Capítulo Sete: O Brilho Prateado das Moedas
Página 1 de 3
Lin Yu olhava fixamente para a paisagem que se revelava, as flores vermelhas da primavera surgindo entre os picos montanhosos à medida que a neve derretia, libertando-se da faixa que a prendia à cintura. Encontrava-se em um dilema angustiante, entre agir como um animal ou ser pior do que um. Ainda antes de tomar uma decisão e arriscar mais um desmaio para ser o noivo, Yang Wei, sentada ao seu lado, tirou o casaco, revelando uma blusa interior de tom avermelhado bordada com patos selvagens, envolvendo seu braço ao redor do dele.
— Claro que o irmão Lin vai dormir no meio de nós — disse ela com naturalidade.
Mas Lin Yu sentiu o tecido áspero da blusa e, ao tocar nos patos sem carne, retirou o braço. Ele não se sentia culpado por estar a sós com Chen Jiaoniang, mas diante de Yang Wei, transformar-se em um selvagem era algo que ele não conseguia fazer. Para que os três pudessem dormir juntos na mesma cama, teria que esperar mais um ano.
— Esta cama é pequena demais para três, só cabe dois. Vocês dormem na cama, eu fico nas cadeiras — disse, segurando um travesseiro preto, arrastando duas cadeiras de bambu até a porta.
Ele não esquecia que havia muitos animais na vila que desejavam manchá-lo. A porta rangeu, bloqueando a luz tênue da lua que entrava. Yang Wei, sentada na beira da cama, esperou um momento e, vendo que Lin Yu realmente não subia, dobrou o casaco e o colocou na cabeceira, deitando-se para dormir. Em pouco tempo, seus respirações ficaram regulares e ela dormia mais tranquilamente do que em casa.
Chen Jiaoniang, por sua vez, deitada no chão duro feito de palha, olhava constantemente para a porta, por cerca de meia hora. Ela esperava que o marido viesse para a cama, mas também temia não conseguir levantar cedo para o trabalho na manhã seguinte.
— Durmam, amanhã ainda temos que cozinhar e vender açúcar — murmurou Lin Yu para si mesmo.
Ao ouvir, ela fechou os olhos rapidamente. Pensou que ficaria nervosa por mais tempo, mas talvez estivesse cansada demais ou se sentisse aliviada. Logo também adormeceu profundamente. Restou Lin Yu, que se remexia incerto, olhando para o teto por onde a luz passava, contando carneirinhos. Por fim, saiu silenciosamente para urinar, voltou e dormiu.
No dia seguinte, quando os galos cantavam, Chen Jiaoniang e Yang Wei acordaram primeiro. Lin Yu só despertou ao ouvir os passos delas saindo da cama, vendo-as limpar o quarto com familiaridade, sentindo um aperto no coração.
— Quando ganharmos esse dinheiro suado, vou garantir que elas fiquem mais tranquilas — pensou.
Levantou cedo e preparou ovos com açúcar mascavo para matar a fome. Aproveitando a umidade da manhã, cozinhou mais trinta quilos de açúcar mascavo. Na montanha, já não havia mais canas-de-açúcar selvagens que pudessem ser espremidas.
— Vamos fazer a comida logo, ao meio-dia vamos para a cidade vender o açúcar — disse.
Colocou os quarenta quilos de açúcar em um saco de tecido e os guardou em uma cesta nas costas, para aliviar o peso. Os vinte quilos restantes foram colocados em potes de barro, que Chen Jiaoniang e Yang Wei carregavam com uma mão cada.
Página 2 de 3
No caminho, quando moradores da vila perguntavam, diziam que estavam indo para a casa da mãe. Afinal, toda a vila sabia da situação difícil de Lin Yu, cuja família mal podia cozinhar e só bebia água de cal. Ninguém desconfiava do que havia na cesta.
Seguindo para o leste a partir da vila de Shilin, para chegar à cidade era preciso passar por Donghu Bay. Lin Yu parou na bifurcação entre a estrada para a cidade e para a vila, sem perguntar às duas se queriam entrar na vila. Yang Wei, impaciente, foi à frente na direção da cidade, murmurando:
— Eu não sou como Jiaoniang, que tem um irmão bom. Fui expulsa de casa, irmão Lin, mesmo que você fique rico, eu não quero voltar para lá.
— Venha, marido — disse Chen Jiaoniang.
Ela sabia que voltar para a casa da mãe só traria expulsão e insultos. Mesmo preocupada com o irmão, não podia ajudar no momento, e voltar não adiantaria. Lin Yu também não perguntou sobre suas famílias, respeitando o desejo delas de não voltar.
Passaram mais uma hora e meia em direção ao nordeste, até que não havia mais montanhas bloqueando o caminho. À distância, uma vasta planície se abriu, com uma cidade murada de tijolos azuis no centro. Era Jingyang, a sede do condado.
Jingyang não era grande: sete ou oito li de leste a oeste, três li de norte a sul, com pouco mais de dez mil habitantes. Na entrada da cidade, verificaram as identidades e, confirmando que não eram fugitivos e sim moradores do condado, foram liberados.
Ao entrarem, Yang Wei olhava em volta, fascinada com tudo novo.
— Irmão Lin, embora Donghu Bay fique a pouco mais de dez li da cidade, é a primeira vez na vida que venho aqui — disse, observando as lojas repletas de mercadorias.
Nas ruas, as pessoas se vestiam com roupas requintadas e exalavam perfume. Ela, com sua camisa de linho esfarrapada e alguns dias sem banho, sentiu vergonha e se escondeu atrás de Lin Yu, evitando olhar ao redor.
A cidade era próspera, mas parecia um lugar inadequado para alguém do campo. Chen Jiaoniang, também pela primeira vez na cidade, reprimia a ansiedade e perguntou:
— Marido, onde vamos vender o açúcar? Será que temos que gritar como os vendedores nas ruas?
— No restaurante Qingjiang — respondeu Lin Yu, apontando para o prédio mais alto da rua principal, uma construção de quatro andares em madeira e terra.
O Qingjiang era o marco da cidade, oficialmente pertencente a um parente do magistrado, mas na prática controlado por uma família influente. Devido às guerras e alianças, antes que o imperador fosse definido, muitas famílias ricas optaram por manter sua riqueza oculta, de modo que até o pai do antigo dono, que trabalhava ali há mais de uma década, desconhecia quem realmente comandava.
Após o almoço, período de pouco movimento, Lin Yu entrou no salão principal. O velho gerente, Tang, que cochilava no balcão, abriu os olhos ao vê-lo e saltou da cadeira.
— Yu, como você veio aqui? — perguntou surpreso e feliz.
Tang tinha boa relação com o pai do antigo dono. Vendo Lin Yu, não conteve a alegria e perguntou:
— Está faltando comida e roupa em casa? Como seu tio-avô deixou você vir sozinho?
O jovem estava magro e pálido após um ano. Tang chamou um funcionário para trazer uma tigela de mingau da cozinha.
Lin Yu sorriu, apresentando as duas mulheres atrás dele.
— Senhor Tang, não estou sozinho, trouxe minhas esposas — disse.
— Esposas? Duas? — Tang ficou surpreso, olhando para Lin Yu.
— Você está melhor? — perguntou, incrédulo, pois ninguém esperava que ele falasse tão claramente.
Lin Yu apresentou Chen Jiaoniang e Yang Wei, explicando que não era mais bobo por causa do casamento. Tang ficou emocionado e, por fim, tirou algumas moedas de prata do bolso, entregando a Lin Yu.
— Me chame de tio, Yu, e aceite este presente de uma ou duas onças de prata como bênção. Use para pagar impostos e cuide bem das suas duas esposas.
Antes mesmo de vender o açúcar, já tinha recebido dinheiro, o que o fez rir de nervoso. Aceitou a prata, passou para Chen Jiaoniang e colocou a cesta no balcão. O peso fez o balcão ranger, e Tang olhou curioso.
— Yu, que bom que você veio, nem precisava trazer essas coisas da montanha, está sendo formal demais.
— Ah... senhor Tang, isso é um produto da montanha, mas não é para o senhor, é para vender no restaurante.
Tang ficou constrangido por um momento, depois recuou, perdendo o interesse. Ele já tinha visto muitos produtos da montanha sendo vendidos por Lao Lin, mas sabia que quanto mais pesado, menos valioso.
— Está certo, Yu, você já sabe ganhar a vida. Leve a cesta para a cozinha e deixe o chef Chen avaliar o preço.
— Senhor Tang, o que eu quero vender é valioso demais, acho que o chef Chen não pode decidir.
Tang riu. Após anos como gerente, já tinha visto de tudo, desde garras de urso até chifres de cervo, e nada era tão valioso assim.
— Se você acha que é valioso, eu vou dar uma olhada para você — disse, com um tom de brincadeira.
Ele puxou o saco de tecido que envolvia o açúcar mascavo, liberando um aroma doce e desconhecido. Sacudiu o conteúdo, fazendo os cristais de açúcar caírem com um som suave sobre o balcão, enquanto algumas pedras saltaram direto em sua boca.
Página 3 de 3