Capítulo 129 — Sei até onde ir
Protegi a caçula junto ao peito e arremessei a lanterna elétrica com uma das mãos.
Por uma dessas coincidências infelizes, ela acertou em cheio a cabeça daquele macaco de pele humana, fazendo-o guinchar de dor.
Atrás de nós, Guio lançava repetidamente seus talismãs do Deus do Trovão para os dois lados.
Mas a situação evidentemente não era algo que pudesse ser resolvido com alguns talismãs.
Toda a nossa habilidade, ao contrário, parecia muito menos útil do que o facão nas mãos de Coroa Solar.
Ele avançou como um louco, correndo enquanto brandia o facão e desferia golpes desordenados.
— Tchá! Tchá!
Sons semelhantes aos de uma melancia sendo cortada vinham do lado de Coroa Solar. Todos os macacos humanoides que se aproximavam dele eram atingidos pelo facão e guinchavam de maneira lancinante.
O problema era que havia macacos humanoides demais ao nosso redor, e ninguém sabia se aquela coisa era venenosa.
Coroa Solar não tinha medo, mas eu não podia me dar ao luxo de não ter!
Quando vi que os macacos continuavam surgindo em número cada vez maior, tornei a acender a lanterna e apontei-a para os que se lançavam contra mim.
Aquelas criaturas eram extremamente sensíveis à luz forte. Quando o facho as atingia, protegiam a cabeça com as duas mãos, como seres humanos.
Assim que a luz passava, porém, elas avançavam enlouquecidas na minha direção.
Eu só podia continuar brandindo a lanterna com uma das mãos, fazendo-a girar descontroladamente no ar. Isso, no entanto, fez com que cada vez mais macacos corressem para o meu lado, e meu corpo já estava coberto de arranhões.
Guio gritou atrás de mim:
— Jovem senhor Mu, jogue a lanterna fora! Essas coisas vão atacar justamente o lugar para onde a luz apontar!
O problema era que eu também não tinha escolha. O estrago já estava feito. Sem a lanterna acesa, eu talvez conseguisse enfrentar um daqueles macacos de pele humana, mas teria dificuldades contra dois.
E ainda precisava proteger a caçula. Se três deles viessem ao mesmo tempo, eu certamente estaria acabado.
Embora a lanterna de luz intensa atraísse os macacos de pele humana, qualquer criatura atingida pelo facho ficava paralisada por alguns instantes.
Por fim, não tive alternativa. Os macacos ao redor eram cada vez mais numerosos, enquanto Coroa Solar, de manto negro, estava prestes a sair da aldeia.
Tomei uma decisão e apontei diretamente a luz da lanterna para a cabeça de Coroa Solar.
Só consegui ouvi-lo dar um grito, e então os macacos de pele humana se lançaram todos contra ele.
A pressão sobre mim diminuiu imediatamente. Uma série de pragas saiu da boca de Coroa Solar, misturada a todo tipo de dialeto regional.
Eu não conseguia entender o que ele dizia, mas imaginava que estivesse amaldiçoando até os meus antepassados mais remotos.
Mesmo assim, não desviei nem por um instante a luz da lanterna dele. Afinal, entre nós quatro, era o único que carregava uma arma.
Além disso, se havia alguém capaz de enfrentar aquelas criaturas, era ele. Seu domínio sobre essas coisas era o mais elevado, portanto era natural que suportasse parte da pressão.
Quando minhas roupas já estavam reduzidas a farrapos, finalmente conseguimos sair da aldeia.
A silhueta de Coroa Solar já havia desaparecido, e diante dos nossos pés se estendia um precipício.
No fundo do desfiladeiro havia um poço de água tão profundo que não se podia ver o fundo. Passei a lanterna pela superfície e avistei uma figura nadando em direção à entrada escura de uma caverna.
Parei à beira do precipício e olhei para trás. Guio lançou diretamente um talismã do Deus do Fogo e, aproveitando os últimos instantes em que as chamas ainda ardiam, gritou para mim:
— Jovem senhor Mu, está esperando o quê? Pule!
Ele terminou de falar e se preparou para saltar. Eu balancei a lanterna na direção daquela multidão compacta de macacos de pele humana e, no centro dela, vi claramente uma mulher caminhando lentamente em nossa direção.
Ela sorria enquanto nos observava. Permanecia no meio dos macacos humanoides, avançando com eles, passo a passo, até nós.
Dessa vez, não fui apenas eu que a vi. A caçula e Guio também perceberam sua presença.
— É ela! Jovem senhor Mu, pule!
Guio lançou-me um olhar aflito e, no fim, perguntou à caçula:
— Senhorita, será que o jovem senhor Mu não sabe nadar?
Naquele momento, senti-me verdadeiramente humilhado. Quem poderia imaginar que, no fim, seria eu a pessoa a nos atrasar?
A caçula ergueu os olhos para mim e disse:
— Irmão Yang, não se preocupe. Comigo aqui, nada vai acontecer com você!
Se ela não tivesse dito aquilo, talvez fosse melhor. Suas palavras só fizeram minha vergonha aumentar.
Guio chutou para longe um macaco de pele humana que chegara até nós e disse:
— Jovem senhor Mu, perdoe-me!
Antes que eu pudesse reagir, senti alguém me empurrar com força. Meu corpo despencou em queda livre em direção ao poço.
O único consolo que me restava era sentir a mão da caçula firmemente presa à minha.
— Splash!
Senti apenas meu corpo cair na água. Meus pés não encontraram apoio algum, e minha mão, que segurava a dela, acabou se soltando involuntariamente.
Não saber nadar era minha maior fraqueza fatal. Naquele instante, eu não passava de um homem se afogando, debatendo-me sem parar.
Minha mente estava em completo caos; restava apenas o instinto do corpo.
Não sabia quantos goles daquela água gelada, cortante como gelo, havia engolido. Mas, justamente quando achei que tudo estava acabado, dois braços me seguraram, um de cada lado.
Presumi que fossem os da caçula e os de Guio, mas naquele momento não tinha disposição para pensar em mais nada.
Eu preferia lutar contra espíritos malignos ou zumbis a morrer afogado.
Coroa Solar havia desaparecido sem deixar vestígios. Quando Guio e a caçula conseguiram me arrastar até a margem, o céu já começava a clarear.
Os macacos de pele humana permaneciam no alto do precipício, olhando para nós. Depois de vagarem de um lado para o outro, começaram a dispersar-se, um a um.
Ainda havia alguns cadáveres de macacos de pele humana no poço. Eram os que haviam se lançado contra nós e não conseguiram parar a tempo.
Eu sabia que macacos comuns sabiam nadar, mas, observando os corpos no poço, ficou evidente que aqueles macacos humanoides de pele humana eram incapazes de fazê-lo.
Meu corpo inteiro tremia, e a água gelada do poço fazia minhas feridas arderem.
Ao meu lado, os lábios da caçula também começavam a adquirir um tom arroxeado. Ela evidentemente estava congelando.
Quanto a Guio, sua situação era ainda pior. Além de estar completamente encharcado, todos os talismãs guardados em seus bolsos haviam sido inutilizados!
— Jovem senhor Mu, precisamos seguir logo atrás do homem de manto negro. Se o perdermos, realmente não encontraremos mais o caminho para sair daqui!
Eu queria perguntar a Guio o que exatamente estava acontecendo com Coroa Solar, o homem de manto negro, mas aquela claramente não era a hora adequada.
Nossas mochilas eram impermeáveis, portanto não haviam deixado entrar água. A lanterna também era à prova d’água e continuava funcionando.
Acendi-a e lancei o facho para dentro da entrada escura da caverna.
Ao longe, o chão estava coberto por incontáveis ossos brancos e lúgubres. No teto, havia uma quantidade igualmente assustadora de morcegos pendurados de cabeça para baixo.
Por causa da luz da lanterna, os morcegos começaram a guinchar e voaram todos para fora da caverna.
Eles não nos atacaram. Nós três permanecemos deitados no chão, esperando até que todos saíssem, e só então começamos a avançar lentamente.
Guio também tirou da mochila sua própria lanterna. As duas luzes intensas não conseguiam iluminar toda a caverna, mas ainda assim nos proporcionavam um campo de visão bastante amplo.
Muitos dos ossos espalhados pelo chão estavam vestidos com roupas da antiga dinastia. Pelos próprios ossos, porém, era possível perceber que nem todos pertenciam a seres humanos.
A maioria provavelmente era dos macacos de pele humana, pois suas mãos e seus pés eram muito maiores que os de uma pessoa normal.
Encontramos Coroa Solar, o homem de manto negro, num canto sombrio da caverna. O sangue ainda escorria incessantemente de seu corpo.
Suas roupas haviam se transformado em tiras. Ele estava encostado na parede da caverna, com as pernas abertas em forma de estrela.
Os braços pendiam frouxos ao lado do corpo. O facão já havia caído no chão, e sua cabeça permanecia inclinada. Pela aparência, parecia acabado.
Ao vê-lo naquele estado deplorável, senti um profundo remorso.
Metade da razão pela qual ele terminara assim era responsabilidade minha.
— Ele morreu? — perguntou Guio, franzindo a testa.
Balancei a cabeça.
— Acho que não. Eu sei medir a força. Um feiticeiro de manto negro não poderia morrer com tanta facilidade...