[037] Minha cunhada ainda está à minha espera
Entre gritos e empurrões, passos leves ecoaram pelo corredor do segundo andar. Duas mulheres vestidas com trajes cor-de-rosa aproximaram-se da porta do aposento privativo. Seguravam lenços da mesma cor das vestes e, com o olhar baixo, cobriam o rosto enquanto observavam a cena em que eu era forçado por servos em direção ao leito.
Eu estava genuinamente furioso. Com uma súbita explosão de força, firmei os pés no chão e balancei os braços com violência. Os dois servos cambalearam para trás, e um deles, perdendo o equilíbrio, caiu estatelado no chão.
Os outros servos avançaram para me imobilizar, mas o Príncipe Jing, que estava ao lado descascando sementes de girassol, fez um gesto com a mão ordenando que parassem:
— Deixem... Eu queria apenas levá-lo para uma última farra e, de quebra, ajudá-lo a perder a virgindade. Já que ele não aprecia a gentileza, que assim seja.
— Eu o aviso: não quero ficar nem mais um segundo neste lugar. É melhor que me deixe sair agora mesmo.
O Príncipe Jing ignorou minha fúria. Não sei por que, mas, naquele momento, ele parecia subitamente melancólico. Assim que os servos se curvaram e se retiraram, ele forçou um semblante animado, ordenou que um dos atendentes trouxesse dois jarros de vinho envelhecido e encheu duas tigelas, colocando-as sobre a mesa:
— Não queria beber? Venha logo, então.
As sementes de girassol escapavam por entre os dedos do Príncipe Jing, caindo no chão com um som seco de "tique-taque"...
Ele permaneceu sentado na cadeira, com o olhar perdendo o foco. Quando mais sementes caíram de suas mãos, ele apertou o que restava entre os dedos e começou a falar lentamente:
— Na verdade, mesmo que você não diga, eu sei... Sua segunda cunhada sempre me menosprezou e nunca quis que você se aproximasse de mim. E não apenas ela; quantos dos oficiais da corte ou dos jovens nobres desta capital não fazem o mesmo? Eles me desprezam, desviam o caminho ao me verem... Mas não importa. Se eles não me valorizam, outros valorizarão. O Imperador, meu pai, está desesperado para pacificar a fronteira norte e precisa enviar um príncipe como refém à tribo Jie, sem esperança de retorno... Pois veja só: ele, que mal se dignava a olhar para mim, concedeu-me no mês passado o título de "Príncipe Jing" do nada!
Dito isso, o Príncipe Jing caiu em uma gargalhada, mas em sua voz, além do sarcasmo, havia uma profunda autocomiseração:
— Gordinho, será que o meu pai realmente me valoriza tanto? Hahaha...
— Você enlouqueceu? — Eu ajeitava as roupas que os servos haviam puxado e rasgado. Embora já suspeitasse do motivo daquela estranheza, eu não era o verdadeiro Li Qingfeng e só podia manter uma postura de conveniência.
O Príncipe Jing ainda ria, mas parecia que estava chorando. Ele cobriu o rosto com as mãos, acalmou-se após um longo tempo e disse calmamente:
— Gordinho... Eu nunca deveria ter levado você à casa de apostas. Sinto muito por isso, mas ainda quero aconselhá-lo: não volte lá nunca mais. Quanto à lâmina Qinggang, eu pretendia devolvê-la pessoalmente à sua mansão após o retorno do velho General Li. Pelo menos isso impediria que você a vendesse a outros... Mas hoje, na sua casa, percebi que talvez eu não tenha tempo para esperar por esse dia.
Como eu suspeitava, o Príncipe Jing era, de fato, o escolhido para ser enviado como refém à tribo Jie. Olhei para ele com seriedade e, sem perceber, minha impressão sobre ele mudou. Ainda assim, caminhei até a mesa, peguei o jarro de vinho que ainda não tinha sido aberto e disse:
— Preciso voltar. Minha cunhada está à minha espera... Nos veremos em outra oportunidade.
Assim que pronunciei essas palavras, senti-me um covarde. Ele me via como um irmão, mas eu não conseguia compartilhar de sua dor nem demonstrar compaixão.
No entanto, quem poderia saber que eu não pertencia àquele lugar? Criar laços profundos com tantas pessoas tornar-se-ia um fardo antes da minha partida. Aquele tipo de "adeus" que implica um nunca mais seria como uma faca cravada em meu peito no momento da despedida.
Quando cheguei à porta do aposento, ouvi o Príncipe Jing rir novamente atrás de mim. O riso, antes trêmulo, tornou-se rouco:
— ...Pelo visto, até você me despreza.
Não sei como saí da Casa Jinmei. Só sabia que o sol já se inclinava no horizonte, o movimento de pessoas e carruagens na rua diminuíra e eu me sentia completamente atordoado.
— Terceiro Jovem Mestre, o senhor finalmente saiu!
Acordei sobressaltado ao ver o Velho Chen, acompanhado por uma dezena de guardas da Mansão do General, vindo em minha direção apressadamente.
— Por que vocês vieram? Encontraram a lâmina Qinggang?
O Velho Chen aproximou-se, pegou o jarro de vinho que eu carregava e disse, sorrindo e balançando a cabeça:
— Encontramos, encontramos. E não só isso, a Primeira Jovem Senhora, como o senhor pediu, trouxe o dinheiro e os presentes e os entregou na mansão do Príncipe Jing.
— E ela? Onde está?
— Bem... — O Velho Chen coçou a cabeça, o que me deu uma premonição sombria.
Como esperado, após hesitar, ele confessou com dificuldade:
— Eu estava acompanhando a Primeira Jovem Senhora à sua procura. Quando chegamos à porta da Casa Jinmei, os servos do Príncipe Jing disseram a ela que o senhor e o Príncipe estavam lá dentro... procurando por mulheres.
— Droga... — Imediatamente entendi o que tinha acontecido. Dei um tapa na própria testa e lancei um olhar furioso aos dois servos do Príncipe Jing que guardavam a porta: — Seus idiotas... Fui arrastado por vocês! Eu não fiz nada! Vocês não têm cérebro para falar??
Os dois servos perceberam o erro e baixaram a cabeça, evitando meu olhar.
Dei um tapa na coxa e não pude evitar perguntar ao Velho Chen:
— Ela disse alguma coisa?
— A Primeira Jovem Senhora não disse nada. Apenas ordenou que eu a esperasse aqui até o senhor sair... e então, partiu sozinha.