Capítulo 139: Pirraça

Um certo professor de Runas Antigas em Hogwarts Han Yousi 2362 palavras 2026-04-01 15:56:22

Felix permaneceu em sua sala até o meio-dia, antes de ir ao Salão Principal para almoçar com o estômago roncando.

Ele não se sentou na mesa dos professores, mas escolheu aleatoriamente uma das mesas longas dos estudantes, onde alguns bruxinhos discutiam animadamente nas proximidades sobre o que havia acontecido pela manhã.

— Em apenas uma única manhã, Pirraça atacou estudantes da Sonserina no Salão Principal, derrubou a estátua no corredor, cobriu as armaduras de lama e escreveu nas paredes do teto... — enumerava um estudante, contando os crimes de Pirraça nos dedos.

— Imagino que ele tenha passado o dia inteiro de ontem pensando em como comemorar, por isso foi tão eficiente hoje.

Felix ouviu de relance. Nesse exato momento, alguns alunos da Sonserina entraram com expressões de fúria, e seus protestos irritados podiam ser ouvidos claramente mesmo dali, a uns sete ou oito assentos de distância.

— ... É demais! Chegar até a nossa Sala Comunal para causar confusão! Temos que contar ao Professor Snape...

As vozes deles foram se distanciando.

Felix saiu do Salão Principal com a intenção de visitar Belby, mas a porta da sala dele estava firmemente trancada.

Quando se preparava para ir embora, viu a silhueta alta e magra de Belby vindo em sua direção, parecendo radiante.

— Damocles.

— Oh, Felix, veio me procurar? Fui à sala do Professor Snape, o progresso no aprimoramento da Poção Matabruxos tem sido animador... — disse Belby calorosamente.

Após trocarem algumas cortesias, Belby sugeriu:
— Que tal irmsemos tomar uma bebida?

Felix aceitou de bom grado.

— Por favor, espere um momento, ainda preciso arrumar algumas coisas... — disse Belby vagamente, enquanto ambos entravam na sala de Defesa Contra as Artes Saves, cujo estilo era totalmente diferente de quando Lockhart a ocupava.

Pelo contrário, parecia um pouco com a sala de Snape: encostados nas paredes havia vários armários grandes, repletos de frascos e potes de todos os tipos; sobre uma mesa comprida, alinhavam-se copos de vidro e caldeirões.

Um desses caldeirões fervia uma poção, aquecido por chamas alaranjadas na base, e a borda exalava vapor.

Felix olhou de relance. Havia uma substância cremosa dentro do caldeirão, cuja única falha era a cor verde-tinta desagradável.

— É algum tipo de pomada tópica?

— Exatamente, tem um efeito milagroso em furúnculos causados pelo Feitiço dos Furúnculos. Conversei com Madame Pomfrey — céus, ela é uma verdadeira mina de ouro, conhece poções para todo tipo de pequenos ferimentos e doenças como a palma da mão.

Felix concordou com a cabeça:
— Concordo plenamente com você, Damocles. — Ele já havia percebido isso durante seus anos de estudante.

Belby afastou uma cortina num canto, revelando duas gaiolas de metal onde dois Gorros Vermelhos dormiam pacificamente.

No entanto, assim que ele tirou dois frascos de vidro do tamanho de um polegar, eles abriram os olhos imediatamente, emitindo guinchos agudos enquanto cravavam as garras nas grades daquelas gaiolas.

Felix conseguia quase ler um sentimento de "desejo" naquelas faces magras e ressecadas.

Belby emitiu um som gutural, e os Gorros Vermelhos acalmaram-se instantaneamente, colando as cabeças nas bordas das gaiolas com as bocas abertas.

Ele despejou o líquido vermelho-vivo dos frascos diretamente nas bocas deles, fazendo os Gorros Vermelhos exibirem expressões de pura beatitude enquanto balançavam os corpos, parecendo embriagados.

Em seguida, Belby fechou a cortina, voltou para perto de Felix, colocou duas folhas verdes dentro do caldeirão e deu duas batidinhas leves com a varinha na borda, fazendo aquela pasta verde-tinta começar a girar.

— Pronto, resolvido. Vamos — disse Belby.

Ao chegarem ao piso térreo através da escadaria, viram alguns alunos mais jovens da Sonserina correndo apressados e atabalhoados nas proximidades, escondendo a nuca com os capuzes das capas para escapar de bolinhas de giz que vinham de todos os lugares.

— Oh, dez pontos, dez pontos, maravilhoso, cem pontos! — Um baixinho que parecia um gnomo dava piruetas no ar enquanto os perseguia, agitando os bracinhos curtos sem parar.

— Pirraça.

Pirraça parou e olhou para os dois professores ali presentes:
— Oh, eu não os havia visto~ Esses pobrezinhos atraíram toda a minha atenção... — Ele arregalou os olhos malignos e ajeitou o chapéu pontudo de maneira antinatural.

Felix fez um gesto com a mão, e o chapéu pontudo na cabeça de Pirraça voou diretamente para a sua palma:
— Isso não deve ser seu, Pirraça, certo?

— É, é meu, professor — disse um aluno da Sonserina, aproximando-se e falando em voz baixa.

Pirraça lançou-lhe um olhar feroz:
— O Grande Pirraça vai se lembrar de você!

O sonserino levou um susto, parou com a mão estendida pela metade e exibiu uma expressão extremamente hesitante.

Felix agitou a varinha, e um raio de luz prateada atingiu Pirraça, fazendo o olhar dele perder o foco. Ele flutuava levemente enquanto murmurava sem parar:
— Não, eu odeio aulas!

— Não puxe o meu cabelo...

— Eu odeio História da Magia!

— Por que ele conseguiu a nota máxima?!

Aqueles pequenos sonserinos olhavam para Felix com admiração e respeito; até mesmo o olhar de Belby estava um tanto fixo. Ele sabia lidar com Pirraça, mas conseguir aquele efeito era algo que deixava qualquer um arrepiado.

Pirraça parecia ter se dividido instantaneamente em incontáveis pensamentos, vindos inclusive de pessoas diferentes.

— Não olhem para mim assim, é apenas um Feitiço de Confusão simples, para fazê-lo acreditar que acabou de nascer — explicou Felix.

— Há alguma explicação para isso? — perguntou Belby, embora não acreditasse que fosse apenas um simples Feitiço de Confusão.

— Pirraça é um fantasma especial, ou talvez chamá-lo de poltergeist seja mais adequado. Ele nasceu junto com a construção de Hogwarts, mas só ganhou uma forma concreta depois que a escola passou a aceitar um grande número de alunos, aproveitando-se das travessuras deles e da magia residual dispersa.

Os estudantes que momentos antes corriam perseguidos ouviam tudo em silêncio, trocando olhares de excitação entre si.

— Ele não vai ficar assim para sempre, vai? — questionou Belby.

— Não, no máximo uma semana para se recuperar, embora o processo não seja nada agradável... Eu até achei que ele fosse se lembrar dessa sensação — disse Felix com um tom de leve arrependimento.

— Pr... Professor, tem algum jeito bom... — começou o bruxinho que teve o chapéu roubado.

Mas Felix fingiu não ter ouvido. Com uma expressão de evidente confusão no rosto, perguntou a Belby:
— Diga, será que devemos contar aos alunos que o Feitiço de Travas-Língua também funciona contra fantasmas?

— Talvez não seja uma boa ideia, pode causar transtornos a alguns fantasmas... — colaborou Belby.

— Os fantasmas do castelo são todos muito amigáveis. Se algum bruxinho ousar usar isso neles, vai ficar de detenção o ano inteiro — sentenciou Felix.

Belby sentiu um leve tremor no canto do olho. Você está falando sério?

Os alunos da Sonserina também se assustaram e disseram com cautela:
— Professor, já vamos indo.

— O seu chapéu — Felix jogou o chapéu pontudo de volta para ele.

— O-Obrigado, professor! — O bruxinho agradeceu e foi puxado pelos colegas enquanto corriam para longe.