Capítulo cento e trinta e um: Uma estrada real
A entrada do outro túnel clandestino estava posicionada de forma um tanto astuta, escavada em direção a uma inclinação ascendente. Metade do túnel ficava suspensa sobre o precipício, o que significava que, para subir, precisávamos agarrar diretamente a borda da entrada, com o corpo pendurado sobre o abismo. Durante esse processo, um único descuido poderia resultar em uma queda direta no rio subterrâneo abaixo.
O som da água corrente era baixo, mas justamente por ser tão discreto, confirmava a profundidade do abismo; nosso forte holofote não conseguia iluminar o fundo. Vale lembrar que nossas lanternas eram de boa qualidade, capazes de iluminar objetos a até trinta metros, o que indicava que o abismo tinha pelo menos cinquenta metros de profundidade.
Olhei para os outros três, percebendo que suas expressões não eram nada animadoras. Quem construíra um túnel clandestino assim claramente não queria que outros o seguissem.
— E se eu subir primeiro? Quando eu estiver lá em cima, vocês me passam as mochilas, e eu vou puxando vocês um a um? — sugeri.
Assim que terminei de falar, Riomen respondeu:
— Você pretende subir, levar as mochilas e fugir, não é?
— Não use sua mente suja para pensar mal dos outros. Se você consegue, então sobe! — retruquei.
— Se eu for, só eu — disse Riomen, posicionando-se na beira do precipício, pronto para pular.
Vi sua intenção e disse:
— Melhor eu ir. Eu subo primeiro, pego todas as mochilas, depois você, e por último vocês dois.
Sem esperar pela concordância deles, respirei fundo, não olhei para baixo e dei um salto leve, levantando as mãos para agarrar a borda do túnel. A sensação de gravidade perdida nos pés veio imediatamente. Cerrei os dentes, forcei os braços e comecei a subir lentamente.
Ao alcançar o interior, notei que aquela parte era inclinada, mas depois o túnel se tornava plano. Quando voltei a aparecer com a cabeça para fora, me deitei sobre a borda do túnel, pois era uma superfície inclinada e não dava para agachar. Com os pés cravados nas laterais da rocha, estendi a mão:
— Joguem as mochilas para cá!
Riomen pegou as mochilas no chão e as lançou para mim. Eram pesadas, quase me puxaram para baixo. Coloquei as duas mochilas atrás de mim e voltei para ajudar.
— Vem, Irmãzinha, eu te seguro! — chamei.
Ela olhou para cima e disse:
— Está tudo bem, irmão Muyang. Você recua um pouco, quando eu agarrar a borda, você me puxa. Senão, tenho medo de te puxar para baixo.
— Tem certeza? — perguntei preocupado.
Ela confirmou, então me encolhi um pouco para trás, mas continuei observando atentamente.
Com um salto leve, Irmãzinha agarrou a borda e, antes que eu pudesse estender a mão para ajudá-la, ela já havia subido. Ao chegar lá em cima, sorriu timidamente:
— Irmão Muyang, você esqueceu que eu cresci nas montanhas? Uma coisa tão pequena não me assusta!
Quanto aos outros dois, nem me preocupei em ajudá-los. Exceto Riomen, que quase caiu por estar ferido, todos subiram sem grandes problemas.
O túnel, que parecia inclinar para cima do lado de fora, na verdade continuava descendo em seu interior. Eu não sabia há quanto tempo estava subindo; sentia minhas pernas e cotovelos adormecidos e doloridos. O túnel era longo e profundo, parecia não ter fim. Quando olhei para o relógio, já eram cinco e meia da tarde.
Gastamos muito tempo naquele lugar. Estava cansado e com fome, não com sono, mas queria descansar. Quando finalmente saímos do túnel, mais de uma hora havia passado.
— Finalmente saímos! — exclamamos.
O local onde emergimos não parecia mais uma caverna, mas um cômodo construído com tijolos verdes. Sentei-me no chão, ofegante, e vi que os outros três também não estavam em melhores condições. Irmãzinha estava um pouco melhor, graças à sua vida nas montanhas.
O pior era Riomen. Ao vê-lo naquele estado, pensei: já que está assim, não tente mais enganar ninguém!
Claro, naquele momento, Riomen não usaria suas artes obscuras contra nós. Afinal, estávamos todos na mesma situação precária.
Iluminei o quarto com a lanterna, depois a deixei de lado e bebi dois goles de água do cantil. Entreguei a Irmãzinha uma garrafa de água mineral — poucas garrafas restavam.
Ela tomou alguns goles e disse:
— Irmão Muyang, sinto que a energia negativa aqui dentro é muito mais forte do que lá fora. Cuidado!
Fechei os olhos e pratiquei a técnica de respiração, sentindo uma energia densa ao meu redor. A pele ficava tensa, mas sem a sensação de ardor que acompanharia uma energia maligna ou fantasmagórica.
A avaliação dependia do ambiente e do campo energético ao redor.
Não descansamos muito, pois o tempo era curto; o gordo conseguia resistir no máximo sete ou oito dias. O quarto era pequeno e tinha duas grandes ânforas, uma delas quebrada. No chão, fragmentos de cadeiras e bancos, que, por causa do ambiente, não estavam desgastados.
Ninguém usava máscara de proteção; elas estavam na mochila de Riomen. O ar tinha um leve cheiro ácido e rançoso. Apontamos as lanternas para a ânfora quebrada, que estava completamente escura por dentro.
Gu You esticou o pescoço e cheirou o ar, sorrindo amargamente:
— Isso aí é vinho!
— Deve ser vinho milenar. Será que, se beber um gole, a pessoa ascende diretamente? — brinquei para aliviar a tensão.
De repente, Riomen gritou:
— Quem está aí?!
Instintivamente, olhei para a porta da sala e joguei a lanterna naquela direção.
A sala não tinha porta; uma passagem de tijolos verdes dava acesso a um pequeno corredor.
Segui Riomen para fora da sala e descobri que estávamos em um pátio residencial. O estilo do pátio lembrava os antigos edifícios históricos da cidade de Siujiu, todos com arquitetura de pátio fechado.
Saímos de um cômodo ao lado da cozinha, e o lugar onde estávamos era o pátio central.
Ao ver aquilo, ninguém esperava por aquela cena.
Era uma construção antiga completa em estilo de pátio fechado. Quando iluminamos o teto com a lanterna, a luz foi completamente engolida pela escuridão. Não se via o topo. Seria isso um túmulo interno de uma montanha, como o reino dos Bo nas terras de Sichuan?
Eu havia subestimado essa “viagem”.
Quando saímos daquele pátio, diante de nós surgiu uma estrada oficial...