Capítulo 146: O Estranho de Vestes Brancas

Vila dos Mil Cadáveres Zhang Wuren 3021 palavras 2026-03-31 21:35:05

Montanhas estéreis e ermas, lanternas pálidas e um templo antigo. A cena diante de mim deixou minha mente incapaz de processar a situação imediatamente. Seria este o motivo pelo qual Luo Xiao me mandou seguir para o norte?

Observando os feixes de lanternas cintilando de um lado para o outro logo atrás, e pensando que carregar um cadáver nas costas com certeza me impediria de fugir deles, tomei uma decisão drástica e fui direto bater à porta.

Naquele momento, eu ainda pensava que, se por acaso houvesse algum recluso de grandes habilidades ali, talvez eu conseguisse proteger os restos mortais do mestre Ku.

A porta principal do templo não estava trancada; bati duas vezes e ela se abriu com um rangido seco. Não tive tempo para hesitar, entrei às pressas carregando o mestre Ku nas costas e fechei a porta cuidadosamente logo em seguida.

Foi só lá dentro que percebi três caixões alinhados com precisão no pequeno pátio. Eram vermelhos e estavam em completo estado de ruína, sem que ninguém pudesse adivinhar quantos séculos tinham; pareciam menos urnas funerárias à espera de sepultamento e mais relíquias desenterradas da lama.

Meu coração deu um salto. Pensei comigo mesmo: será que este templo tem algum problema? Que tipo de templo colocaria caixões bem na entrada principal?

Ergui os olhos para o salão principal à frente, onde uma fraca luz tremeluzia. Ajustei o corpo do mestre Ku, peguei minha corda vermelha com cabo de chicote e entrei correndo.

O interior do salão estava repleto de sombras de velas, e um homem vestido de branco ajoelhava-se imóvel diante de uma estátua. Fiquei de pé na entrada e gritei duas vezes, mas ele nem sequer virou a cabeça.

Olhando mais de perto, percebi que a estátua diante da qual ele se ajoelhava era uma divindade maligna de rosto negro, usando um chapéu triangular. Além de ter uma expressão feroz e aterrorizante, a divindade segurava entre os dentes uma pequena serpente ciano. A cobra era esculpida com tanto realismo que, sob a luz pálida da lanterna, até as escamas de seu corpo pareciam brilhar com um reflexo sinistro.

Quebrei a cabeça por um bom tempo, mas não consegui identificar a origem daquela divindade maligna de rosto negro com uma serpente na boca. No entanto, as lendas populares na China são vastas, e cada região possui crenças e adorações distintas; nem mesmo alguém que tivesse lido exaustivamente os anais de exorcismo do capítulo Yin-Yang ousaria afirmar que conhecia todas.

A única certeza era que aquela estátua exalava uma aura extremamente maligna e nada auspiciosa.

Hesitei por um longo tempo, mas acabei decidindo dar meia-volta e ir embora. Afinal, os caixões no pátio, a divindade de rosto negro com a serpente e aquele homem de branco ajoelhado imóvel no chão — tudo aquilo me causava um calafrio aterrorizante.

Mas, assim que virei as costas, ouvi alguém sussurrar: "Já que vieste, por que vais embora?"

A voz não era alta, mas soou como se tivesse sido dita bem ao meu pé do ouvido. Girei bruscamente, apenas para descobrir que não havia absolutamente ninguém atrás de mim.

A estátua continuava estática com a serpente na boca, o homem de branco permanecia ajoelhado na almofada como se estivesse morto, e o salão reinava em silêncio absoluto, dando a impressão de que a voz que acabara de ouvir não passara de uma alucinação.

Nesse instante, um suor frio brotou em todo o meu corpo. A situação diante de mim era bizarra demais. Quem fora que falara comigo pelas costas?

Com um estalo seco, agitei a corda vermelha e esbravejei: "Amigo, pare com essa encenação de fantasma. Se tem algo a dizer, apareça e fale na minha cara!"

O homem de branco continuava ajoelhado junto à estátua, sem virar o rosto e sem me dar a menor atenção. Sabendo que a coisa não seria simples, decidi simplesmente colocar os restos mortais do mestre Ku no chão, segurei meu chicote de corda vermelha e decidi descobrir quem diabos era aquele sujeito.

Como o homem de branco estava de frente para a estátua da divindade maligna, para ver o seu rosto eu teria que me posicionar bem abaixo do altar.

No entanto, a estátua era assustadoramente macabra. Antes de entender exatamente que diabo era aquilo, eu não queria me aproximar demais. Então, cerrei os dentes e pensei: que se dane quem ele for; primeiro vou laçar o pescoço dele com o chicote, arrastá-lo para fora e dar-lhe uma boa surra.

Eu era a pessoa que menos tolerava quem tentava bancar o fantasma. Se aquele sujeito fosse algum espírito maligno, eu certamente não estaria errando em batê-lo; se fosse apenas um aldeão local pregando peças, merecia apanhar do mesmo jeito.

O chicote de corda vermelha me acompanhava havia anos, e eu o manejava com extrema naturalidade. Num movimento fluido, lancei a corda, que foi direto envolver o pescoço do homem de branco. Berrei: "Venha cá, meu camarada!" e puxei com força.

O que eu não esperava era que, em vez de derrubar o corpo do homem de branco, o puxão fez com que a cabeça dele despencasse com um som oco no chão, rolando até parar e me encarando com olhos vidrados de peixe morto.

Aquilo me assustou terrivelmente, mas também acendeu uma fúria no meu peito. Exclamou: "Desgraçado!"

Assim que praguejei, paralisei. Caramba, por que aquela cabeça parecia vagamente familiar? Por que se parecia tanto com o nosso segundo chefe?

Olhando com mais atenção, não havia dúvida: aquele nariz, aquela boca e até aquele sorriso cínico... Não era ninguém menos que He Zhonghua? Eu tinha acabado de arrancar a cabeça de He Zhonghua com uma chicotada?

Mas o velho Zhang e o velho He não tinham saído à procura dos Nove Túmulos do Imperador Shun? Como poderiam aparecer em Jiuzhaigou? Será que eu tinha caído em alguma ilusão de ótica?

Naquele momento, fiquei realmente em pânico. Atei-me de cócoras, querendo pegar a cabeça para examinar de perto o que estava acontecendo, mas assim que estiquei a mão, ouvi aquela cabeça abrir um sorriso irônico para mim e dizer: "Yu Buren, pague-me a cabeça!"

Isso me aterrorizou a ponto de soltar um grito abafado e desferir um chute. Mas meu chute atingiu o vazio; a cabeça de He Zhonghua rolou pelo chão como uma bola de borracha, indo parar bem ao lado do corpo do homem de branco.

Vi então o homem de branco curvar-se, tatear até encontrar a cabeça e encaixá-la de volta no pescoço. Após o encaixe, parecendo insatisfeito, ele a girou para um lado e para o outro algumas vezes. Ao constatar que estava tudo em ordem, abriu um sorriso maroto e perguntou: "É divertido?"

Seu sorriso cínico era exatamente igual ao de He Zhonghua. Se a voz não fosse diferente, eu realmente teria acreditado que ele era o nosso segundo chefe.

Mas que diabo ele era, homem ou fantasma? Conseguir recolar a cabeça no corpo depois de arrancada não era uma habilidade exclusiva do Rei Macaco?

Ao ver que eu estava estatelado, parecendo um bobo, o homem de branco soltou uma risadinha e apontou para uma almofada no chão: "Yu Buren, sente-se aqui, vamos brincar de um jogo."

Respondi: "Quem é você? Acaso somos íntimos?"

Quem diabos teria cabeça para brincar num momento daqueles? Se aquele bando de assassinos lá fora me alcançasse, não só eu perderia os restos mortais do mestre Ku, como provavelmente arrancariam meus próprios olhos.

O homem piscou, atônito, e perguntou: "Você não me conhece?"

Aquela era uma pergunta difícil de responder. Dizer que não o conhecia parecia mentira, pois aquele rosto me era terrivelmente familiar; mas afirmar que o conhecia era igualmente impossível. Um rosto podia ser semelhante, mas a alma dentro dele jamais seria a mesma.

Portanto, ponderei um instante e balancei a cabeça com firmeza: "Não o conheço!"

Eu esperava que ele ficasse irritado, mas, ao ouvir minha resposta, ele se iluminou de alegria: "Excelente! Você realmente não me conhece! Ficou ainda mais divertido!"

Sem me dar tempo para responder, ele estendeu as mãos, desparafusou a própria cabeça novamente e a estendeu para mim, dizendo: "Yu Buren, pegue, pegue."

Meus olhos quase saltaram das órbitas de espanto. Que tipo de criatura era aquela? Arrancar a própria cabeça como se fosse um brinquedo e ainda pedir para eu segurá-la? Caramba, será que ele queria brincar de trocar de cabeça comigo?

Além do mais, independentemente do ângulo pelo qual se olhasse, aquele indivíduo parecia completamente amalucado.

Nem pensei em pegar a cabeça; dei um passo para trás e postei-me como guarda ao lado dos restos mortais do mestre Ku. Vendo que eu não aceitava sua oferta, o homem impacientou-se: "Ei! Yu Buren, vamos fazer um acordo? Você brinca comigo e eu dou um jeito naquele bando ali fora, que tal?"

Suas palavras fizeram meu coração palpitar. Um sujeito tão excêntrico a ponto de arrancar a própria cabeça para usar de brinquedo certamente não devia ser fraco. Se ele concordasse em intervir, mesmo que não conseguisse derrotar aquele mutante de Trelax nem a montanha de carne de Mil Almas, confiar a ele a tarefa de levar os restos mortais do mestre Ku não seria má ideia, certo?

Apontei para os ossos e disse: "Não espero que você vença todos eles, peço apenas que leve este mestre até um velho chamado Tie Sanhuan, pode ser?"

O homem piscou, surpreso, e exclamou: "O velho Tie Sanhuan? Perfeito! Perfeito! Sem problema, sem problema!"

O tom de voz dele era extremamente peculiar e a resposta fora tão rápida que meu instinto de desconfiança acendeu de novo. Contudo, não havia tempo para especular sobre as verdadeiras intenções daquele sujeito; estiquei os braços e peguei a cabeça de suas mãos.

A cabeça pesava bastante ao ser segurada, além de ser completamente lisa e difícil de firmar. Tentei segurá-la pelos cabelos, mas o sujeito fez caretas e soltou um grito esquisito: "Não bagunce o meu penteado!"

Pensei comigo: você é só uma cabeça decepada e ainda se importa com o corte de cabelo? Mas, diante de seus protestos estridentes, desisti do cabelo e acabei segurando-o pelas orelhas.

O homem ficou furioso e xingou: "Yu Buren, desgraçado, você não sabe segurar as coisas com as duas mãos? Afinal de contas, sou seu salvador, não merece um pouco de respeito?"

Respondi: "Tá bom, tá bom, o senhor é quem manda, satisfeito?"

Com isso, tive que segurar a cabeça dele com as duas mãos, fazendo uma careta de desgosto, e perguntei: "E agora?"

O homem exclamou empolgado: "Agora? Agora é hora de assustar os outros, claro! Haha! Aquele grupo está chegando!"

Assim que ele terminou de falar, passos barulhentos ecoaram do lado de fora, seguidos pelo impacto violento de alguém que chutou a porta do templo, invadindo o recinto com ares de quem mandava em tudo.