Capítulo cento e vinte e nove: Helena Ravenclaw
Página (1/3)
Depois de concluir o conteúdo daquele dia, Félix deixou bastante tempo para perguntas.
— Professor, como se passa da sétima fase de Runas Antigas? — perguntou um pequeno bruxo da Sonserina, erguendo a mão.
— Montaigne, lembro-me de ter deixado uma dica marcada na fase — disse Félix, piscando os olhos.
— Mas o senhor só escreveu o título de um livro — reclamou ele, sentindo-se injustiçado. — E ainda por cima de um livro que nunca lemos.
Os outros pequenos bruxos também começaram a discutir em voz alta.
— Cof, cof!
Félix limpou a garganta e, quando todos olharam para ele, tirou do nada um pedaço de pergaminho, como se fizesse um truque de mágica.
— Na verdade, vocês deveriam tê-lo lido.
— O livro Runas Antigas para Principiantes apareceu três vezes na bibliografia dos trabalhos do ano passado... Querem que eu os lembre de quais foram essas ocasiões?
Os pequenos bruxos ficaram olhando para ele, pasmos, e o burburinho cessou de repente.
— P-professor, o senhor ainda não tinha vindo no ano passado?
Com toda a tranquilidade, Félix respondeu:
— Troquei cartas com a professora Babbling. Ela me contou onde ficavam guardados os materiais dos anos anteriores.
Ele olhou para os alunos lá embaixo com certo pesar.
— Ela é realmente uma professora muito dedicada, não acham?
...
Naquela noite, Félix estava diante da Sala Precisa.
Durante o dia, tivera de repente uma hipótese: a Sala Precisa talvez fosse a câmara secreta de Rowena Corvinal. Mas ainda era necessário verificar se aquela ideia estava correta.
Atrás dele havia uma enorme tapeçaria que mostrava o tolo Barnabás tentando ensinar balé a gigantes. Um dos gigantes parou de espancar o professor de balé e virou a cabeça para observar Félix.
Um inseto subiu pela perna do gigante e entrou em sua narina. A criatura soltou um rugido silencioso; o bastão que segurava ergueu-se no ar e caiu sobre a cabeça do outro gigante.
Nada disso tinha relação com Félix. Ele apenas repetia em silêncio:
“Quero entrar na câmara secreta de Rowena Corvinal... Quero entrar na câmara secreta de Rowena Corvinal... Quero entrar na câmara secreta de Rowena Corvinal...”
Ele atravessou aquele trecho três vezes, sentindo até o coração acelerar. Então ergueu a cabeça — diante dele ainda havia apenas uma parede branca perfeitamente comum.
Félix ficou em silêncio.
— É verdade... eu nem sei o que há lá dentro.
Embora a senha da Sala Precisa fosse simples, não era possível encontrar uma brecha tão facilmente.
Depois de pensar por algum tempo, ele murmurou outra vez:
“Quero entrar na Sala Precisa em seu estado original... Quero entrar na Sala Precisa em seu estado original... Quero entrar na Sala Precisa em seu estado original...”
Página (1/3)
Ainda assim, nada mudou.
Então Félix se lembrou de que a câmara secreta da Sonserina fora originalmente usada para ensinar. Tentou, portanto:
“Quero entrar no lugar onde Rowena Corvinal ensinava secretamente seus alunos.”
Ou então:
“Quero entrar no laboratório de Rowena Corvinal.”
Mas nenhuma porta apareceu.
Félix só pôde partir, impotente. Nos dias seguintes, porém, continuou tentando estabelecer uma ligação entre a Sala Precisa e Rowena Corvinal. Pensou em praticamente tudo o que lhe veio à mente, mas não obteve resultado algum.
Quando já estava prestes a desistir, na sexta-feira ao entardecer, encontrou por acaso a Dama Cinzenta no pátio — aquela já era a terceira vez naquela semana. Os dois conversaram descontraidamente enquanto observavam o pôr do sol.
Aos olhos de Félix, a Dama Cinzenta era uma mulher um tanto arrogante e vaidosa, mas de bom coração e grande educação. Deixando de lado alguns de seus pequenos artifícios, conversar com ela era muito agradável.
— Que lindo... — disse a Dama Cinzenta.
— Você raramente ergue os olhos para contemplar o pôr do sol? — perguntou Félix, mantendo a conversa.
— Raramente.
Ela hesitou por um instante. Como os dois já estavam bastante familiarizados, prosseguiu:
— Isso me faz lembrar de algumas coisas tristes...
Félix não perguntou mais nada e fechou firmemente os lábios.
Os dois contemplaram as nuvens rubras e resplandecentes. Alguns feixes de luz atravessavam as nuvens, revestindo suas bordas com uma faixa dourada.
— Você guardaria um segredo meu? — perguntou ela de repente.
— Sim, guardaria.
Félix não fez uma promessa solene; apenas respondeu com serenidade.
Mas a Dama Cinzenta acreditou nele e tentou abrir o coração. Com tristeza, disse:
— Eu morri contemplando uma paisagem como esta.
Depois de pronunciar aquela primeira frase com dificuldade, pareceu libertar-se de alguma amarra e continuou de uma só vez:
— Foi numa hora parecida com esta, mas na floresta da Albânia, num lugar desolado. Eu pensei... pensei que minha mãe não pudesse me alcançar.
Félix ouviu em silêncio. Sabia o que aconteceria em seguida.
Aquela era uma tragédia — a tragédia que dera origem à Dama Cinzenta de Hogwarts e ao Barão Sangrento.
— Desde pequena, eu tinha um talento extraordinário. Estava entre os melhores dos melhores. Cresci cercada pelos elogios dos outros e, ano após ano, fui perdendo o juízo... Mas, quando cresci, percebi que, por mais que me esforçasse, ainda não conseguia superar minha mãe. Então...
— Roubei a coroa de minha mãe, porque ela podia conceder sabedoria. Imaginei que, com a ajuda da coroa, conseguiria ultrapassá-la.
O corpo translúcido da fantasma começou a tremer.
Página (2/3)
— Dizem que minha mãe jamais admitiu que a coroa havia desaparecido. Continuou fingindo que ela ainda estava lá. Chegou a esconder sua perda dos outros fundadores de Hogwarts, assim como escondeu a minha vergonhosa traição.
— Mais tarde, minha mãe adoeceu — e adoeceu gravemente. Embora eu tivesse cometido um ato tão indigno e desleal, ela ainda desejava desesperadamente me ver uma última vez. Enviou um homem para me procurar. Mas eu me recusei a voltar com ele. Pensei que estivesse tentando me enganar, que ele e minha mãe estivessem tentando me enganar juntos. Ela já havia dado aquele passo há muito tempo; como poderia estar doente?
Félix disse com calma:
— Era o Barão Sangrento.
— Era ele. Como me recusei a voltar com ele, ficou furioso — sempre foi assim. A magia negra o havia consumido por completo.
Félix continuou ouvindo em silêncio.
— Tivemos um conflito terrível. Ninguém poderia prever as consequências... Ele me matou com uma espada. Caí no chão e foi aquela paisagem crepuscular que vi...
Ela ergueu a cabeça e observou o último raio de luz desaparecer.
Depois de um longo silêncio, Félix perguntou:
— Você o odeia, o Barão Sangrento?
— Se eu o odeio?! Ele destruiu a mim, a minha magia, a minha vida, tudo o que eu tinha! — exclamou ela, indignada.
Helena Corvinal respirou profundamente e inclinou a cabeça para trás, ocultando sua expressão.
— Além disso — disse em voz baixa —, antes de morrer, perguntei a ele se aquilo que dissera era verdade. Sobre minha mãe...
— Ele me disse que tudo era verdade, que minha mãe estava realmente muito doente. Ele me roubou a oportunidade de vê-la pela última vez, minha única chance de expiar meus pecados! Você me pergunta se eu o odeio? É claro que o odeio!
De repente, ela perdeu o controle e gritou.
Flutuando, começou a se afastar, mas alguém segurou sua mão. Helena voltou-se, atônita, e até sua expressão furiosa se suavizou consideravelmente.
A mão de Félix estava envolta por uma camada de luz fria, azulada, e apertava firmemente a mão dela.
Página (3/3)