Capítulo 130 — A Escolha

Um certo professor de Runas Antigas em Hogwarts Han Yousi 2539 palavras 2026-04-01 15:56:09

— Que... que tipo de magia é essa? — a expressão de Helena era fascinante.

— É uma aplicação da magia da memória — explicou Félix, enquanto uma fina camada de suor surgia em sua testa. — Posso ficar um pouco? Para ser sincero, ainda não sou muito habilidoso com essa magia.

Ela parou por um instante.

Félix sentiu uma leve tontura; em um breve momento, ele havia construído muitas memórias e as utilizara de uma vez, deixando sua mente turva.

Helena olhou para ele com preocupação.

Félix respirou fundo algumas vezes, sentindo-se melhor. Ele disse a Helena:

— Somos amigos, certo?

— Claro.

— Desculpe minha ousadia, senhora. Pelo que ouvi da sua história, parece que você não guarda ódio dos outros, mas de si mesma.

O rosto dela ficou silencioso. Ela se virou levemente, ocultando metade do rosto na sombra.

Félix tentou abrandar o tom:

— Por que você se tornou um fantasma? É por medo da morte? Pelo que percebi, não é isso. O que realmente te atormenta é a culpa irreparável que sente pela sua mãe.

Ele falou com seriedade:

— Barrow, o homem de sangue, carregou correntes por mil anos, e você não é diferente. Espero que consiga se perdoar...

A noite envolveu o castelo e, após um longo silêncio—

— Quem poderia me perdoar desapareceu para sempre, no terceiro dia em que me tornei um fantasma — Helena disse friamente e se afastou flutuando.

Desta vez, Félix não tentou detê-la.

...

O nascimento de um fantasma provém de um apego intenso; os pensamentos finais à beira da morte são os mais vívidos e fortes. Por isso, a maioria dos fantasmas surge do medo e da fuga da morte.

Casos como os de Helena, Barrow e o professor Binns são raríssimos.

Para Helena, seu apego era culpa e arrependimento — arrependimento pela ignorância que causou um grande erro, por não ter acreditado em Barrow, por não ter visto a mãe pela última vez e não ter pedido desculpas cara a cara...

Nessa mesma noite, ele apareceu diante da parede branca da Casa dos Desejos.

Conversando com Helena Ravenclaw, uma nova perspectiva jamais considerada surgiu em sua mente.

Ele repetia mentalmente: "Vou procurar o quarto que Rowena Ravenclaw deixou para sua filha Helena Ravenclaw... Vou procurar o quarto que Rowena Ravenclaw deixou para sua filha Helena Ravenclaw... Vou procurar o quarto que Rowena Ravenclaw deixou para sua filha Helena Ravenclaw..."

---

Félix abriu os olhos lentamente e uma porta azul comum surgiu, delineada na parede branca, materializando-se na realidade.

Na porta, uma maçaneta prateada sobressaía.

Félix pousou a mão na maçaneta, mas hesitou por um momento.

Após um tempo, ele empurrou a porta com determinação.

Dentro havia um quarto muito simples, pequeno, com algumas mesas e cadeiras modestas, flores e livros. O ambiente era imaculado, transmitindo paz e aconchego.

— Tem alguém aí? — perguntou.

Depois de um longo tempo, não houve resposta. Ele bateu a cabeça com os dedos e mudou sua perspectiva.

As cores desapareceram rapidamente, ondas se espalharam a partir dele.

Félix viu uma energia mágica tangível e, no âmago, uma coisa que se desenrolava como seda. Vários canais de magia pareciam cadeias que se estendiam no ar.

— Esse é o verdadeiro núcleo da Casa dos Desejos.

...

Nos dias seguintes, Félix ficou indeciso, sem conseguir tomar uma decisão.

Ele já sabia que o núcleo da Casa dos Desejos era aquele quarto.

E a coisa parecida com seda no fundo da energia mágica, ele suspeitava ser as memórias deixadas por Rowena Ravenclaw.

Não sabia por que podia entrar ali; talvez por ter mencionado o nome Helena Ravenclaw? E as memórias de Ravenclaw estavam adormecidas, permitindo essa descoberta.

Normalmente, ele deveria contar imediatamente a Helena Ravenclaw, pois isso beneficiaria ambos — talvez ela pudesse reconciliar-se com a mãe, e ele poderia aproveitar para investigar segredos da magia, ou até mesmo herdar o legado de Ravenclaw.

Mas ele percebeu que não sentia muita expectativa quanto a isso.

Para um fantasma, continuar “em frente” significa libertação, mas para aqueles que fazem amizade com fantasmas no mundo real, o que isso significa?

Félix sentiu-se confuso; suas experiências passadas não o ajudavam. Decidiu buscar alguém mais sábio.

— Diretor Dumbledore, qual é a sua visão sobre a morte?

— Hmm... Félix, por que essa pergunta de repente? — Dumbledore olhou para ele, intrigado.

---

— Porque algumas coisas me fizeram refletir.

Percebendo que Félix não queria explicar, Dumbledore, compreensivo, não insistiu. Pensou um pouco e murmurou:

— Cada pessoa vê a morte de um jeito diferente: medo, fuga, aversão... Mas para alguns, como eu, a morte é bem-vinda.

— Bem-vinda? — Félix duvidou ter entendido direito.

— Para um velho, não há muito que cause medo. A morte é apenas algo desconhecido, novo e interessante, como um ingresso para uma grande aventura.

Félix balançou a cabeça; sua visão era diferente. Ele talvez não temesse a morte, mas não a aguardava com expectativa.

Ele fez a pergunta que mais o preocupava:

— E o que o senhor acha que a existência dos fantasmas significa?

— Fantasmas? Eles permanecem no mundo por causa de apegos intensos...

— Não, não, Dumbledore — interrompeu Félix —, desculpe, talvez eu não tenha me expressado direito...

Dumbledore olhou compreensivo, dando-lhe tempo para organizar as palavras. Félix falou com cuidado:

— Fantasmas existem por apego e se libertam quando o apego some, certo?

— Exato — Dumbledore concordou com um piscar de olhos.

— Esse tipo de libertação pode ser considerada uma nova morte? Para os amigos vivos deles, isso é... uma separação definitiva, não diferente da morte.

— Ela? — Dumbledore perguntou.

Félix permaneceu em silêncio.

O diretor refletiu por um momento e disse:

— Pessoas diferentes têm interpretações diferentes. Só posso compartilhar minha opinião para você considerar.

— É por isso que vim, para usar sua sabedoria e enxergar melhor as coisas — disse Félix.

— Para os fantasmas, “seguir adiante” é sem dúvida uma libertação. Permanecer no mundo não os traz felicidade; embora possam falar e andar, não desfrutam de nada e continuam presos ao apego — poucos escolhem essa forma pobre de existência.

— E os vivos? Os amigos dos fantasmas?

— Só resta a bênção — Dumbledore respondeu calmamente. — Talvez eu tenha vivido demais e vejo as coisas com clareza demais, de certo modo... — ele falou suavemente — até de forma um pouco fria.

Você é um gênio, memorize em um segundo: Fonte da Água Vermelha.