelas, via-se apenas o vulto sombrio de penhascos.
O ônibus estava parado na estrada. O motorista, de temperamento explosivo, praguejava enquanto batia no volante; depois, abriu a porta e retirou a caixa de ferramentas debaixo do veículo. Os passageiros ao redor reclamavam sem parar; alguns ligavam para parentes, outros se queixavam da demora, dizendo que chegariam ao Vale de Jiuzhaigou apenas na madrugada.
Havia também um sujeito troncudo, de temperamento ainda pior que o do motorista, que vociferava contra tudo e todos, dizendo que devia estar cego para ter escolhido aquele ônibus imprestável. O motorista não ficou atrás e, vindo de trás do veículo, gritou: "Ora, seu maldito! Se não está satisfeito, desça e vá a pé! Ninguém te obrigou a subir aqui!"
Esfreguei os olhos e dei um toque no passageiro à minha frente: "Ei! Desculpe o incômodo, que horas são?"
A pessoa à frente virou-se, e só então percebi que era a jovem de olhos brilhantes e dentes alvos. Ela sorriu para mim e disse: "Dez e meia!"
Meu coração deu um salto. Dez e meia da noite? Eu havia dormido por sete ou oito horas!
A jovem era bastante comunicativa e disse: "Tio, o ônibus quebrou, não adianta ter pressa. Vamos descansar um pouco e, se o motorista não conseguir consertar, esperamos pelo socorro."
Eu respondi: "Não me chame de tio. Não sou muito mais velho que você, sou?"
A jovem soltou uma risadinha: "Tio, olhe para essa sua barba cheia, você deve ter pelo menos trinta anos, não é? E ainda se ofende por ser chamado de tio."
Passei a mão pelo queixo e, de fato, a barba estava áspera ao toque. Pensei que, desde que fugira da Índia, não tivera tempo de me cuidar. Não era de se estranhar que ela tivesse me chamado assim logo de cara. Fiquei um pouco sem jeito e mudei de assunto, perguntando onde estávamos.
A moça respondeu que tínhamos acabado de deixar a Rodovia Nacional 212 e ainda faltavam cerca de setenta ou oitenta quilômetros para Jiuzhaigou. Aquela devia ser a Estrada Distrital 484, um caminho sinuoso e montanhoso onde quase não circulavam veículos durante o dia, muito menos à noite. Se o motorista não consertasse o ônibus, o resgate provavelmente só chegaria ao amanhecer.
Eu estava prestes a dizer algo quando notei luzes surgindo à distância, como se um veículo estivesse se aproximando. O motorista, que consertava o ônibus, largou as ferramentas e correu para sinalizar à beira da estrada.
Para minha surpresa, era um triciclo elétrico conduzido por um senhor de barbas brancas, vestindo apenas uma regata e com uma aparência muito magra. Atrás dele, estava uma senhora igualmente idosa. O triciclo carregava banquinhos, uma mesa dobrável e um fogareiro de gás que soltava fumaça.
Ao perceber que eram apenas dois idosos que não poderiam ajudar, o motorista jogou a chave inglesa no chão, irritado, e exclamou: "Não tem conserto! Vamos ter que esperar pelo resgate!"
Os passageiros ficaram furiosos, especialmente o homem troncudo, que não parava de xingar. Dois passageiros mais espertos abordaram o casal de idosos: "Tem algo para comer?"
O velho sorriu e respondeu: "Que sorte a de vocês, estamos voltando da Vila Banbu e nos sobrou bastante *chaoshou* (wonton). Gostariam de provar?"
Enquanto falava, ele começou a retirar habilmente os banquinhos e a mesa do triciclo. A senhora acendeu o fogareiro, pôs a água para ferver e preparou-se para cozinhar os wontons.
Os passageiros, após dez horas de viagem, estavam famintos. Assim que a água começou a ferver, o aroma dos wontons se espalhou, irresistível. Como não havia nada a fazer senão esperar, todos correram para comprar a comida. O motorista também largou a chave, limpou o rosto e disse: "Velho, quero duas tigelas, coloque bastante pimenta!"
O velho riu e disse: "Pode deixar." Ele nem mencionou o preço; enquanto servia as tigelas, controlava o fogo com destreza.
O aroma me fez salivar. Eu também queria descer para comer, mas, assim que pus os pés fora do ônibus, senti algo estranho. Não fazia sentido. Em um lugar deserto, às dez e meia da noite, como poderia surgir do nada um casal de idosos vendendo wontons? Seriam espíritos da montanha tentando enganar alguém?
Fiquei alerta e me encostei na porta do veículo para observar com cuidado. Vi que o casal havia montado uma lâmpada de baixo consumo; sob aquela luz, aparentemente, não havia nada de errado.
Seria apenas um casal que voltava de alguma feira noturna e passou por ali por acaso? Meus olhos não eram mais como os de uma pessoa comum; se eu estivesse prevenido, nenhuma ilusão de espíritos ou fantasmas poderia me enganar. Observei atentamente e não encontrei nada suspeito, então baixei a guarda.
Como o aroma dos wontons era tentador, aproximei-me e chamei: "Vovô, quero duas tigelas também, com pouco de pimenta."
O velho, que estava sorridente, ao levantar a cabeça e me ver, mudou instantaneamente de expressão. Seu rosto ficou frio, com um olhar que afastava qualquer um.
"Desculpe, acabou", disse ele.
Fiquei estupefato. Olhei para as embalagens de wonton no triciclo e pensei: "Velho, você está mentindo na minha cara? Tem tanto wonton aí e você me diz que acabou?"
Isso não seria discriminação contra um forasteiro? Fiquei contrariado e retruquei: "Vovô, não importa quanto custe, eu pago. Qual é o problema? Não quer fazer negócio comigo?"
O velho, enquanto retirava os wontons da panela, respondeu: "Por que esse jovem fala tanto? Eu disse que não vendo meus wontons para você! Vá embora, vá embora logo!"
"Ora, essa!" Pela primeira vez na vida, vi um dono de restaurante expulsar um cliente. Eu não tinha feito nada contra ele; por que todos podiam comer e eu tinha que ficar ali passando fome?
O motorista, ao lado, saboreava o caldo quente e disse: "Velho, o sabor está ótimo! Quero mais uma!"
O velho respondeu prontamente, pegou outra caixa de wontons preparados e despejou tudo na panela, perguntando enquanto cozinhava: "Quem mais quer?"
Aquilo me enfureceu. Tantas pessoas comendo e ele se recusava a vender apenas para mim. Aquele velho tinha algum problema? Minha teimosia aflorou: quanto mais ele me proibia, mais eu queria comer. Peguei minha carteira e perguntei a um jovem magro de óculos ao lado: "Amigo, quanto custa o wonton? Pago o dobro se você pedir uma tigela a mais para mim!"
O velho que cozinhava virou-se bruscamente, encarando-me com um sorriso enigmático: "Você realmente quer comer meus wontons?"