Capítulo Cento e Cinquenta: O Ninho do Mil-Pés
"Coroa, seu desgraçado, quero ver para onde você vai fugir..."
Gritei para Coroa, que estava lá fora, e saí correndo do local um passo à frente de Leng Yuru.
Coroa não esperava que eu aparecesse de repente na frente dele, e sua expressão vacilou por uma fração de segundo.
Mas, bem quando eu estava prestes a alcançá-lo, os olhos de Coroa se estreitaram e ele me encarou friamente.
Quando percebi o perigo, já era tarde demais.
Vi um vulto negro, exalando um fedor insuportável, avançar diretamente contra o meu rosto.
"Vup!"
"Ah...!"
Assim que ergui as mãos para proteger a cabeça, um grito agudo ecoou da boca de Coroa.
Levantei o olhar e vi que a coisa negra que havia sido arremessada contra mim era, na verdade, um sapo coberto de feridas venenosas por todo o corpo.
Nesse instante, o sapo havia sido atravessado de ponta a ponta pela Faca Antiga de Ouro Negro, ficando pregado junto à escápula de Coroa.
Coroa nos olhava banhado em suor frio, com os lábios ficando gradualmente roxos, os olhos escurecidos e o corpo tremendo levemente.
Seu corpo estava firmemente cravado na parede rochosa pela Faca Antiga de Ouro Negro.
Por causa do sapo venenoso, aquilo que originalmente era para me lançar uma praga acabou se voltando contra ele próprio; devido aos ferimentos, todo o líquido negro e arroxeado de dentro do corpo do sapo infiltrou-se completamente no organismo de Coroa!
Agora, eu não sentia inexatamente nenhuma compaixão por Coroa. Alguém que não respeitava nenhuma regra do submundo merecia o fim que teve.
Sem dizer outra palavra, avancei e arranquei a mochila das costas de Coroa.
Ao abri-la, encontrei cordas, um caldeirão de alquimia, roupas para troca, além de comida e bebida. Embora não fosse muito, era mais do que suficiente para uma pessoa.
Uma fúria incontrolável subiu-me à cabeça. Apontei um dedo para Coroa e disse: — Agora quero ver o que você tem a dizer, seu infeliz. A morte de Gu You certamente tem dedo seu nessa história, não tem?
Coroa moveu os lábios, mas não disse nada. Estava claro que, naquele momento, ele se encontrava em uma situação terrível.
Soltei uma risada fria, lancei-lhe um olhar de desdém e falei: — Bem feito! É como dizem: o mal que os céus enviam ainda pode ser evitado, mas o mal que o próprio homem cria não tem perdão! Aproveite bem, saboure devagar!
Dito isso, ignorei Coroa e virei-me para olhar ao redor.
Esta era uma caverna de formação natural, mas o túnel por onde havíamos chegado pouco antes fora construído artificialmente mais tarde.
O espaço da caverna não era grande, com menos de cem metros quadrados. A coisa mais marcante ali era a tal árvore de bronze da longevidade mencionada por Leng Yuru.
A árvore de bronze da longevidade tinha, a julgar pelo meu cálculo visual, vários metros de altura. Na base, não era possível ver as raízes, mas a espessura que sobressaía do solo era impressionante; pelo menos nós três, de mãos dadas, não conseguiríamos abraçar o tronco por completo.
Do tronco principal aos galhos, até os ramos mais altos, cada bifurcação era esculpida com flores, pássaros, insetos, feras ferozes, figuras humanas, escadas suspensas, divindades e padrões que eu não conseguia identificar.
Toda a extensão ao redor da árvore de bronze estava isolada, e um odor denso de sangue emanava do solo.
Com um cheiro de sangue tão forte, dava para imaginar quanto sangue havia sido derramado ali e quantas pessoas haviam morrido.
Ao incidir a lanterna, a superfície refletia um brilho verde, fraco, porém perceptível.
Vendo que Yaomei e Leng Yuru permaneciam em silêncio, perguntei a Yaomei: — Yaomei, além desta árvore de bronze, há mais alguma coisa?
Yaomei balançou a cabeça em sinal de negação, mas expressou sua própria dúvida:
— Irmão Muyu, você não achou que esta árvore é muito parecida com aquela árvore de bronze desenterrada das ruínas de Sanxingdui no museu...?
Com esse lembrete de Yaomei, somado ao que Leng Yuru dissera antes, lembrei-me de algo relacionado a esse tipo de árvore.
Em alguns textos antigos, existia uma árvore divina com tais características.
Chamava-se: Jianmu!
De acordo com o registro de *Lüshi Chunqiu - You Shi*:
*Ao sul dos Bai min, sob o Jianmu, o sol não projeta sombra e o vento não faz eco; eis o centro do céu e da terra.*
Jianmu era o nome de uma árvore lendária.
Nascida no centro do cosmos, erguia-se a uma altura de cem braças.
Mais tarde, na árvore divina de bronze desenterrada em Sanxingdui, Guanghan, encontraram-se ramos, folhas, flores, frutos, aves, quadrúpedes, dragões suspensos, divindades e muito mais.
E o protótipo dessa árvore divina de bronze era justamente a Jianmu.
A lenda dizia que essa árvore era reverenciada pelos povos antigos como uma árvore sagrada, uma ponte que conectava o céu, a terra, os homens e os deuses.
Fuxi, o Imperador Amarelo e outros soberanos usavam essa escada sagrada para transitar entre o mundo mortal e a corte celestial.
Portanto, dizia a tradição que muitos imperadores da antiguidade viajavam entre o reino dos mortais e o céu através da Jianmu.
Certa vez, uma praga estranha grassou pelo mundo mortal, e muitas pessoas morreram sem ervas medicinais para curá-las.
Shennong, seguindo pela Jianmu, chegou ao jardim medicinal da corte celestial. Colheu ervas espirituais e, quando se preparava para retornar ao mundo dos mortais, encontrou o Imperador Celestial.
O Imperador, comovido por sua dedicação, deu-lhe um chicote capaz de identificar as propriedades das ervas medicinais.
Foi assim que surgiu a lenda de Shennong provando centenas de ervas.
Outra lenda contava que, nos tempos ancestrais, os deuses e os homens viviam interconectados, com a corte celestial e o mundo mortal unidos pela Jianmu.
Assim, deuses e homens podiam transitar livremente entre si. Mais tarde, após a Grande Guerra das Divindades, o Imperador Celestial ordenou que cortassem a Jianmu.
Isso rompeu o caminho de comunicação entre a humanidade e os deuses. No entanto, a Jianmu havia sobrevivido por dezenas de milhares de anos no mundo.
Tendo já alcançado a divindade, como o Deus da Árvore, ela também se envolveu na Guerra das Divindades.
No fim, o Deus da Árvore pagou um preço altíssimo para proteger a terra da morada celestial, impedindo que ela fosse afetada pela guerra dos deuses.
Com suas forças divinas esgotadas, o Deus da Árvore foi forçado a adormecer profundamente nas profundezas do rio Minjiang.
Parte de sua essência espiritual transformou-se na essência da madeira: a madeira petrificada escura!
A existência da Jianmu era conhecida nos círculos ocultistas, mas todos a tratavam apenas como uma lenda mitológica.
A Jianmu era diferente da árvore imortal; a árvore imortal tinha um nome pomposo, mas de fato existia.
Já a Jianmu era outra história: tratava-se de uma entidade que permitia ascender aos céus à luz do dia e alcançar a imortalidade pelo Dao.
Enquanto eu examinava a árvore de bronze com a lanterna, Leng Yuru deu um passo à frente, aproximando o corpo da árvore antiga de bronze.
Ela estendeu a mão e tocou levemente a superfície, e algo bizarro aconteceu.
Da ponta do dedo de Leng Yuru brotou sangue. Uma gota caiu no chão e, como se uma gota de água atingisse uma frigideira com óleo fervente, instantaneamente tudo entrou em ebulição.
O que fervia não era o sangue, mas sim algo que estava sobre a árvore de bronze.
Ouviu-se um som rústico e sutil, misturado a guinchos agudos. Apontei a lanterna para a origem do barulho.
Descobri que pequenos insetos brancos e negros se aglomeravam e contorciam incessantemente, espalhados por vários pontos dos galhos superiores.
Eles haviam sido estimulados pelo sangue de Leng Yuru e começaram a descer em massa, disputando espaço para ver quem chegava primeiro.
Contudo, os que caíam no chão superavam os que desciam rastejando. Quando os pequenos insetos brancos despencaram e caíram bem aos meus pés,
abaixei o olhar e, de repente, meu rosto inteiro ficou dormente.
Aquilo não era outra coisa senão uma centopeia de mil pés minúscula, cujo corpo quase fora cortado ao meio.
Mesmo estando morta, ela continuava a se debater e a se contorcer sem parar aos meus pés.
Seria este o covil das centopeias gigantes de mil pés?
Assim que esse pensamento cruzou minha mente, ouvi uma risada louca vindo de trás.
Essa risada carregava múltiplos significados.
— Haha, vocês realmente tiveram a ousadia de deixar o próprio sangue tocar a árvore! Este é o local onde a centopeia gigante põe seus ovos. Vocês estão condenados! Já que arruinaram meus planos, então vamos todos morrer juntos... —
A voz de Coroa soava insana e esganiçada.
Eu já estava sem onde descarregar minha raiva e, ao ouvir Coroa continuar com suas provocações cínicas, virei-me imediatamente e desferi-lhe um bofetão estrondoso.
— Se você abrir a boca para dizer mais uma gracinha, eu te jogo aqui para servir de comida para as centopeias...! —
Enquanto eu falava, um som pesado ecoou e alguns pequenos pedacinhos de pedra despencaram do teto.
Leng Yuru olhou para a abertura na diagonal acima e, em seguida, virou-se empunhando a Faca Antiga de Ouro Negro.
— Segurem-no, vamos embora. Há certas coisas que precisamos arrancar da boca dele...