Capítulo cento e trinta e sete: Duas memórias

Um certo professor de Runas Antigas em Hogwarts Han Yousi 2604 palavras 2026-04-01 15:56:20

O escritório estava mergulhado em silêncio.

O delicado objeto de prata no canto da mesa girava, expelindo pequenos jatos de fumaça e emitindo um som rítmico de "tique-taque".

— Seu testemunho é extremamente útil, Felix — disse Dumbledore, observando o diário com um olhar pensativo sob suas sobrancelhas prateadas e espessas. — Ele era ainda mais insano do que eu imaginava.

— Está falando de Voldemort?

— Prefiro chamá-lo de Tom, Tom Riddle; este é o seu nome verdadeiro. Durante seus tempos de escola, ele nunca se esquivou disso. Os professores não o tratavam pelo sobrenome, mas o chamavam carinhosamente de Tom — explicou Dumbledore.

Felix ponderou que, ao que parecia, a vida de Voldemort na escola fora muito mais agradável do que a sua.

— Foi porque ele criou mais de uma Horcrux? — perguntou Felix.

— Exatamente, Felix. Esta magia é mais perversa do que você pode imaginar. Obter a imortalidade através da divisão da alma...

— Diretor Dumbledore, não tenho interesse nisso — interrompeu Felix. — O senhor tem outras perguntas?

Dumbledore piscou e exibiu um sorriso reconfortante.

— Felix, você entende o valor da moderação melhor do que eu na sua idade... De fato, tenho mais uma pergunta.

Ele cruzou as mãos sobre a mesa.

— Gostaria de saber mais sobre o que acontece quando uma Horcrux é destruída.

Felix já esperava por isso, e, por coincidência, havia duas coisas que ele queria que Dumbledore soubesse. Ele se virou para o armário preto atrás de si.

— Por que não vê por si mesmo, Dumbledore?

Ao se virar, encontrou o olhar surpreso do diretor.

— Você quer dizer... uma Penseira? Muitos bruxos evitam isso... — disse o velho, reagindo de uma maneira que ele não esperava.

— Exato. Vi quando estive aqui da última vez e o armário estava entreaberto — explicou Felix. — Quanto a evitar? Eu evito, sim, mas pessoalmente acredito que, como Voldemort não morreu, ele voltará um dia, e você é a pessoa que ele mais teme.

Dumbledore balançou a cabeça, seu rosto envelhecido já marcado por muitas rugas.

— Felix, eu já estou velho.

Ele fez um gesto com a mão, as portas do armário preto se abriram e uma bacia de pedra rasa flutuou suavemente, pousando sobre a mesa diante deles.

Felix examinou a Penseira com atenção; aquele artefato mágico era antigo e raro. A borda da bacia exibia esculturas estranhas: letras e símbolos misteriosos. Ele conseguia identificar alguns, mas a maioria estava além de seu conhecimento.

Dentro da Penseira havia uma substância prateada, semelhante a prata líquida brilhante, mas que fluía incessantemente. Felix tocou-a levemente com a ponta de sua varinha, e a luz prateada começou a girar suavemente.

Em seguida, ele encostou a varinha na própria testa. Dumbledore disse em voz baixa:

— Felix, devo agradecer pela sua confiança.

Felix deu um sorriso travesso.

— Oh, Diretor Dumbledore, mostrarei apenas as memórias cruciais. Coisas privadas ficarão bem guardadas; mesmo que o senhor encoste o nariz no rosto de alguém, não encontrará nada.

Dumbledore exibiu, pela primeira vez naquela noite, um sorriso genuíno.

Um fio prateado cintilante foi extraído e adicionado à Penseira; Felix agitou a varinha para que o fio se fundisse à luz. Ambos estenderam as mãos e, no momento em que as pontas de seus dedos tocaram o brilho prateado, uma força de atração imensa os puxou. Eles não resistiram e caíram dentro da Penseira.

A primeira memória foi muito breve: um pequeno elfo caído no chão, e "Felix" conjurando uma espada de fogo maldito, apontada diretamente para o diário.

A Horcrux soltou um grito antes de perecer:
— Não! Eu posso lhe contar o segredo para vencer a morte...

Mas "Felix" não hesitou nem por um segundo; controlou a espada, que atravessou a Horcrux diretamente, e o som cessou abruptamente. A memória terminou ali.

Suas figuras reapareceram no escritório. A expressão de Dumbledore era complexa, carregada de um alívio inexplicável. Ele olhou para Felix:

— Sinto orgulho da sua escolha. Em tempos de guerra, muitos bruxos renomados foram facilmente seduzidos por ele, sem sequer considerar o segredo para vencer a morte.

Dumbledore nem sequer mencionou como Felix conseguira dominar o feitiço de fogo maldito àquele nível. Em outras circunstâncias, talvez o aconselhasse a não se aprofundar tanto, mas, agora, comparado à recusa do segredo da Horcrux, aquilo era irrelevante.

E era exatamente isso que Felix queria que Dumbledore soubesse.

Seguiu-se a segunda memória: em um espaço de um branco absoluto, energias azul-gelo e bronze se entrelaçavam em um vórtice gigante, dilacerando a tiara, enquanto fios de névoa negra escapavam do objeto. Dumbledore observava com uma expressão curiosa o que ocorria um pouco adiante: à frente de "Felix", estava uma bruxa bela e austera, com Helena ao seu lado. Eles conversavam, mas Dumbledore não conseguia ouvir nada, e até mesmo seus rostos estavam desfocados.

— Isso é o que você chama de privacidade?

— Estávamos discutindo meu caminho na magia — disse Felix brevemente.

Dumbledore manteve a boca fechada; tais assuntos eram os segredos de bruxos poderosos. Ele se voltou para o vórtice no ar e soltou um murmúrio de admiração. Após algum tempo, um rosto indistinto emergiu da tiara, apenas para ser imediatamente desintegrado pelo vórtice.

Dumbledore suspirou com emoção, mas percebeu que eles não haviam saído da memória. Pouco depois, ouviu a única frase de toda aquela cena: era Rowena Ravenclaw dizendo a Felix:
— Eu recriarei a tiara como sua recompensa.

A frase ecoou repetidamente no espaço branco e vazio. Dumbledore olhou em silêncio para Felix, que assentia em aprovação. No segundo seguinte, a memória terminou.

O ar no escritório permaneceu tranquilo; ninguém disse nada. Após um longo momento, Dumbledore disse, resignado:

— Entendo o que quer dizer. A tiara é sua, ninguém a tomará. Se alguém tiver objeções, eu mesmo servirei de testemunha por você.

Felix exibiu um sorriso radiante.

— Muito obrigado, Diretor Dumbledore. Eu estava preocupado que algum membro do conselho ou Ministro da Magia sem noção viesse me causar problemas.

Enquanto falava, Felix habilmente removeu suas memórias com a varinha, fazendo-as se dissipar por completo. Dumbledore sentiu um aperto no coração e fez um gesto com a mão:

— Pode levar a tiara.

Felix despediu-se educadamente e saiu. Ao deixar o escritório, um sorriso de satisfação surgiu em seu rosto; seus objetivos haviam sido alcançados.

Ele tinha três objetivos principais: primeiro, como inserir o diário em sua versão da história; segundo, como dissipar qualquer dúvida que Dumbledore pudesse ter — o que aconteceria se Felix se interessasse por Horcruxes?; e, terceiro, a posse da tiara, na qual ele não queria ceder em nada.

Portanto, após contar a história, ele apresentou as duas memórias, correspondendo ao segundo e terceiro objetivos. O segundo era o mais importante. Ele fora tão cauteloso porque sabia que Dumbledore nutria preocupações sobre ele, temendo que se voltasse para o lado sombrio e se tornasse o próximo Lorde das Trevas. Além disso, o terrível era que Dumbledore tinha mais de cem anos e não podia arcar com o custo de um erro de julgamento. E Felix? Tinha apenas 22 anos, longe de seu auge.

Dada a história, Felix compreendia perfeitamente aquela preocupação. Por isso, não teve escolha a não ser se esforçar, travar uma batalha de inteligência com o velho diretor e dissipar suas dúvidas.

"Eu sou mesmo uma pessoa atenciosa", pensou.