Capítulo 130 — A Escolha
— Que... que tipo de magia é essa? — a expressão de Helena era fascinante.
— É uma aplicação da magia da memória — explicou Félix, enquanto uma fina camada de suor surgia em sua testa. — Posso ficar um pouco? Para ser sincero, ainda não sou muito habilidoso com essa magia.
Ela parou por um instante.
Félix sentiu uma leve tontura; em um breve momento, ele havia construído muitas memórias e as utilizara de uma vez, deixando sua mente turva.
Helena olhou para ele com preocupação.
Félix respirou fundo algumas vezes, sentindo-se melhor. Ele disse a Helena:
— Somos amigos, certo?
— Claro.
— Desculpe minha ousadia, senhora. Pelo que ouvi da sua história, parece que você não guarda ódio dos outros, mas de si mesma.
O rosto dela ficou silencioso. Ela se virou levemente, ocultando metade do rosto na sombra.
Félix tentou abrandar o tom:
— Por que você se tornou um fantasma? É por medo da morte? Pelo que percebi, não é isso. O que realmente te atormenta é a culpa irreparável que sente pela sua mãe.
Ele falou com seriedade:
— Barrow, o homem de sangue, carregou correntes por mil anos, e você não é diferente. Espero que consiga se perdoar...
A noite envolveu o castelo e, após um longo silêncio—
— Quem poderia me perdoar desapareceu para sempre, no terceiro dia em que me tornei um fantasma — Helena disse friamente e se afastou flutuando.
Desta vez, Félix não tentou detê-la.
...
O nascimento de um fantasma provém de um apego intenso; os pensamentos finais à beira da morte são os mais vívidos e fortes. Por isso, a maioria dos fantasmas surge do medo e da fuga da morte.
Casos como os de Helena, Barrow e o professor Binns são raríssimos.
Para Helena, seu apego era culpa e arrependimento — arrependimento pela ignorância que causou um grande erro, por não ter acreditado em Barrow, por não ter visto a mãe pela última vez e não ter pedido desculpas cara a cara...
Nessa mesma noite, ele apareceu diante da parede branca da Casa dos Desejos.
Conversando com Helena Ravenclaw, uma nova perspectiva jamais considerada surgiu em sua mente.
Ele repetia mentalmente: "Vou procurar o quarto que Rowena Ravenclaw deixou para sua filha Helena Ravenclaw... Vou procurar o quarto que Rowena Ravenclaw deixou para sua filha Helena Ravenclaw... Vou procurar o quarto que Rowena Ravenclaw deixou para sua filha Helena Ravenclaw..."
---
Félix abriu os olhos lentamente e uma porta azul comum surgiu, delineada na parede branca, materializando-se na realidade.
Na porta, uma maçaneta prateada sobressaía.
Félix pousou a mão na maçaneta, mas hesitou por um momento.
Após um tempo, ele empurrou a porta com determinação.
Dentro havia um quarto muito simples, pequeno, com algumas mesas e cadeiras modestas, flores e livros. O ambiente era imaculado, transmitindo paz e aconchego.
— Tem alguém aí? — perguntou.
Depois de um longo tempo, não houve resposta. Ele bateu a cabeça com os dedos e mudou sua perspectiva.
As cores desapareceram rapidamente, ondas se espalharam a partir dele.
Félix viu uma energia mágica tangível e, no âmago, uma coisa que se desenrolava como seda. Vários canais de magia pareciam cadeias que se estendiam no ar.
— Esse é o verdadeiro núcleo da Casa dos Desejos.
...
Nos dias seguintes, Félix ficou indeciso, sem conseguir tomar uma decisão.
Ele já sabia que o núcleo da Casa dos Desejos era aquele quarto.
E a coisa parecida com seda no fundo da energia mágica, ele suspeitava ser as memórias deixadas por Rowena Ravenclaw.
Não sabia por que podia entrar ali; talvez por ter mencionado o nome Helena Ravenclaw? E as memórias de Ravenclaw estavam adormecidas, permitindo essa descoberta.
Normalmente, ele deveria contar imediatamente a Helena Ravenclaw, pois isso beneficiaria ambos — talvez ela pudesse reconciliar-se com a mãe, e ele poderia aproveitar para investigar segredos da magia, ou até mesmo herdar o legado de Ravenclaw.
Mas ele percebeu que não sentia muita expectativa quanto a isso.
Para um fantasma, continuar “em frente” significa libertação, mas para aqueles que fazem amizade com fantasmas no mundo real, o que isso significa?
Félix sentiu-se confuso; suas experiências passadas não o ajudavam. Decidiu buscar alguém mais sábio.
— Diretor Dumbledore, qual é a sua visão sobre a morte?
— Hmm... Félix, por que essa pergunta de repente? — Dumbledore olhou para ele, intrigado.
---
— Porque algumas coisas me fizeram refletir.
Percebendo que Félix não queria explicar, Dumbledore, compreensivo, não insistiu. Pensou um pouco e murmurou:
— Cada pessoa vê a morte de um jeito diferente: medo, fuga, aversão... Mas para alguns, como eu, a morte é bem-vinda.
— Bem-vinda? — Félix duvidou ter entendido direito.
— Para um velho, não há muito que cause medo. A morte é apenas algo desconhecido, novo e interessante, como um ingresso para uma grande aventura.
Félix balançou a cabeça; sua visão era diferente. Ele talvez não temesse a morte, mas não a aguardava com expectativa.
Ele fez a pergunta que mais o preocupava:
— E o que o senhor acha que a existência dos fantasmas significa?
— Fantasmas? Eles permanecem no mundo por causa de apegos intensos...
— Não, não, Dumbledore — interrompeu Félix —, desculpe, talvez eu não tenha me expressado direito...
Dumbledore olhou compreensivo, dando-lhe tempo para organizar as palavras. Félix falou com cuidado:
— Fantasmas existem por apego e se libertam quando o apego some, certo?
— Exato — Dumbledore concordou com um piscar de olhos.
— Esse tipo de libertação pode ser considerada uma nova morte? Para os amigos vivos deles, isso é... uma separação definitiva, não diferente da morte.
— Ela? — Dumbledore perguntou.
Félix permaneceu em silêncio.
O diretor refletiu por um momento e disse:
— Pessoas diferentes têm interpretações diferentes. Só posso compartilhar minha opinião para você considerar.
— É por isso que vim, para usar sua sabedoria e enxergar melhor as coisas — disse Félix.
— Para os fantasmas, “seguir adiante” é sem dúvida uma libertação. Permanecer no mundo não os traz felicidade; embora possam falar e andar, não desfrutam de nada e continuam presos ao apego — poucos escolhem essa forma pobre de existência.
— E os vivos? Os amigos dos fantasmas?
— Só resta a bênção — Dumbledore respondeu calmamente. — Talvez eu tenha vivido demais e vejo as coisas com clareza demais, de certo modo... — ele falou suavemente — até de forma um pouco fria.
Você é um gênio, memorize em um segundo: Fonte da Água Vermelha.