Capítulo cento e trinta e seis: A história

Um certo professor de Runas Antigas em Hogwarts Han Yousi 2599 palavras 2026-04-01 15:56:20

Sobre o mármore negro, as inscrições brancas eram mais fáceis de distinguir sob a luz mortiça; pareciam brilhar na escuridão.

Locke Alvin
Nascido em 12 de dezembro de 1966, falecido em 3 de maio de 1980.
Cuidou de 12 companheiros durante a gripe, vindo a falecer por ter contraído a doença.

— Locke Alvin... — murmurou Felix. Ele recordou o ano em que tinha nove anos, deitado em uma cama de hospital, quando, em seu momento de maior fraqueza, alguém cuidou dele o tempo todo.

Três dias antes de se recuperar, a figura de Alvin desapareceu. Ele implorou ao diretor que lhe desse notícias, mas obteve apenas um suspiro profundo em resposta.

Foi a primeira vez que compreendeu profundamente a morte.

Felix permaneceu em silêncio diante da lápide, como uma estátua imóvel. Após quase uma hora, sua figura desapareceu.

Às oito da noite, Felix retornou ao seu escritório. Mais cedo, ele havia usado seu Patrono para avisar seu assistente de que as aulas particulares de runas daquele fim de semana estavam canceladas.

Após preparar-se brevemente, ele bateu à porta do gabinete do diretor.

O ambiente estava bastante escuro. Dumbledore levantou a cabeça da mesa e olhou para ele através de seus óculos de meia-lua.
— Felix... entre, sente-se, por favor. Espere um momento, a luz da sala está um pouco baixa.

Ele ergueu um objeto que parecia um isqueiro de prata e pressionou-o algumas vezes. Esferas de luz voaram de seu interior, e o gabinete imediatamente se iluminou.

— O que é isso? — perguntou Felix, interessado.

— Um pequeno dispositivo que eu mesmo fiz. Chamo-o de Desiluminador; ele pode absorver e liberar fontes de luz — explicou Dumbledore.

Felix sentou-se à sua frente e retirou o diário e o diadema reluzente.

O olhar de Dumbledore pousou imediatamente no diadema. Ele levantou-se e inclinou-se para examiná-lo com atenção.
— Isto é... se não me engano...

— Exatamente, o diadema de Rowena Ravenclaw.

Dumbledore olhou para Felix, notando com perspicácia o uso do termo "Rowena", algo que poucas pessoas faziam.

Ele rapidamente pensou sobre o fato de sua autoridade como diretor ter sido brevemente acessada, e a especulação que surgiu em sua mente o deixou um pouco alarmado, mas logo descartou essa possibilidade.

Seu olhar voltou-se para o diário. Este objeto não era tão atraente; parecia esfarrapado e tinha um buraco no meio.

No entanto, Dumbledore fixou-o por mais tempo, seus dedos tateando as bordas rasgadas.
— Um poderoso feitiço de Fogomaldito — ele franziu a testa, mas não se apressou em comentar. Por um momento, seus olhos azul-claros se arregalaram. — Então é isso. Sim, exatamente...

Após um longo tempo, ele desviou o olhar. Dumbledore suspirou suavemente:
— É realmente surpreendente. Eu pensava que não havia mais nada que pudesse espantar este velho tolo. Parece que sua história vai abrir meus olhos.

Felix começou a contar sua "experiência", começando de muito tempo atrás.
— Na noite em que a aventura na Câmara Secreta terminou, Draco Malfoy me procurou. Ele parecia aterrorizado, mas, com muita astúcia, trouxe um objeto de magia negra maligno... — Ele acenou para o diário sobre a mesa.

Ele contou que, ao suspeitar que o diário estava relacionado à abertura da Câmara, tentou interagir com ele, mas não obteve resposta.

— Isso não condizia com o relato do Sr. Malfoy, então decidi observar por um tempo e estabeleci proteções mágicas rigorosas.

Dumbledore, com as mãos entrelaçadas sob o queixo, ouvia em silêncio.

— Até que, durante a aula de duelos, descobri que as proteções que estabeleci foram violadas. Corri de volta e encontrei um elfo doméstico chamado Dobby. Usei uma poção nele e, acidentalmente, descobri a verdade sobre o incidente da Câmara — disse Felix.

— Então...

— O diário era uma relíquia de Voldemort. Por razões incertas, ele entregou o diário a Lúcio Malfoy, e Lúcio, aproveitando-se de um encontro casual em frente à Floreios e Borrões, escondeu o diário no livro da filha mais nova dos Weasley, Gina Weasley.

Dumbledore suspirou.
— Confirma algumas das minhas suspeitas. Pelo que sei, o Ministério da Magia revistou várias famílias de sangue puro naquela época, sob o pretexto de investigar objetos de magia negra. Lúcio deve ter ficado desesperado para se livrar desse problema.

— Dobby nutria uma enorme gratidão por Potter. Ele não hesitou em desobedecer às ordens de seu mestre para protegê-lo da maneira que podia, embora... — Felix deu um leve sorriso — tenha causado alguns transtornos ao próprio Potter.

— Ah, emoções puras como essa costumam superar nossa imaginação — comentou Dumbledore, comovido.

— Enfim, percebi o perigo e tentei destruir o diário, mas a magia convencional não funcionou. Por isso, recorri ao Fogomaldito — Felix disse com naturalidade, sem evitar o fato de ter usado magia negra.

Dumbledore não disse muito:
— Talvez... essa seja, de fato, uma maneira eficaz.

Em seguida, Felix explicou que, enquanto investigava a Câmara, descobriu acidentalmente uma sala misteriosa.
— Achei sua magia fascinante e pretendo estudá-la quando tiver tempo livre.

— No oitavo andar do castelo, na tapeçaria de Barnabás, o Amalucado tentando ensinar balé aos trasgos? — Dumbledore repetiu, exibindo uma expressão pensativa. Ele sorriu e disse: — Suas palavras resolveram uma dúvida que eu tinha há muito tempo.

— Você também a conhece? — Felix perguntou, sabendo a resposta; afinal, ele não poderia dizer que a usou para vários experimentos estranhos.

— Oh, é uma experiência maravilhosa, embora eu deva ter subestimado suas utilidades na época...

Felix não insistiu. Ele assentiu e falou sobre os dois fantasmas. Ele conhecia o Barão Sanguinário desde seus tempos de estudante e ouvira, por acaso, uma conversa entre eles.

Ele disse, um pouco envergonhado:
— No início, movido por interesses próprios, li os manuscritos deixados por Rowena Ravenclaw na biblioteca e fiquei curioso sobre a era de mil anos atrás. Tentei me aproximar de Helena de forma deliberada.

Dumbledore o consolou:
— Quando jovem, também me aproximei de muitos bruxos famosos com segundas intenções.

— Obrigado, Dumbledore — disse Felix. — Na época, eu tinha outro pensamento: como amigo do Barão, esperava aliviar o ressentimento de Helena por ele.

— Mas, à medida que nos conhecemos melhor, descobri que Helena é uma mulher excelente. Conversar com ela era muito agradável, e eu desfrutei desse processo — a voz de Felix tornou-se grave.

A partir daí, Felix reduziu os detalhes sobre Helena; ele não queria mencionar o nome dela em meio a tantas mentiras.

— ...Percebi que a Sala Precisa poderia ser a câmara secreta deixada por Ravenclaw. Levei-a comigo e encontrei a memória deixada por Rowena Ravenclaw mil anos atrás.

Dumbledore parou de acariciar suas barbas prateadas. Ele ouvia com atenção, sem querer perder uma palavra.

— ...A Sra. Rowena Ravenclaw encontrou o diadema e disse que ele continha um fragmento de alma maligna. Dizia-se que essa magia provinha de um famoso bruxo das trevas da Grécia Antiga, Herpo, o Sujo.

Dumbledore, com o rosto solene, pronunciou uma palavra:
— Horcrux.

— Exatamente. Pensei no diário e mostrei-o a Ravenclaw. Após sua confirmação, o diário também era uma Horcrux.

— Muito perspicaz, Felix — disse Dumbledore.

— Depois disso, Ravenclaw usou o vasto poder mágico de Hogwarts para destruí-lo. Antes de completar sua missão, ela recriou o diadema.

Felix terminou de contar a história.