Capítulo Quarenta e Quatro: A Mesma Origem
Esta cena foi algo que nenhum de nós imaginava.
Quem diria que o polvo realmente mataria a lagosta?
A vitalidade dos animais é extraordinária; as baratas ainda conseguem viver três dias depois de perderem a cabeça.
Mesmo com o corpo rasgado, a lagosta ainda não havia morrido completamente.
Em vez disso, continuou a praguejar com raiva: "Seu maldito ingrato, eu te criei por tanto tempo e é assim que você me trata? Bem feito você morrer aqui, sua mãe foi comida pelos humanos, tudo isso é castigo divino."
Isso deixou o polvo, que já estava furioso, ainda mais irado. Os tentáculos não jogaram a lagosta para longe.
Em vez disso, levaram-na em direção à própria boca.
Enquanto a trazia para perto, usou os outros tentáculos para quebrar à força as duas enormes pinças da lagosta.
Ah...
Isso fez com que a lagosta, que já sofria enormemente, sentisse ainda mais dor.
Nesse momento, a tenaz força vital não era algo bom para a lagosta.
Era uma verdadeira tortura.
O polvo agora odiava a lagosta com todas as forças, até a alma.
Cada pessoa tem o seu limite, e era evidente que o limite do polvo era não tolerar insultos à sua mãe.
"Você... o que você quer fazer?", gritou a lagosta em agonia.
O polvo, no entanto, não disse nada. Simplesmente enfiou a lagosta na boca e começou a mastigá-la com dificuldade.
Como a armadura da lagosta era excessivamente dura e os dentes do polvo não foram feitos para esse tipo de coisa, o ato de mastigar produzia um som estranho.
Ainda assim, o polvo não desistiu de mastigar nem por um segundo; a carapaça chegou a perfurar-lhe a boca, mas nem isso o fez parar, o que mostrava o tamanho do ódio que o polvo nutria pela lagosta naquele momento.
Depois de mastigar lentamente por um tempo, ele finalmente parou. De sua boca vazaram alguns fluidos azuis e restos da lagosta.
Em seguida, seu corpo tombou lentamente para o fundo da água. Desta vez, era a morte definitiva.
Com a morte do polvo, os animais do nosso lago aproximaram-se dele com cautela, nadando devagar.
Eles usaram um palito para cutucar o corpo do polvo algumas vezes com cuidado.
Ao perceberem que não havia qualquer reação, gritaram para os companheiros atrás: "Ele... ele morreu mesmo!"
Ao ouvirem a notícia da morte do polvo, os animais na retaguarda irromperam imediatamente em vivas e comemorações.
"Que maravilha, finalmente morreu!"
"Nós vencemos!"
"Finalmente protegemos nossos companheiros."
"Isso tudo é verdade?"
Diante da vitória alcançada, alguns animais do lago sentiam uma alegria delirante, outros não conseguiam acreditar, e alguns choravam de felicidade.
Mas, fossem quais fossem as reações, todos celebravam a vitória naquele momento.
Após celebrarem por um instante, olharam ao redor e perceberam que ainda havia inimigos do outro lago que não tinham ido embora.
Isso os deixou tensos novamente; a vitória era passageira, ainda havia alguns intrusos para eliminar.
Quanto aos inimigos do outro lado, ao verem que o seu líder estava morto, já não tinham qualquer ânimo para lutar.
Apressaram-se a nadar em direção ao canal que ligava os dois lagos.
Naquele momento, eles só lamentavam que seus pais não lhes tivessem dado mais uma cauda, pois nadavam devagar demais.
Quando todos os inimigos cruzaram para o outro lado, começou a verdadeira celebração.
Esta foi uma vitória genuína.
Poderia-se dizer que foi a vitória mais esplêndida de toda a história.
A vitória com o menor número de baixas.
Talvez por terem ouvido nossas comemorações do lado de fora, ou talvez porque algum animal tivesse entrado para relatar ao Rei Enguia.
Não sei exatamente quando, mas o Rei Enguia apareceu ao meu lado.
"Eu sabia que você não me decepcionaria."
"Apenas sorte", respondi com um sorriso irônico.
Se o polvo não estivesse com saudades da mãe, se o palito não tivesse aparecido de repente na superfície da água, se eles não tivessem se desentendido, não saberíamos quantas baixas teríamos sofrido do nosso lado.
Embora o polvo fosse um inimigo, eu não conseguia sentir raiva dele.
Chegava a sentir uma certa pena.
Uma criatura marinha, arrancada para um ambiente desconhecido, incapaz de rever a mãe sequer no momento da morte.
Acaso o meu destino e o daquele polvo não eram o mesmo?
A única diferença era que eu ainda tinha uma chance de reencontrar a minha mãe.
Desde que eu me esforçasse para continuar vivo.
"Pequenino, no que você está pensando? Falo com você e nem me responde", disse o Rei Enguia em voz alta ao ver que eu permanecia em silêncio.
"Ah? Oh, não é nada, só estava pensando em algumas coisas e me distraí", expliquei rapidamente.
"É mesmo? Tudo bem, quais são seus planos para agora?", perguntou o Rei Enguia.
"Agora?", perguntei confuso, pois eu não fazia ideia de que houvesse mais alguma coisa a ser feita.
"Sim. Embora os inimigos tenham sido expulsos, o que faremos com um corpo de polvo tão grande? Mesmo que seja para alimentar os animais do lago, a distribuição deve ser feita por você, afinal, você é o herói de tudo isso", explicou o Rei Enguia.
Ouvindo suas palavras, olhei para a carcaça do polvo não muito longe dali.
Eu já sentia um pouco de compaixão por ele, e agora, mesmo morto, seria devorado por outros animais. Essa constatação inevitável trazia-me uma certa melancolia no coração.
Então, virei-me para o Rei Enguia e disse: "Posso fazer um pedido?"
"Qualquer pedido, vá em frente. Afinal, sem você, este lago talvez nem existisse mais", respondeu o Rei Enguia com um tom magnânimo.
"Eu quero o corpo daquele polvo."
"O que quer dizer?", perguntou o Rei Enguia com um tom de quem não havia entendido.
Mas, parecendo lembrar-se de algo logo em seguida, continuou: "Não se preocupe, o polvo é tão grande que, desde que você não queira ficar com tudo inteirinho só para você, pode pegar o quanto quiser, contanto que se lembre de deixar um pouco para os outros."
Era óbvio que a intenção do Rei Enguia ainda era comer o polvo, afinal, nem todos os animais no lago comiam plantas aquáticas.
A resposta dele me deixou um pouco sem jeito, mas decidi insistir: "Na verdade, eu quero o polvo inteiro."
"O quê?", o Rei Enguia espantou-se imensamente com minhas palavras: "Um girino do seu tamanho consegue comer tudo isso?"
Tive de soltar um sorriso amarelo e explicar: "Eu não vou comer."
"Não vai comer? Se não vai comer, para que quer o polvo? Vai ficar só olhando para ele?"
"Não, eu quero enterrar o polvo no fundo da água", expus diretamente o que pensava.
"O quê? O quê? O que isso quer dizer?" O Rei Enguia ficou confuso com o que eu disse.
Provavelmente o conceito de sepultamento não existia entre os animais, por isso ele ficou completamente perdido ao ouvir aquilo.
"Acho aquele polvo muito digno de pena e não quero comê-lo."
"Como se pode ter pena de comida? O que deu em você?", o Rei Enguia exibia uma expressão de total incompreensão diante da minha proposta.
Aquela era, talvez, a primeira vez que ouvia falar de ter pena de comida.
Mas, conhecendo a história daquele polvo, eu não só era incapaz de comê-lo, como tampouco queria que outros animais o fizessem.
Senti que a história de vida dele era terrivelmente parecida com a minha: ambos haviam deixado um ambiente familiar para parar em um lugar desconhecido.
Quem sabe se, quando eu morresse, também não seria comido por outros animais?
Mas o mínimo que eu podia fazer naquele momento era impedir que ele fosse devorado pelos outros.